Como publicar

Orientação para os autores de artigos a serem submetidos para publicação na RPM

Objetivo e política editorial da RPM

A Revista do Professor de Matemática é uma publicação destinada, como seu próprio nome diz, àqueles que ensinam Matemática no ensino básico sendo também útil aos alunos dos cursos de licenciatura em Matemática.

Como em geral o professor do ensino fundamental e médio não dispõe de material de leitura além dos livros-textos, a revista tenta minimizar essa carência apresentando artigos de leitura acessível e agradável. É um veículo de circulação e intercâmbio de idéias e um instrumento de estímulo à curiosidade intelectual.

Em relação aos artigos submetidos

A revista acolhe matéria, a mais variada, de nível elementar ou avançado, dentro dos parâmetros do ensino básico. O principal critério de seleção do que deve ser publicado é o bom gosto e correção da matéria submetida. Uma experiência interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco conhecida, uma história que valha a pena ser contada, tudo isso pode ser tema de artigos de interesse dos leitores. Em contraste, não se aceitam simples transcrições do que se encontra em livros nem resumo de aulas de rotina.

Toda matéria submetida para publicação deve ser de leitura agradável, escrita com uma distribuição adequada de parágrafos e seções e contendo, inclusive, uma introdução, onde se diga claramente o objetivo do que se vai apresentar. É no início do trabalho que o autor tem sua oportunidade de cativar o interesse do leitor. É importante que o autor tenha em conta o público a que se dirige, lembrando que o trabalho é escrito para ser lido e apreciado; provavelmente o leitor terá dificuldade em ler um artigo escrito sem muita clareza, mesmo que em linguagem rigorosa e exata. Se possível o autor deve examinar seu trabalho do ponto de vista de quem lê e não somente do ponto de vista de quem escreve.

A colaboração do leitor, submetendo artigos, contando suas experiências e apresentando suas idéias, é essencial para o enriquecimento da revista e será sempre bem acolhida pelo Comitê Editorial.

Como submeter artigos

Toda matéria submetida para publicação deve ser enviada à Revista do Professor de Matemática:

RPM - IME - USP

Rua do Matão, 1010 B105 CEP 0508-900 São Paulo, SP

ou

e-mail: rpm@sbm.org.br

e será examinada pelo Comitê Editorial em suas reuniões periódicas.

Os textos podem ser enviados digitados (de preferência em doc ou docx) ou mesmo escritos à mão, desde que de maneira clara e legível, inclusive as eventuais figuras. É desejável que o artigo todo não ocupe mais que 8 páginas da revista. Salientamos que monografias ou trabalhos de conclusão de cursos, em geral, quer pelo tamanho, quer pelo espírito do texto, não são adequados para publicação na revista.

Todos os artigos enviados são analisados pelo Comitê Editorial da RPM em suas reuniões periódicas.