Complementos da RPM 81

Seção "O Computador na Sala de Aula"

Funções em Eixos Paralelos 
Victor Giraldo (Instituto de Matemática - UFRJ) 
victor.giraldo@ufrj.br

Para explorar em sala representações de funções em eixos paralelos, geradas em ambientes de Geometria Dinâmica, é interessante fazer perguntas com o objetivo de levar os alunos a estabelecerem relações do comportamento dinâmico da representação com as propriedades qualitativas das funções tratadas. Desta forma, eles poderão reinterpretar, propriedades familiares de funções reais de uma nova perspectiva, aprofundando a compreensão sobre essas funções, bem como explorar outras propriedades. Vejamos os casos dos exemplos dados no texto. 
Exemplo 1: Monômios

Observe o comportamento da função em eixos paralelos. 
Link para arquivo: 01Quadratica.ggb 
a) Qual é o menor valor atingido pela função? Para que valor da variável independente este mínimo é atingido? 
b) A função atinge algum valor máximo? 
c) Para que valores da variável independente a função é crescente? E decrescente? 
d) Compare o movimento do ponto Y quando você arrasta o ponto X na parte positiva e na parte negativa do eixo. O que você observa? 
e) Quando o ponto X está no interior do segmento , o ponto Y fica "mais à esquerda" do que X. Por que isso ocorre? O que ocorre quando X está fora deste segmento?

Essas perguntas dizem respeito a propriedades (em geral) familiares das parábolas, tais como vértices, simetria e crescimento. O objetivo é interpretar essas propriedades, comumente visualizadas a partir de gráficos cartesianos, nessa nova forma de representação.

Agora, observe o comportamento desta mesma função, comparada com outra. 
Link para arquivo: 01bPolinomios.ggb 
a) Observe o comportamento da função representada pelo segmento . Para que valores da variável independente essa função é crescente? E decrescente? 
b) Compare o movimento do ponto quando você arrasta o ponto X na parte positiva e na parte negativa do eixo. O que você observa? 
c) Para que valores da variável independente os pontos e coincidem? Para que valores está à esquerda de ? 
Exemplo 2: Hipérbole 
Observe o comportamento da função em eixos paralelos. 
Link para arquivo: 02Hiperbole.ggb 
a) O que acontece com o ponto Y quando X está muito perto da origem? 
b) E quando X se afasta muito da origem?

Nesta atividade, começamos a lidar com exemplos, em geral, menos familiares aos alunos no Ensino Médio. A ideia é usar as representações computacionais para ajudar a explorar essas novas possibilidades.

Exemplo 2: Parte Inteira

Observe o comportamento da função em eixos paralelos. 
Link para arquivo: 03ParteInteira.ggb

a) Para que valores da variável independente a função é crescente? E decrescente?

b) Que aspecto terá esse gráfico desenhado em eixos cartesianos? Ele terá interrupções?

Agora, experimente criar atividades como as exemplificadas acima. Para isso, você poderá usar a tela base disponível abaixo.

Link para arquivo: 00telaBase.ggb

Você poderá ainda propor atividades do tipo "Adivinhe a função" a partir de representações dinâmicas em eixos paralelos. Isto é, você poderá dar aos alunos tela pré-construídas e pedir para que eles procurem adivinhar as funções representadas, a partir do comportamento dinâmico. Para isso, deverão ser propostas perguntas com objetivo de destacar as propriedades das funções. Veja alguns exemplos a seguir. Atividades com esta podem mesmo ser desenvolvidas na forma de jogo, entre grupos de alunos.

Link para arquivo: adivinha01.ggb

Link para arquivo: adivinha02.ggb

Link para arquivo: adivinha03.ggb

a) A função atinge algum valor mínimo ou máximo?

b) Para que valores da variável independente a função é crescente? E decrescente?

c) Que aspecto terá esse gráfico desenhado em eixos cartesianos? Ele terá interrupções? Em caso afirmativo, qual é o comportamento da função próximo a essas interrupções?


* Requer a instalação do software livre Geogebra 4.0