|
|
||||
Neste número, aproveitamos dois artigos que recebemos com material ilustrativo sobre o ensino da Trigonometria para abrir uma nova seção: “Artefatos”. Leitores têm nos escrito, ora apresentando material didático por eles elaborado, ora pedindo material áudio-visual para suas aulas. Há professores que gostariam de montar um “Laboratório de Matemática”; outros, querendo sugestões do que apresentar na Feira de Ciências de sua escola. A RPM já publicou alguns trabalhos nesta direção, como por exemplo na RPM 2, p. 18, RPM 7, p. 34 e RPM 8, p. 27. Agora, com a abertura de uma seção especial, pedimos aos colegas que nos relatem suas experiências com material concreto e nos enviem críticas e sugestões.
No ensino da Trigonometria há certa dificuldade em concretizar as funções cosseno, seno e tangente. Para superar esta dificuldade, usamos com sucesso o material didático descrito a seguir:
Considerando OQ de medida 1, temos que OQ” é cosseno do ângulo AÔQ, OQ” é o seno e AT é a tangente. Na Figura 3 apresentamos duas posições diferentes da transparência da Figura 2. Se no lugar do papel ofício (Fig. 1) usarmos algo transparente, então o conjunto pode ser posto num retroprojetor, resultando num agente altamente motivador da sua aula.
|