Doherty Andrade
Presidente
Prudente, SP
Durante
um curso de Aritmética Elementar para professores de 1o. e 2o.
graus, um de meus alunos contou o seguinte:
Dado
um número inteiro N, se fizermos uma permutação de seus
algarismos, obtemos outro inteiro N’.
Se alguém omitir um algarismo, que não seja 0, da diferença
N–N’ e me contar quais são os demais algarismos desta
diferença, saberei sempre adivinhar qual foi o algarismo omitido.
Disse
o aluno que sabia adivinhar o algarismo omitido, mas não sabia porque o
processo que usava sempre “dava certo”.
Vamos
desvendar o mistério.
Uma
permutação sobre um conjunto A
Ø é uma bijeção s
de A em A.
Dado
o inteiro N = anan-1...a1a0,
em notação decimal, consideremos uma permutação s
sobre o conjunto.
A
= {an,
na-1, ..., a1, a0}
Representaremos
(ai) por a(i).
Assim, de uma permutação dos algarismos de N, resulta um inteiro N’
que, em notação decimal, se escreve
Lema
1. 9 é um divisor de (10n
– 1), para todo natural
n.
A
demonstração pode ser feita por indução ou observando que 10n
– 1 é um número constituído somente de “noves”.
Lema
2. 9 é um divisor de
(10 n – 10m), quaisquer que sejam os naturais m e
n.
Para
provar isto, basta observar que, pelo Lema 1, 9 | (10n
– 1) e 9 | (10m – 1), quaisquer que sejam m e
n. Portanto 9 divide a diferença, isto é, 9 | (10n
– 10m).
Finalmente,
temos os seguinte resultado:
Teorema.
9 é um divisor de (N – N’), onde N e N’ são
dados como acima.
A
prova é trivial. Observe que
Como
9 | (10n – 10m), segue que 9 | ar(10r
- 10(r)) e, portanto,
9 | (N – N’). E o teorema está demonstrado.
Está
desvendado, assim, o problema do Nove Misterioso. De fato, se a diferença
é sempre divisível por 9, o algarismo omitido é aquele que somado aos
demais dá um número divisível por 9.
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O
professor Doherty Andrade é
mestre em Matemática pela PUC/RJ, já trabalhou como professor no 2o.
grau e é atualmente professor assistente junto ao Departamento de
Matemática da Universidade Estadual Paulista em Presidente
Prudente. Na UNESP tem realizado, em convênio com a Fundação
Rondon, trabalhos na área de Educação. Tem trabalhado também em
treinamento de professores de 1o. e 2o. graus
através do convênio CENP/UNESP. |
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História
verídica |
Um
pequeno aluno é transferido de escola e é avaliado por uma
professora que lhe faz diversas perguntas e lhe propõe o seguinte
probleminha: “Se uma banana custa Cz$ 0,30, quanto custam 7
bananas?”
O
aluninho diz que não sabe resolver o problema, – que não conhece
a operação de multiplicação que a professora, querendo ajudar,
lhe sugere fazer – e, finalmente, acaba dizendo: “De banana
apenas sei que é um elemento do conjunto cacho”!
(enviado
por Lucien Jean F. Thys, Porto Alegre, RS)
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