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No final do 1º semestre de 1986, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo realizou um concurso público para provimento do cargo de Professor III em várias disciplinas, inclusive Matemática. O concurso constou de duas provas: uma de conhecimentos específicos e outra de conhecimentos gerais de Educação. Inscreveram-se para o concurso de Matemática 10 310 professores, todos com licenciatura plena em Matem’tica. Compareceram 8.971 e foram aprovados 2.231 ou seja, 24.86% dos presentes. A prova de Matemática constou de 3 questões dissertativas e 50 testes de múltipla escolha. Transcrevemos, a seguir, as questões dissertativas e os 27 testes, juntamente com o gabarito oficial:
1. a) Se um polígono regular tiver número impar de lados, nenhuma diagonal passa pelo centro; b) Se o número de lados for par, calcule o número de diagonais que passam pelo centro. 2. Se a e b são números naturais primos entre si, então ab e a + b são primos entre si. 3. Plano de atividades para apresentar o conceito de função a uma classe de 1ª série do 2º grau. Descreva os pressupostos metodológicos
1. Seja A um conjunto não vazio e p(A) o conjunto de todas as partes de A. Então: a) A p(A) b) {A} p(A) c) {A} p(A) d) p(A) = {A}. e) P(A) pode ser um conjunto unitário.
2. Sejam A, B e C conjuntos finitos não vazios, f : A B uma função injetora, g : B C uma função bijetora. Se n(A) e n(C) indicam, respectivamente, o número de elementos de A e de C, então: a) n (A) > n(C) b) n(A) = n(C) c) n(C) é múltiplo de n(A) d) n(A) n(C) e) n(A) < n(C)
3. Sendo q um número natural diferente de zero e Aq = {n N: n múltiplo de q}, a) Ap Aq = Apq b) Se p q então Ap Aq = Æ c) Se r aq, r 0, então Ar Aq d) Existe q N, q > 0, tal que Aq = Æ e) Ap Aq = Ar onde r = mdc (p,q)
4. Seja A um conjunto finito com n elementos , n 2. A respeito das funções de A em A, pode-se afirmar que: a) toda função f : A A é injetora b) para toda função f : A A, f(A) = A. c) o gráfico de toda função f : A A tem n2 elementos. d) Se a função f : A A é injetora, então f é sobrejetora. e) Toda relação A é uma função de A em A.
5. Sejam a e b dois números naturais, não primos entre si, cujo produto é 420. O máximo divisor comum de a e b é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 5 e) 7
7. Para o número complexo, i a soma i + i2 + ... + in , n natural, n > 1, é zero, se somente se, a) n = 4 b) n é múltiplo de 4. d) n > 4 d) n = 4k, k = 1, 2, 3,... e) n é par.
8. Seja = 1 – i, onde i é a unidade imaginária. Se z é um número complexo, tal que os números 2z, z2 z3 são vértices distintos de um triângulo eqüilátero, então a parte imaginária de z vale
9. Se (n) indica o número de fatores primos de n N, n 2, distintos entre si, então:
10. Um tanque é abastecido por duas torneiras. Uma delas enche o tanque em 10 minutos e a outra em 20 minutos. As duas juntas enchem o tanque em: a) 15 minutos b) 12 minutos e 40 segundos c) 9 minutos d) 6 minutos e 40 segundos e) 6 minutos e 20 segundos.
11. Uma caixa de forma cúbica contém água.
Após a retirada de um litro de água verifica-se
a) 15 cm b) 70 cm c) 80 cm d) 85 cm e) 100 cm
12. Uma mistura é composta de 90 Kg de água e 10 Kg de sal. Pondo-a para evaporar, obtém-se uma nova mistura da qual 24 Kg contêm 3 Kg de sal. A quantidade da água evaporada foi de: a) 79 Kg b) 76 Kg c) 69 Kg d) 66 Kg e) 20 Kg
a) b < a < c b) a < c < b c) b < c < a d) c < a < b e) a < b < c
14. Se a e b são duas raízes, situadas no
intervalo [0, 2], da
equação sen x – cos x = m e se
15. Se Z um número complexo e seu argumento. Uma condição necessária e suficiente para que Z e Z2 sejam complexos não reais é que: a) cos 0 b) sen 0 c) cos 2 0 d) sen 2 0 e) sen + cos 0
16. A equação 4x + 6x = 2 . 9x a) não tem raiz real. d) tem infinitas raízes reais. b) tem uma única raiz real. e) tem apenas raízes irracionais c) tem duas raízes reais.
18. O gráfico de uma função tem o eixo dos y como eixo de simetria , a distância entre os zeros é 4 e tem –5 como valor mínimo. Esta função quadrática é dada por:
d)f(x) = e) f(x) =
20. A equação IR, admite o número complexo 1 – i como raiz. O valor de q é: a) 8 b) 4 c) 0 d) –4 e) –8
21. O número de raízes reais do polinômio real P(x) = a) é 3. b) é 2. c) é 1. d) é 0. e) depende do valor de c
22. O polinômio tem o 2 como raiz dupla. A outra raiz é igual a: a) a + b + c b) a + b – c c) a – b + c d) a – b – c f) – a – b – c
23. Na figura abaixo NMP, MPQ e MAB são ângulos retos. MN = 10 cm e PQ = 15 cm. Então:
a) AB = 6 cm, independente da medida de MP. b) AB = 6 cm, apenas se MP = 25 cm. c) AB = 6 cm, apenas se MP = 20 cm. d) AB = 8 cm e MP = 20 cm. e) AB = 8 cm e MP = 20 cm.
24. Se M é o pé da perpendicular traçada de um ponto P de uma semi-circunferência de diâmetro AB (M sendo um ponto de AB) a relação que existe entre as medidas dos segmentos AM, MP e MB é: a) as medidas destes três segmentos são sempre iguais. b) As medidas destes três segmentos estão em progressão aritmética. c) As medidas destes três segmentos estão em progressão geométrica. d) A medida de AM é a média proporcional entre as medidas de MP e MB. e) A medida de MP é a média aritmética entre as medidas de AM e MB.
25. Se a = sen 15º, os valores de x e y na figura são:
26. Sejam r e s duas retas do espaço, não concorrentes. Pode-se afirmar que: a) r e s não são ortogonais. b) r e s são ortogonais. c) r e s são reversas. d) r e s são paralelas. e) Existe uma perpendicular comum a r e s.
27. Em Geometria espacial de posição, pode-se afirmar, corretamente, que: a) duas retas paralelas a um mesmo plano são paralelas entre si. b) Dois planos perpendiculares a um terceiro são paralelos entre si. c) Duas retas distintas perpendiculares a um mesmo plano são paralelas entre si. d) Retas pertencentes a planos paralelos são paralelas. e) Uma reta paralela a um plano é paralela a todas as retas desse plano.
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