Ensinando Trigonometria
Através da Imagem

Abdala Gannam
Colégio Técnico da UFMG
Belo Horizonte, MG

Sabemos que, ao lidar com a Trigonometria no círculo, devemos ter em mente uma série de elementos que se relacionam concomitantemente (círculo orientado, origem e extremidade de arcos, eixos cartesianos, ordenadas, abscissas etc.). Não seria a relação entre numerosos elementos uma das causas da dificuldade que os alunos sentem ao estudar Trigonometria? A utilização de um dispositivo que fixasse algumas variáveis, enquanto a atenção se direcionasse para uma ou duas outras, não poderia resultar em um melhor entendimento da questão?

Foi tentando verificar a validade desta conjetura que elaborei uma transparência que, adequadamente apresentada através de um retroprojetor, vem trazendo resultados satisfatórios.

 

     Descrição do material

1.      Transparência T1

Faça o desenho da Figura 1 numa folha de papel vegetal, tamanho ofício, usando de preferência, letras e números adesivos e tinta nanquim. Dimensões: raio 5 cm, letras 4,2 mm, números 2,5 mm. Tire xerox do desenho e mande reproduzi-lo numa folha de acetato especial, o que pode ser feito em lojas copiadoras.

2.      Transparência T2

Numa folha de acetato comum, tamanho ofício, desenhe uma circunferência de raio 10 cm, marque um ponto a 5 cm do centro e ligue o centro com este ponto (Fig. 2). Não coloque as letras no desenho. Recorte o círculo.

Transparência T1

Círculo trigonométrico de raio igual a 5 cm, dividido em 36 partes graduadas de 10 em 10 graus. Eixos graduados para senos e cossenos dos arcos correspondentes.

Figura 1

Transparência T2

Circunferência de raio 10 cm.

 

Figura 2

3.Transparência T3

Numa folha de acetato, de preferência bem rígida, faça o furo indicado na Figura 3. Os números indicam a posição do furo P. Não coloque os números nem as setas no desenho. Trace um segmento de 5 cm com origem no furo.

4. Moldura de cartão (Fig. 4)

Transparência secundária (T3), mostrando a separação do furo às bordas, em centímetros.

Figura 3

Moldura de papel cartão, dimensões em centímetros.

Figura 4

Com fita adesiva, pregue no verso da moldura de cartão a transparência T1, centralizando o círculo na abertura. Coloque a transparência T2 sobre a moldura já com a transparência T1 e, com um alfinete, fixe os centros das circunferências de modo que elas possam girar em torno do alfinete. Em seguida, coloque T3 sobre o conjunto T1, T2 (Fig. 5) e com outro alfinete fixe-a na transparência T2 de modo que as transparências possam girar facilmente.

Corte os alfinetes rentes às transparências, rebitando-os a seguir.

Deslocando a transparência T3, mantendo fixa a moldura, um ponto se deslocará sobre a circunferência, “levando consigo” a sua projeção sobre um dos eixos, onde aparecerão os valores dos cossenos ou dos senos (Fig. 6).

A transparência, projetada através de um retroprojetor, fornecerá uma imagem nítida e dinâmica.

 

Abdala Gannam, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP, é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC), Belo Horizonte, MG.


 

NR: A construção de material descrito nos artigos acima pode servir como atividade interdisciplinar entre as cadeiras de Educação Artística, Desenho Geométrico e Matemática. Por outro lado, acreditamos ser melhor incentivar os alunos a construírem o seu próprio material e usa-lo nas horas de estudo do que, simplesmente, mostrar o material já pronto, por mais bonito e sofisticado que ele seja. Um exemplo mais simples do que os anteriores e que atenderia a esta observação, seria a construção do seguinte instrumento: uma circunferência (ou semicircunferência) graduada como nas Figuras 1 dos artigos acima e um par de ponteiros de comprimento igual ao do raio da circunferência e articulados como mostra a seguinte figura: