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Sabemos
que, ao lidar com a Trigonometria no círculo, devemos ter em mente uma série
de elementos que se relacionam concomitantemente (círculo orientado,
origem e extremidade de arcos, eixos cartesianos, ordenadas, abscissas
etc.). Não seria a relação entre numerosos elementos uma das causas da
dificuldade que os alunos sentem ao estudar Trigonometria? A utilização
de um dispositivo que fixasse algumas variáveis, enquanto a atenção se
direcionasse para uma ou duas outras, não poderia resultar em um melhor
entendimento da questão? Foi
tentando verificar a validade desta conjetura que elaborei uma transparência
que, adequadamente apresentada através de um retroprojetor, vem trazendo
resultados satisfatórios.
1.
Transparência
T1 Faça
o desenho da Figura 1 numa folha de papel vegetal, tamanho ofício, usando
de preferência, letras e números adesivos e tinta nanquim. Dimensões:
raio 5 cm, letras 4,2 mm, números 2,5 mm. Tire xerox do desenho e mande
reproduzi-lo numa folha de acetato especial, o que pode ser feito em lojas
copiadoras. 2.
Transparência
T2 Numa
folha de acetato comum, tamanho ofício, desenhe uma circunferência de
raio 10 cm, marque um ponto a 5 cm do centro e ligue o centro com este
ponto (Fig. 2). Não coloque as letras no desenho. Recorte o círculo.
3.Transparência
T3 Numa folha de acetato, de preferência bem rígida, faça o furo indicado na Figura 3. Os números indicam a posição do furo P. Não coloque os números nem as setas no desenho. Trace um segmento de 5 cm com origem no furo. 4.
Moldura de cartão (Fig.
4)
Com
fita adesiva, pregue no verso da moldura de cartão a transparência T1,
centralizando o círculo na abertura. Coloque a transparência T2
sobre a moldura já com a transparência T1 e, com um alfinete,
fixe os centros das circunferências de modo que elas possam girar em
torno do alfinete. Em seguida, coloque T3 sobre o conjunto T1,
T2 (Fig. 5) e com outro alfinete fixe-a na transparência T2
de modo que as transparências possam girar facilmente. Corte
os alfinetes rentes às transparências, rebitando-os a seguir.
Deslocando a transparência T3, mantendo fixa a moldura, um ponto se deslocará sobre a circunferência, “levando consigo” a sua projeção sobre um dos eixos, onde aparecerão os valores dos cossenos ou dos senos (Fig. 6). A
transparência, projetada através de um retroprojetor, fornecerá uma
imagem nítida e dinâmica.
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