Eduardo Wagner

Todos conhecem o velho jogo da velha. O jogo da velha é tão velho que ninguém se lembra de quando começou a jogá-lo com seus amigos do colégio. Coisa da infância. Entretanto, para os curiosos, o jogo da velha foi uma ótima oportunidade para raciocinar e tentar desenvolver uma estratégia para ganhar. As crianças que pensaram no jogo perceberam que só se ganha quando o adversário joga mal, mas, por outro lado, é possível nunca perder.


jogo da velha em 3D

Nos desenhos a seguir, o primeiro jogador joga com X e, na sua primeira jogada, marcou o centro. Na primeira partida, o adversário começou marcando O no canto superior esquerdo e, a partir daí, nenhum dos jogadores fez besteira e a partida terminou empatada. Entretanto, na segunda partida, o segundo jogador começou marcando O no lado esquerdo da casa central e a partida estava perdida.

O velho jogo da velha é interessante para as crianças, mas é limitado em suas possibilidades tanto que, em pouco tempo, elas perdem o interesse por ele.

O novo jogo da velha se passa em 3 dimensões. É muito mais difícil, mas é muito mais interessante pela variedade de possibilidades de estratégias que podem ser construídas durante o jogo e, certamente, é uma atividade que estimula nos participantes o raciocínio espacial.

O jogo da velha em 3D (que chamaremos JV3D) consiste em quatro cartões, A, B, C e D, dispostos um ao lado do outro, e cada um deles contendo um quadriculado de 4 × 4 = 16 casas. Ao todo são 64 casas.

Dois jogadores marcarão X e O, alternadamente, em qualquer casa vazia dos cartões de forma a obter 4 marcações em linha reta. Mas o que é uma reta nesse jogo?

Os quatro cartões devem ser imaginados como dispostos em planos paralelos e equidistantes, arrumados como na figura ao lado. O cartão A está na frente, o cartão B está atrás de A, C está atrás de B e D está atrás de C, de maneira que os quatro cartões formem um paralelepípedo retângulo.

No JV3D há várias maneiras de conseguir 4 marcações em linha reta.

a) Marcações em um mesmo cartão.

b) Marcações formando uma reta paralela ao plano horizontal.

c) Marcações formando uma reta paralela ao plano lateral.

d) Marcações em diagonal.

Para obter quatro marcações em linha reta, os jogadores jogam no plano, mas precisam imaginar a situação espacial. Após a segunda jogada, cada jogador, além de procurar seguir sua estratégia inicial para conseguir uma reta, precisa prestar atenção no que o outro está fazendo e usar sua jogada para bloquear a sequência dele. As estratégias mudam durante o jogo e é tão importante pensar no que fazer quanto adivinhar o que o outro pretende fazer.

O JV3D pode ser jogado a distância via MSN ou WhatsApp, por exemplo, usando a notação de matrizes. Vejam: Antônio e Victor, que moram distantes um do outro, começaram um jogo enviando mensagens com suas jogadas na notação de matrizes como indicado abaixo:

No momento, a situação é a que mostra a figura a seguir.

Que jogada Antônio deve fazer?

Enfim, o JV3D é rico em estratégias, ótimo para desenvolver o raciocínio espacial e, sobretudo, bem divertido. Façam cópias da figura a seguir e bom proveito.

Ainda podemos fazer perguntas interessantes, de contagem, ligadas ao JV3D:

Quantos são os alinhamentos possíveis que levam à vitória no jogo da velha 3D?

Há várias referências ao JV3D na internet. Indicamos o vídeo no endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=RscPDS_576U