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Luis Alexandre Chiconello INTRODUÇÃO O presente texto pretende investigar quais categorias de números naturais com repetições em seus dígitos, do tipo ou com a , b e c dígitos não nulos, a < b e n ≥ 2, são quadrados (quadrados perfeitos). A motivação inicial foi provocada por duas questões. A primeira, da seção Problemas – RPM n° 31, Problema n° 134 ou do vestibular do IME (ano 2004), que pedia
para o estudante provar que o número é um quadrado. A outra
questão encontra-se no Especificamente, para as duas categorias de números apresentadas acima, quais são quadrados?
1° TIPO Seja o número natural com a, b e c dígitos não nulos, a < b. Segue que Usando a expressão da soma dos termos de uma PG finita em (I) e em (II), tem-se: Para que N seja um quadrado da forma com p e q inteiros, devemos b = 8 é o maior valor para b (o que leva a c = 9). Como a = 1 é o menor valor para a, tem-se e como p e q são inteiros Para que 9c – 10b seja positivo, devemos ter b < c. Assim, a < b < c . Vamos agora investigar o que ocorre nos quatro casos da tabela. c = 9, b = 8 (q2 = q = 1) Como b = 8 e b > a, tem-se que a = 1 ou a = 4 (sendo p inteiro e positivo, a deve ser quadrado). Para a = 1 , , logo não há solução. Para a = 4, . Assim, é quadrado e pode ser escrito na forma c = 6, b = 5 (q2 = 4 e q = 2) Como b = 5 tem-se a = 1 ou a = 4. Para a = 1, p = 1 e , segue é quadrado e pode ser escrito na forma Para a = 4, , logo não há solução. c = 4, b = 2 (q2 = 16 e q = 4) Como b = 2 e a < b, temos a = 1, e então , logo não há solução. c = 5, b = 2 (q2 = 25 e q = 5) Nesse caso também não há quadrados, pois como b = 2 e a < b, temos a = 1, e então . Concluindo, há apenas dois casos de números do tipo que são quadrados, Note que nesses dois casos,
2° TIPO Seja o número Procedendo de modo análogo ao do 1o tipo chega-se em: Veja que agora 2pq ∙ 10n = 10 ∙ (b – a) ∙ 10n ou pq = 5∙(b – a), ou seja, 5 é um divisor de pq. Para c = 5, b = 2, tem-se a = 1 e ainda, pq = 1∙5 = 5 (b – a). Logo, será um quadrado e pode ser escrito Para os três outros casos da tabela, 5 não divide pq, logo não teremos quadrados. Para o 2° tipo, pode-se concluir que existe apenas um caso. Notar que a questão da RPM 31 ou a questão do IME, relatada no início do texto, refere-se a esse número: NOTAS 1. Interessante observar que é quadrado, mas não é um quadrado. 2. Observe que para os números do 1o tipo, com p = 1 e q = 2 ou p = 2 e q = 1. 3. Só há um caso para os números do 2° tipo .
REFERÊNCIAS [1] LIMA E. L., CARVALHO P. C. P., WAGNER E., MORGADO A. C., A Matemática do Ensino Médio. Vol. 2, Coleção do Professor de Matemática, SBM, Rio de Janeiro, 2006. [2] HEFEZ, A. Elementos de Aritmética, 2a ed. Textos Universitários, SBM, Rio de Janeiro, 2011. [3] Revista do Professor de Matemática (RPM), n° 31, SBM, 1996. |