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RESPONSÁVEIS
Maria Elisa E.L. Galvão e Renate Watanabe A RECÍPROCA É VERDADEIRA? Escreve um leitor de Campo Grande: Consegui demonstrar que a função logarítmica transforma uma progressão geométrica (PG) de termos positivos em uma progressão aritmética (PA), mas não consegui demonstrar a recíproca desse teorema. A recíproca é verdadeira? RPM Não, a recíproca não é verdadeira. 2, 4, 8, 16, 32, ... é uma PG de termos positivos com termo geral an= 2n. 7, 8, 9, 10, 11, ... é uma PA com termo geral bn= 6 + n . f(an) = bn é uma função que transforma uma PG numa PA, mas f não é uma função logarítmica, pois f(4 × 8) = f(32) = 11, f(4) + f(8) = 8 + 9 = 17, logo, f(4 × 8) ≠ f(4) + f(8).
FATORAÇÃO Escreve um leitor de Porto Alegre: Solicito auxílio na resolução do problema: “sabe-se que x, y e z são números inteiros e que: (x – y)2 + (y – z)2 + (z – x)2 = xyz. Prove que x3 + y3+ z3 é divisível por x + y + z + 6.” RPM Temos: (x – y)2 + (y – z)2+ (z – x)2 = 2(x2+ y2 + z2 – xy – xz – yz) = xyz É preciso lembrar a seguinte identidade que está em livros e na internet: x3 + y3+ z3 – 3xyz = (x + y + z)(x2+ y2 + z2 – xy – xz – yz). A partir dela obtém-se: x3 + y3+ z3 – 3xyz = (x + y + z)xyz/2, ou seja, Mas x, y e z não podem ser todos ímpares, pois, se fossem, na igualdade da hipótese, o primeiro membro seria par e o segundo ímpar. Logo, xyz/2 é um número inteiro e então 6 + x + y + z é um divisor dex3 + y3+ z3.
UM TESTE De um leitor de Aiuaba: “Olá, pessoal, gostaria que resolvessem a questão para mim. Já tentei e não consegui. RPM Podemos escrever e, desenvolvendo a expressão do lado direito, obtemos o sistema: Usando a fatoração de 26 = 2 × 13, observamos que as possíveis soluções inteiras da primeira equa ção são a = 2 e b = ±1; o sinal negativo da segunda equação nos leva à solução a = 2, b = – 1. Daí, temos a solução: Esse número não aparece nas alternativas; no entanto, como , temos e a alternativa correta é a B. (Problemas semelhantes foram tratados na RPM 62, no artigo Parece, mas não é.)
EXISTE SOLUÇÃO ANALÍTICA? De um leitor de São José dos Campos: “Sou assinante da RPM e, por fim, resolvi pedir ajuda sobre uma equação que estou tentando resolver há anos! A solução é imediata, mas não consigo chegar nela analiticamente. Existe uma solução analítica da equação abaixo? RPM Cremos que não existe uma solução analítica, mas é possível resolver a equação. Da igualdade podemos observar:
Logo, teremos a soma igual a 2,se e somente se y = 0 ou se e somente se x = – 1.
RESULTADOS DISCREPANTES Ainda o leitor de Campo Grande: “Resolvi um exercício trazido por um aluno usando dois caminhos diferentes, mas um dos caminhos dá um resultado absurdo; entretanto, não consigo visualizar tal erro. Eis o problema: (PUC-Campinas) Seja R um retângulo que tem 24 cm de perímetro. Unindo-se sucessivamente os pontos médios dos lados de R, obtém-se um losango. Qual deve ser a medida do lado desse losango para que sua área seja máxima? E as minhas soluções: Sejam x e y as medidas do retângulo e l o lado do losango. Sabemos que x + y = 12 e que a área A do losango é dada por A = xy/2. De x + y = 12, temos y = 12 – x e então a área do losango é dada pela função Assim, a área do losango será máxima para x = 6, que é o ponto médio entre as raízes de A(x) = 0, e então y = 12 – 6 = 6. Finalmente, aplicando o teorema de Pitágoras a um dos triângulos retângulos da figura, temos: Substituindo x = y = 6, obtemos . (Alternativa B) Da relação (1) acima, obtida nos triângulos retângulos, temos a igualdade x2 + y2 = 4l2. (2) Elevando ao quadrado os dois membros da igualdade x + y = 12 , temos x2 + 2xy + y2 = 144. (3) Então, lembrando que a área A do losango é dada por A = xy/2 e substituindo (2) em (3), obtemos 4l2 + 4A = 144 ou A = 36 – l2, o que mostra que A é máxima quando l = 0!!!” RPM Se o problema fosse somente de Álgebra, então A = 36 – l2 é máxima para l = 0. Mas o problema é de Geometria: é dado um retângulo de dimensões x e y, y = 12 – x, maiores do que zero, o que implica que o lado l do losango também é uma medida maior do que zero, que é dada em função de x. Assim, A = 36 – l2 assume o valor máximo, quando l assume o mínimo valor possível. Então, a pergunta deve ser: Para que valores de x, l é mínimo, sendo l obtido da equação (1) com y = 12 – x. A resposta será x = 6 e
UMA QUESTÃO DO ENEM Ainda do leitor de Aiuaba: “Peço ajuda para resolver
uma questão que foi aplicada na prova do Devido aos fortes ventos, uma empresa exploradora de petróleo resolveu reforçar a segurança de suas plataformas marítimas, colocando cabos de aço para melhor afixar a torre central.
RPM As bases da torre e da plataforma são quadrados cujos lados medem, respectivamente, portanto, suas diagonais medirão, respectivamente, 12 e 38. Examinando o corte da pirâmide pelo plano que contém sua altura e a diagonal da base, teremos a figura abaixo. Sendo E o ponto médio da aresta lateral da pirâmide, sua projeção ortogonal F será o ponto médio do segmento AD. Teremos então as medidas: EF = 12, FB = 19 – 3 = 16 e, no triângulo retângulo BEF, podemos calcular: BE2 = 144 + 256 = 400, o que nos leva à alternativa D.)
UM PROBLEMINHA QUE SE TORNOU PROBLEMÁTICO Na seção Problemas da RPM 83, pág. 57, está o probleminha 1 e na pág. 40 a resposta: 54 minutos.Muitos leitores observaram que a resposta do probleminha não é 54 e enviaram soluções. Vamos aqui apresentar o problema, a solução, a resposta correta e um adendo. O probleminha 1 é:
RPM O ponteiro das horas anda 30° em 60 minutos, isto é, sua velocidade é por minuto. Vamos supor que o primeiro encontro da formiga com o ponteiro das horas se deu x minutos após o início do movimento da formiga. Nesse tempo, considerando o enunciado: o ponteiro das horas andou e a formiga andou Passaram-se 40 minutos. Nesse tempo o ponteiro das horas andou e a formiga andou (360 + 20)° = 380°. A formiga manteve velocidade constante e velocidade = espaço/tempo. Então: Portanto, a formiga andou durante (18 + 40) minutos = 58 minutos. ADENDO E como surgiu a resposta 54? Para dar essa resposta, a RPM resolveu, por engano, o problema original que está no livro Hard to-solve brainteasers do qual o probleminha 1 foi adptado. No problema original, a formiga encontra duas vezes o ponteiro dos minutos e não o ponteiro das horas. E o segundo encontro se dá 45 minutos após o primeiro e não 40 minutos depois. Veja o enunciado original e a solução.
SOLUÇÃO O ponteiro dos minutos anda 360° em 60 minutos, isto é, sua velocidade é 6° por minuto. Vamos supor que o primeiro encontro se deu após x minutos do início do movimento da formiga. Nesse tempo, o ponteiro dos minutos andou (6x)° e a formiga, pelo enunciado, andou (180 – 6x)° graus. Passaram-se 45 minutos. Nesse tempo, o ponteiro dos minutos andou (45 × 6)° = 270° e a formiga andou (360 + 270)° = 630° . A formiga manteve velocidade constante e velocidade = espaço/tempo. Então: Portanto, a formiga andou durante 9 + 45 = 54 minutos.
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