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Responsáveis
MESTRADO ACADÊMICO DA UFPA (2012) Um leitor pede esclarecimentos sobre duas questões propostas para o ingresso no mestrado acima:
Questão 1 Um estudante do ensino médio registrou o seguinte raciocínio em seu caderno:
Porém ficou confuso com a resposta que encontrou, pois contradizia a hipótese registrada na primeira linha. Mostrou ao(a) professor(a) de Matemática a fim de ser ajudado. Considerando que você é o(a) professor(a) que o estudante procurou, descreva sua resposta para ele, auxiliando-o a compreender os significados dos registros que fez e da resposta que deveria encontrar.
RPM Uma possível resposta: “Você está usando a igualdade Mas se, no lugar de a ou b, você colocar um número negativo, você estará trabalhando no conjunto Se o aluno não se contentar com a resposta e perguntar: “mas por que isso acontece?”, uma possível explicação seria: “Você sabe que em E, em geral, para n real, n > 0, Veja o que acontece em existem, por exemplo, dois números cujo quadrado é – 2i. São eles 1 – i e – 1 + i, mas, em
Portanto, em Em geral, em Apesar disso, por razões didáticas, livros às vezes usam o símbolo E um alerta para professores do ensino médio em início de carreira: cedo ou tarde, algum aluno trará a demonstração abaixo: e perguntará: onde está o erro?
Questão 2 Um candidato a um concurso para emprego, resolvendo um problema de Matemática, deu a seguinte solução: A questão foi corrigida por dois avaliadores. O primeiro deu nota mínima para a solução do problema. O segundo deu nota máxima. Sendo você o terceiro avaliador, o que faria? Qual sua interpretação da resposta do candidato levando em consideração os atuais estudos da Educação Matemática?
RPM A resposta dependerá do concurso e do problema. Se o concurso for para qualquer emprego que não o de professor de Matemática para o ensino básico, como terceiro avaliador, eu daria nota máxima. As igualdades escritas pelo candidato são verdadeiras sempre. Se b e d forem reais não nulos, e não há, na prática, grande diferença entre escrever Se o concurso for para escolher professores de Matemática para o ensino básico, e a questão envolver a pergunta: “Como você ensinaria aos seus alunos dividir
“QUEM" É AFIXO DE "QUEM"? A palavra afixo é usada em Matemática para identificar a relação entre o número complexo z = a + bi e o ponto P de coordenadas (a, b) do plano Argand-Gauss. Conta-nos o professor Nelson Tunala, do Rio de Janeiro, que nos livros didáticos usados no Brasil há duas definições distintas de afixo: 1. O número complexo z = a + bi é o afixo do ponto P = (a, b). 2. O ponto P = (a, b) é o afixo do número complexo z = a + bi . E professores podem perguntar: afinal, o número é o afixo do ponto ou o ponto é o afixo do número? A primeira definição é encontrada em livros antigos nacionais como os de Ary Quintella, da Companhia Editora Nacional; Alberto Nunes Serrão, da Editora Ao Livro Técnico; Euclides Roxo, da Editora Melhoramentos, e nos mais modernos, como os de Miguel Jorge e Ralph Costa Teixeira, da Editora do Brasil; Jackson Ribeiro, da Editora Scipione; Joamir Souza, da Editora FTD. A segunda definição encontra-se nos antigos livros de Farah, Catunda, Castanho e Castrucci, da Editora do Brasil; Giovanni e Bonjorno, da Editora FTD; Boulos e Watanabe, da Companhia Editora Nacional, e nos mais modernos, como os de: Gelson Iezzi, da Editora Atual; Luiz Roberto Dante, da Editora Ática; Aref Antar Neto, Nilton Lapa, Sidney L. Cavallante, da Editora Moderna.
RPM Não há como responder à pergunta. São definições. Pode-se adotar uma ou outra. Importante é que, em ambas, a palavra afixo traduz a relação entre o número complexo z = a + bi e o ponto P = (a, b). Na maioria das vezes, quando a palavra afixo é usada em problemas ou em questões de concursos, o próprio enunciado da questão permite decidir qual das duas definições está sendo usada. |
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