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Responsáveis
MESTRADO ACADÊMICO DA UFPA (2012) Um leitor pede esclarecimentos sobre duas questões propostas para o ingresso no mestrado acima:
Questão 1 Um estudante do ensino médio registrou o seguinte raciocínio em seu caderno:
Porém ficou confuso com a resposta que encontrou, pois contradizia a hipótese registrada na primeira linha. Mostrou ao(a) professor(a) de Matemática a fim de ser ajudado. Considerando que você é o(a) professor(a) que o estudante procurou, descreva sua resposta para ele, auxiliando-o a compreender os significados dos registros que fez e da resposta que deveria encontrar.
RPM Uma possível resposta: “Você está usando a igualdade , que é sempre verdadeira no conjunto dos números reais maiores ou iguais a zero, isto é, a igualdade vale se a e b são números reais maiores do que zero. Mas se, no lugar de a ou b, você colocar um número negativo, você estará trabalhando no conjunto dos números complexos e não há garantia que propriedades válidas em sejam também válidas em . De fato, em , nem sempre se pode escrever a igualdade acima porque nesse conjunto o símbolo não mais representa um número.” Se o aluno não se contentar com a resposta e perguntar: “mas por que isso acontece?”, uma possível explicação seria: “Você sabe que em existem, por exemplo, dois números cujo quadrado é 4. São eles 2 e – 2. Define-se como sendo o número positivo cujo quadrado é 4, isto é, = 2. E, em geral, para n real, n > 0, é o número positivo cujo quadrado é n. Veja o que acontece em : existem, por exemplo, dois números cujo quadrado é – 2i. São eles 1 – i e – 1 + i, mas, em , não é possível definir ‘número positivo’ com as mesmas propriedades operatórias que eles têm em . = {1 – i, – 1 + i} e, também, = {– i, i}. Portanto, em , o símbolo representa um conjunto de dois números, e igualdades como não têm sentido, a menos que se defina o que vem a ser ‘produto de dois conjuntos de raízes’, o que não se costuma fazer num curso inicial sobre números complexos Em geral, em , um número z tem n raízes n-ésimas, isto é, a é um conjunto de n números complexos. Apesar disso, por razões didáticas, livros às vezes usam o símbolo para representar o número complexo i e isso dá margem a confusões como a indicada na questão apresentada.” E um alerta para professores do ensino médio em início de carreira: cedo ou tarde, algum aluno trará a demonstração abaixo: e perguntará: onde está o erro?
Questão 2 Um candidato a um concurso para emprego, resolvendo um problema de Matemática, deu a seguinte solução: A questão foi corrigida por dois avaliadores. O primeiro deu nota mínima para a solução do problema. O segundo deu nota máxima. Sendo você o terceiro avaliador, o que faria? Qual sua interpretação da resposta do candidato levando em consideração os atuais estudos da Educação Matemática?
RPM A resposta dependerá do concurso e do problema. Se o concurso for para qualquer emprego que não o de professor de Matemática para o ensino básico, como terceiro avaliador, eu daria nota máxima. As igualdades escritas pelo candidato são verdadeiras sempre. Se b e d forem reais não nulos, e não há, na prática, grande diferença entre escrever Se o concurso for para escolher professores de Matemática para o ensino básico, e a questão envolver a pergunta: “Como você ensinaria aos seus alunos dividir por ?”, eu daria nota mínima pela resposta descrita no quadro, pois, aparentemente, o candidato usou o MMC dos denominadores das frações para chegar ao resultado e esse procedimento certamente não é o mais apropriado para efetuar a divisão de frações.
“QUEM" É AFIXO DE "QUEM"? A palavra afixo é usada em Matemática para identificar a relação entre o número complexo z = a + bi e o ponto P de coordenadas (a, b) do plano Argand-Gauss. Conta-nos o professor Nelson Tunala, do Rio de Janeiro, que nos livros didáticos usados no Brasil há duas definições distintas de afixo: 1. O número complexo z = a + bi é o afixo do ponto P = (a, b). 2. O ponto P = (a, b) é o afixo do número complexo z = a + bi . E professores podem perguntar: afinal, o número é o afixo do ponto ou o ponto é o afixo do número? A primeira definição é encontrada em livros antigos nacionais como os de Ary Quintella, da Companhia Editora Nacional; Alberto Nunes Serrão, da Editora Ao Livro Técnico; Euclides Roxo, da Editora Melhoramentos, e nos mais modernos, como os de Miguel Jorge e Ralph Costa Teixeira, da Editora do Brasil; Jackson Ribeiro, da Editora Scipione; Joamir Souza, da Editora FTD. A segunda definição encontra-se nos antigos livros de Farah, Catunda, Castanho e Castrucci, da Editora do Brasil; Giovanni e Bonjorno, da Editora FTD; Boulos e Watanabe, da Companhia Editora Nacional, e nos mais modernos, como os de: Gelson Iezzi, da Editora Atual; Luiz Roberto Dante, da Editora Ática; Aref Antar Neto, Nilton Lapa, Sidney L. Cavallante, da Editora Moderna.
RPM Não há como responder à pergunta. São definições. Pode-se adotar uma ou outra. Importante é que, em ambas, a palavra afixo traduz a relação entre o número complexo z = a + bi e o ponto P = (a, b). Na maioria das vezes, quando a palavra afixo é usada em problemas ou em questões de concursos, o próprio enunciado da questão permite decidir qual das duas definições está sendo usada. |
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