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Responsáveis
As soluções dos problemas 356 a 360 serão corrigidas apenas se enviadas até 28 de fevereiro de 2014.
356 Para todo natural n 3 prove que existe no plano um conjunto de n pontos tais que a) a distância entre dois desses pontos é irracional.
357 Mostre que um polinômio do tipo p(x) = anxn + an-1xn-1 + …. + a3x3 + x2 + x + 1 com coeficientes reais não pode ter todas as raízes reais.
358 Se a, b, c são números reais tais que a + b + c = 0, mostre que
359 Duas casas de um tabuleiro 7 × 7 são pintadas de amarelo e as outras são pintadas de verde. Duas pinturas são ditas equivalentes se uma é obtida a partir da outra por uma rotação do tabuleiro. Quantas pinturas não equivalentes existem?
360 Na figura temos: um ponto C qualquer pertencente a um segmento AB, Mostre que ECFD é um retângulo.
PROBLEMINHAS 1 Ao redor de um parque há várias casas. Paulo e Lúcia caminham ao redor do parque, no sentido horário, contando as casas. Partem de lugares diferentes de modo que a 5 casa de Paulo é a 12 casa de Lúcia e a 5 casa de Lúcia é a 30 casa de Paulo. Quantas casas existem ao redor do parque?
2 Quatro meninos brincam de “tiro ao alvo”. Cada um atirou três vezes. O alvo tem vários anéis e a figura mostra como ficaram os dardos atirados. Quem acerta no círculo central ganha 6 pontos, no anel mais próximo do círculo central ganha 5 pontos e assim, sucessivamente, 4, 3, e 2 pontos à medida que os anéis se afastam do centro. Se os quatro meninos empataram, qual foi a contagem para cada jogador?
3 Numa sala de aula há 37 alunos. Desses, 9 têm 3 irmãos e 7 não têm irmãos; os demais têm um ou 2 irmãos. Os irmãos não pertencem a essa sala de aula. Outro dia a professora fez uma festa familiar: todos os alunos compareceram e cada um levou todos os seus irmãos. No total foram 98 crianças. Quantos alunos da sala têm 2 irmãos? Retirados da Olimpíada Matemática Nandú
SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS PRPOSTOS NA RPM 80
(a) Mostre que o resto da divisão de 32012 – 1 (b) Determine o mdc(32012 – 1; 312 – 1).
SOLUÇÃO
(Solução enviada por vários leitores.)
347 Um trapézio é dividido em quatro triângulos por suas diagonais. Sejam A e B as áreas dos triângulos adjacentes aos lados paralelos do trapézio. Encontre a área do trapézio em função de A e B.
SOLUÇÃO As diagonais dividem o trapézio em quatro triângulos de áreas A, B, C e D conforme indicado na figura. Tem-se
Logo, a área, A + B + C + D, do trapézio é A + B + 2 = ()2. (Solução enviada por vários leitores.)
348 Por um ponto P exterior a um dado círculo G passam uma secante e uma tangente a G. A secante intercepta G em A e B, e a tangente intercepta G em C, estando A, B e C do mesmo lado do diâmetro que passa por P. Seja Q a projeção de C sobre esse diâmetro. Prove que a reta QC bissecta o ângulo AB.
SOLUÇÃO De relações métricas numa circunferência e num triângulo retângulo tem-se PA.PB = PC2 e PC2 = PQ.PO. Logo, e, como os triângulos APQ e OPB têm em comum o ângulo em P, segue que esses triângulos são semelhantes pelo caso LAL de semelhança de triângulos. Assim, o ângulo Q, do triângulo APQ, e o ângulo B, do triângulo OPB, são congruentes e, portanto, o quadrilátero AQOB é inscritível em uma circunferência, já que tem os ângulos opostos suplementares. Como o triângulo OAB é isósceles, tem-se OAB ≡PBO ≡PQA e, como os ângulos OAB e OQB correspondem ao mesmo arco da circunferência circunscrita ao quadrilátero AQOB, segue PQA ≡OQB. Daí, 90o - PQA ≡AQC = 90o -OQB = BQC. (Solução enviada por André Luis Souza de Araújo, RJ.)
349 a) Mostre que cos é uma raiz da equação 8x3 – 4x2 – 4x + 1 = 0 b) Encontre todos os números racionais p, q e r tais que pcos + qcos + rcos = 1.
SOLUÇÃO a) Seja a= = cos + isen. Pela fórmula de Moivre, a7 = epi = (cos + isen) = –1 Logo, a7 + 1 = 0 e, como a 0, –1, podemos dividir por a + 1 e a3, obtendo a7 + 1 = 0 a6 – a5 + a4 – a3 + a2 – a + 1 = 0 a3 – a2 + a – 1 + a–1 –a–2 + a–3 = 0 (a3 + a–3) – (a2 + a–2) + (a + a–1) – 1 = 0 (a + a–1)3 – (a + a–1)2 – 2(a + a–1) + 1 = 0. Note que a + a–1 = + = (cos + isen) + (cos(–) + isen(–)) = 2cos, logo, (2cos)3 – (2cos)2 – 2(2cos) + 1 = 0 8(cos)3 – 4(cos)2 – 4(cos) + 1 = 0 b) Como a2 + a–2 = = 2cos e a3 + a–3 = 2cos, temos Sendo y = cos, temos py + q(2y2 – 1) + r(4y3 – 3y) = 1. Pelo item anterior, 4y3 = 2y2 + 2y – 1/2, logo temos py + q(2y2 – 1) + r(2y2 – y – ) = 1 (2r + 2q)y2 + (p – r)y – (q + + 1) = 0 Vamos mostrar que, se p, q, r , então a única possibilidade para que isso ocorra é De fato, observe que 8x3 – 4x2 – 4x + 1 é irredutível sobre , ou seja, não se fatora como produto de polinômios de grau menor com coeficientes racionais, pois, se isso ocorresse, teria pelo menos um fator de grau 1 e portanto uma raiz racional. Mas, pelo teorema da raiz racional, as raízes racionais de 8x3 – 4x2 – 4x + 1 pertenceriam ao conjunto e é fácil ver que nenhum desses valores é raiz de 8x3 – 4x2 – 4x + 1. Agora, se existissem a, b, c , não todos nulos, tais que ay2 + by + c = 0, então dividindo o polinômio 8x3 – 4x2 – 4x + 1 por ax2 + bx + c, obteríamos um resto r(x) e quociente q(x), tais que 8x3 – 4x2 – 4x + 1 = (ax2 + bx + c)q(x) + r(x). Substituindo x = y = cos obtemos que r(x) tem y = cos como raiz. Mas r(x) ou é identicamente nulo ou tem grau menor ou igual a 1, ou seja, teríamos que, se r(x) não fosse nulo, então y = cos seria racional, o que já vimos ser impossível. E nem podemos ter r(x) nulo, pois, nesse caso, o polinômio 8x3 – 4x2 – 4x + 1 seria o produto de dois polinômios de grau menor com coeficientes racionais. Isso encerra a prova.
350 a) Sejam m, n, k inteiros positivos. Mostre que b) Seja p um número primo. Mostre que é um múltiplo de p2.
SOLUÇÃO (a) Suponha que tenhamos um grupo com m + n pessoas, sendo m meninos e n meninas, e queiramos escolher k pessoas desse grupo. O número de maneiras diferentes de fazermos isso é a definição do símbolo . Mas podemos contar essas diferentes escolhas de outra forma: explicitando o número de meninos escolhidos. Se quisermos escolher 0 menino dentre os m possíveis, teremos de escolher k meninas dentre as n possíveis, e o número de maneiras de fazermos isso é . Se, por outro lado, quisermos escolher 1 menino, teremos de escolher k −1 meninas, e o número de maneiras de fazermos isso é . E assim por diante, até k meninos e 0 menina. Portanto, a quantidade total de grupos de k pessoas que podemos escolher é dada não só pelo número , como também pela soma: . Isso prova a igualdade do enunciado. (b) Primeiramente, observe que, para quaisquer números naturais k < n, Agora use esse fato e o item a) para escrever: Portanto, Para provarmos que esse número é múltiplo de p2, será suficiente provarmos que cada parcela para j = 1, 2, ..., p − 1, é múltiplo de p. Temos , Como p é primo, nenhum fator do denominador j!(p − j)! cancela p no numerador, logo esse binomial é de fato múltiplo de p. (Solução enviada por vários leitores.)
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