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Eduardo Tengan e Élvia Mureb Sallum
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RPM – Problemas
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As soluções dos problemas  356  a  360  serão corrigidas apenas se enviadas até  28 de fevereiro de 2014.

 

356

Para todo natural  n 3  prove que existe no plano um conjunto de  n  pontos tais que

a)   a distância entre dois desses pontos é irracional.
b) cada conjunto de três desses pontos determina um triângulo não degenerado de área      racional.

 

357

Mostre que um polinômio do tipo

p(x) = anxn + an-1xn-1 + …. + a3x3 + x2 + x + 1

com coeficientes reais não pode ter todas as raízes reais.

 

358

Se  abc  são números reais tais que

a + b + c = 0,

mostre que

 

359

Duas casas de um tabuleiro  7 × 7  são pintadas de amarelo e as outras são pintadas de verde. Duas pinturas são ditas equivalentes se uma é obtida a partir da outra por uma rotação do tabuleiro. Quantas pinturas não equivalentes existem?

 

360

Na figura temos:

    um ponto  C  qualquer pertencente a um segmento  AB,
    semicírculos de diâmetros  ABAC  e  BC,
    o segmento  CD  perpendicular a  AB  e
    EF,  que é  tangente aos dois semicírculos menores.

Mostre que  ECFD  é um retângulo.

 

PROBLEMINHAS

1

Ao redor de um parque há várias casas. Paulo e Lúcia caminham ao redor do parque, no sentido horário, contando as casas. Partem de lugares diferentes de modo que a  5  casa de Paulo é a  12  casa de Lúcia e a  5  casa de Lúcia é a   30  casa  de Paulo. Quantas casas existem ao redor do parque?

 

2

Quatro meninos brincam de “tiro ao alvo”. Cada um atirou três vezes. O alvo tem vários anéis e a figura mostra como ficaram os dardos atirados.

Quem acerta no círculo central ganha  6  pontos, no anel mais próximo do círculo central ganha  5  pontos e assim, sucessivamente,  4,  3,  e  2  pontos à medida que os anéis se afastam do centro. Se os quatro meninos empataram, qual foi a contagem para cada jogador?

 

3

Numa sala de aula há 37 alunos. Desses, 9 têm 3 irmãos e 7 não têm irmãos; os demais têm um ou 2 irmãos. Os irmãos não pertencem a essa sala de aula. Outro dia a professora fez uma festa familiar: todos os alunos compareceram e cada um levou todos os seus irmãos. No total foram 98 crianças. Quantos alunos da sala têm 2 irmãos?

Retirados da Olimpíada Matemática Nandú

 

SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS PRPOSTOS NA RPM 80


346

(a) Mostre que o resto da divisão de  32012 – 1
      por  312 – 1  é  38  – 1.

(b) Determine o  mdc(32012 – 1; 312 – 1).

 

SOLUÇÃO

a)

O resto da divisão de  32012 – 1  por  312 – 1  é  38 – 1,  pois

32012 – 1 = 312×167 + 8 – 1 =

312×167× 38 – 38 + 38 – 1  =

38(312×167 – 1) + (38 – 1) =

38×(312 – 1)×(312×166 + 312×165 + … + 312 + 1) + (38 – 1).

   
b)

Usando o algoritmo de Euclides, tem-se

m.d.c (31012 – 1; 312 – 1) = m.d.c (312 – 1; 38 – 1)  e 
m.d.c (312 – 1; 38 – 1) = 34 – 1 = 80,  pois

312 – 1 = 38 + 4 – 1 = 38 ×  34 + 34 – 34 –1

= 34(38 – 1) + 34 – 1

(Solução enviada por vários leitores.)

 

347

Um trapézio é dividido em quatro triângulos  por suas diagonais. Sejam A e B  as áreas dos triângulos adjacentes aos lados paralelos do trapézio. Encontre a área do trapézio em função de  A  e  B.

 

SOLUÇÃO

As diagonais dividem o trapézio em quatro triângulos de áreas  ABC  e  D  conforme indicado na figura.

Tem-se

C = D,  pois  A + C = A + D (áreas de triângulos com mesma base e mesma altura).
   
pois os triângulos de área A e B são semelhantes, com razão de semelhança
   
e daí  C = (AB)1/2 (os triângulos de áreas A e C têm uma base comum com alturas relativas a essa base respectivamente iguais a  h  e  k).

Logo, a área,  A + B + C + D,  do trapézio é  

A + B + 2 = ()2.

(Solução enviada por vários leitores.)

 

348

Por um ponto  P  exterior a um dado círculo G passam uma secante e uma tangente a G.  A secante intercepta  G em  A  e  B,  e a tangente intercepta  G em  C,  estando  AB  e  C  do mesmo lado do diâmetro que passa por  P.  Seja  Q  a projeção de  C  sobre esse diâmetro. Prove que a reta  QC  bissecta  o ângulo AB.

 

SOLUÇÃO

De relações métricas numa circunferência e num triângulo retângulo tem-se

PA.PB = PC2PC2 = PQ.PO.

Logo, e, como os triângulos APQ e OPB  têm em comum o ângulo em  P,  segue que esses triângulos são semelhantes pelo caso LAL de semelhança de triângulos.

Assim, o ângulo  Q,  do triângulo APQ,  e o ângulo  B,  do triângulo  OPB,  são congruentes e, portanto, o quadrilátero AQOB é inscritível em uma circunferência, já que tem os ângulos opostos suplementares.

Como o triângulo  OAB  é isósceles, tem-se OABPBOPQA e, como os ângulos OAB e  OQB correspondem ao mesmo arco da circunferência circunscrita ao quadrilátero AQOB,  segue  PQA ≡ OQB.

Daí,

90o - PQA ≡AQC = 90o -OQB = BQC.

(Solução enviada por André Luis Souza de Araújo, RJ.)

 

349

a) Mostre que cos é uma raiz da equação

8x3 – 4x2 – 4x + 1 = 0

b)  Encontre todos os números racionais  pr  tais que

pcos + + qcos + rcos = 1.

 

SOLUÇÃO

a) Seja a= = cos + + isen +. Pela fórmula de Moivre,

a7 = epi = (cos + isen) = –1

Logo,  a7 + 1 = 0  e,  como a 0, –1,  podemos dividir por  a + 1  e  a3,  obtendo 

a7 + 1 = 0   a6a5 + a4a3 + a2a + 1 = 0

 a3a2 + a – 1 + a–1a–2 + a–3 = 0

  (a3 + a–3) – (a2 + a–2) + (a + a–1) – 1 = 0

  (a + a–1)3 – (a + a–1)2 – 2(a + a–1) + 1 = 0.

Note que

a + a–1 = +

= (cos + + isen +) + (cos(– +) + isen(– +)) = 2cos +,

logo,

(2cos +)3 – (2cos +)2 – 2(2cos +) + 1 = 0

8(cos +)3 – 4(cos +)2 – 4(cos +) + 1 = 0

b) Como a2 + a–2 = = 2cos + e a3 + a–3 = 2cos, temos

Sendo y = cos, temos

py + q(2y2 – 1) + r(4y3 – 3y) = 1.

Pelo item anterior,  4y3 = 2y2 + 2y – 1/2,  logo temos

py + q(2y2 – 1) + r(2y2y – ) = 1

(2r + 2q)y2 + (p – r)y – (q + + 1) = 0

Vamos mostrar que, se  pqr  ,  então a única possibilidade para que isso ocorra é

De fato, observe que  8x3 – 4x2 – 4x + 1  é irredutível sobre , ou seja, não se fatora como produto de polinômios de grau menor com coeficientes racionais, pois, se isso ocorresse, teria pelo menos um fator de grau 1 e portanto uma raiz racional. Mas, pelo teorema da raiz racional, as raízes racionais de  8x3 – 4x2 – 4x + 1  pertenceriam ao conjunto e é fácil ver que nenhum desses valores é raiz de   8x3 – 4x2 – 4x + 1.

Agora, se existissem  abc  ,  não todos nulos, tais que  ay2 + by + c = 0,  então dividindo o polinômio  8x3 – 4x2 – 4x + 1  por  ax2 + bx + c,  obteríamos um resto  r(x)  e quociente  q(x),  tais que

8x3 – 4x2 – 4x + 1 = (ax2 + bx + c)q(x) + r(x).

Substituindo x = y = cos + obtemos que  r(x)  tem y = cos + como raiz. Mas  r(x)  ou é identicamente nulo ou tem grau menor ou igual a 1, ou seja, teríamos que, se  r(x)  não fosse nulo, então y = cos + seria racional, o que já vimos ser impossível.

E nem podemos ter  r(x)  nulo, pois, nesse caso, o polinômio  8x3 – 4x2 – 4x + 1  seria o produto de dois polinômios de grau menor com coeficientes racionais. Isso encerra a prova.

 

350

a)  Sejam  m,  nk  inteiros positivos. Mostre que

b)  Seja  p  um número primo. Mostre que

é um múltiplo de  p2.

 

SOLUÇÃO

(a)  Suponha que tenhamos um grupo com  m + n  pessoas, sendo  m  meninos e  n  meninas, e queiramos escolher  k  pessoas desse grupo. O número de maneiras diferentes de fazermos isso é a definição do símbolo . Mas podemos contar essas diferentes escolhas de outra forma: explicitando o número de meninos escolhidos. Se quisermos escolher 0 menino dentre os  m  possíveis, teremos de escolher  k  meninas dentre as  n  possíveis,  e o número de maneiras de fazermos isso é . Se, por outro lado, quisermos escolher 1 menino, teremos de escolher  k −1  meninas, e o número de maneiras de fazermos isso é . E assim por diante,  até  k  meninos e  0  menina. Portanto, a quantidade total de grupos de  k  pessoas que podemos escolher é dada não só pelo número , como também pela soma:

.

Isso prova a igualdade do enunciado.

(b) Primeiramente, observe que, para quaisquer números naturais  k < n,

Agora use esse fato e o item a) para escrever:

Portanto,

Para provarmos que esse número é múltiplo de  p2,  será suficiente provarmos que cada parcela para  j = 1,  2, ...,  p − 1,  é múltiplo de  p

Temos

,

Como  p  é primo, nenhum fator do denominador   j!(p j)!   cancela   p   no numerador, logo esse binomial é de fato múltiplo de  p.

(Solução enviada por vários leitores.)




Relação dos leitores que enviaram soluções dos problemas da RPM 80

Almir Del Grossi-SP: 346 Luiz Claudio Rego-BA: 346, 347, 348
Amadeu C. de Almeida-RJ: 346, 347, 348, 349, 350 Marcelo Ribeiro de Souza-RJ: 346, 347, 350
Amaro J. de Oliveira Filho-PE: 347, 349, 350 Marcone Augusto Araújo Borges-SE: 347
Anderson H. C. Barros -MA: 346, 347, 348, 349, 350 Milton Dini Maciel-SP: 346, 347, 348, 349, 350
André L. S. de Araújo-RJ: 346, 347, 348, 349, 350 Nilton Lapa-SP: 346, 347, 348, 350
Antonio V. Martins -SC: 346, 347, 349, 350 Nilton Silveira-MG: 347, 348
Carl H. Schinke-MG: 347 Ricardo César da Silva Gomes-CE: 347
Cleunilson B. de Medeiros-DF: 346, 347, 350 Ricardo F. Cordeiro-RJ: 346, 347, 348, 340, 350
Dirceu Aparecido Borges-MS: 347 Rogério César dos Santos-DF: 346
Dirceu Mora-SP: 347 Ronei Lima Badaró-BA: 346
Eduardo Luis Estrada-SP: 346, 347, 350 Samuel Francisco-SP: 346, 347, 349, 350
Elias das Neves Freire -RN: 349 Sebastião M. dos Santos-MG: 346, 347, 349, 350
Fernando Neres de Oliveira-RN: 346, 347 Sérgio Noriaki Sato-SP: 347
Francisco Blasi Jr.-SP: 347 Tsunediro Takahashi-SP: 346, 347
Itagiba F. Ferreira Cardia-SP: 347, 349, 350 Warles Ribeiro Neto-GO: 347, 348, 349, 350
Jaime Oliveira-SE: 347