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Raphael Alcaires de Carvalho Apresentei um problema em sala de aula para alunos do 1 período do ensino médio técnico. Achei interessante a questão, pois vi que poderia ser resolvida de duas formas distintas. Para minha surpresa, ao apresentá-la aos meus alunos, um deles me deu uma terceira solução, que compartilho com todos os leitores da RPM. Eis o enunciado:
Vamos às soluções: As duas primeiras soluções usam sistemas de equações de duas variáveis Nesse caso, a primeira atitude a ser tomada é estabelecer o que você vai chamar de x e o que vai chamar de y. 1. Seja x o número de cachorros-quentes vendidos com uma salsicha e seja y o número de cachorros-quentes vendidos com duas salsichas. Então temos o seguinte sistema de equações Resolvendo o sistema, obtemos x = 6 e y = 40. Assim, o número de salsichas é 2. Seja x o preço de um pão e seja y o preço de uma salsicha. Temos então o sistema Resolvendo o sistema, obtemos x = 12 e y = 3. Como foram vendidos 46 pães, então se arrecadou o valor de 46 × 12 = 552 reais com a venda desses pães. Logo, os 810 – 552 = 258 reais foram obtidos com a venda das salsichas e, como cada salsicha custa 3 reais, então o total de salsichas consumidas foi 258 ÷ 3 = 86.
3. Aritmética O aluno respondeu mais ou menos assim: “suponha que todos os sanduíches tenham apenas uma salsicha; então o vendedor ganharia com a venda de 46 pães o valor de 46 × 15 = 690 reais. No entanto, ele ganhou 810 reais. Isso porque, na verdade, teve cachorro-quente sendo vendido com duas salsichas. Então, os 120 = (810 – 690) reais a mais vêm dos 3 reais (18 – 15) a mais que são ganhos com a venda do cachorro-quente com duas salsichas. Portanto, temos 120 ÷ 3 = 40 cachorros-quentes vendidos com duas salsichas e os outros 6 vendidos com uma salsicha. Logo, o número de salsichas é igual a 2 × 40 + 6 = 86.” Achei esse problema enriquecedor para os alunos ao conseguirmos abordar três soluções distintas.
II – UM EXEMPLO BEM ESCOLHIDO Cícero Paz de Carvalho Muitos alunos iniciantes têm dificuldade em associar frases do tipo “se p, então q” com as expressões “condição necessária” e “condição suficiente”. Apresento aqui o exemplo: Se , então . Outras afirmações também ficam mais claras. Por exemplo, a recíproca (se q, então p) da primeira frase acima é obviamente falsa: Se , então . Uma dúvida que às vezes surge: ◆ Supondo que “se p, então q” é uma sentença verdadeira, será que a sentença “p somente se q” é verdadeira? Testando com o exemplo, somente se , vê-se que a resposta é afirmativa. Quando em lógica, dizemos que as frases “p é condição suficiente para q”; “q é condição necessária para p”; “p somente se q” são equivalentes a “se p, então q”, estamos, na verdade, definindo as palavras que estão grafadas em negrito. O exemplo usado apenas ilustra essas definições e mostra que elas são coerentes com o significado coloquial dessas palavras, o que facilita seu uso em situações abstratas.
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