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Responsáveis
NÃO CONSEGUI Escreve um leitor de Curitiba: Bom dia! Tenho uma questão para a seção O leitor pergunta. Prove que 1k + 2k + 3k + ... + nk, sendo k um número ímpar e n um número natural, é divisível por 1 + 2 + 3 + ... + n. Tentei vários caminhos, mas não obtive sucesso. Muito obrigado.
RPM A demonstração baseia-se em dois fatos: Fato 1 – Vale a igualdade 1 + 2 + 3 + ... + n = . Fato 2 – Se k for ímpar, xk + yk é divisível por x + y. Há dois casos a considerar: 1) n é par; 2) n é ímpar. Para simplificar a digitação (e talvez a compreensão), no primeiro caso, vamos argumentar com n = 10 e no segundo caso, com n = 11. Se n = 10, 1 + 2 + 3 + ... + 10 = = 5 × 11. Portanto, é necessário provar que S = 1k + 2k + 3k + ... + 10k é divisível por 5 e por 11. Como S = (1k + 10k) + (2k + 9k) + (3k + 8k) + ... + (5k + 6k), observando que 11 = 1 + 10 = 2 + 9 = 3 + 8 = ... 5 + 6 e usando o Fato 2, vemos que a soma em cada parêntesis é divisível por 11 e, portanto, S é divisível por 11. Também temos S = (1k + 9k) + (2k + 8k) + (3k + 7k) + ... + 5k + 10k e cada soma entre parêntesis, também pelo Fato 2, é divisível por 5. Logo, S é divisível por 5, c.q.d. Se n = 11, 1 + 2 + 3 + ... + 10 = = 11 × 6. Portanto, é necessário provar que S = 1k + 2k + 3k + ... + 11k édivisível por 6 e por 11. Como S = (1k + 11k) + (2k + 10k) + (3k + 9k) + ... + (5k + 7k) + 6k, observando que 1 + 11 = 2 + 10 = 3 + 9 = ... 5 + 7 e usando o Fato 2, vemos que S é divisível por 6. Também S = (1k + 10k) + (2k + 9k) + (3k + 8k) + ... + (5k + 6k) + 11k e cada uma das parcelas é divisível por 11. Logo, S é divisível por 11, c.q.d. A demonstração para n par qualquer, n = 2k, e para n ímpar qualquer, n = 2k + 1, pode ser feita seguindo os mesmos passos dados para n = 10 e n = 11.
FUNÇÃO QUADRÁTICA E MAPA DE TOCANTINS Escreve um leitor de Tocantins: Resolvendo as provas de ciências exatas do vestibular de 2004 da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a fim de disponibilizá-las aos alunos da rede pública, deparei-me com uma questão que me deixou em dúvida. Trata-se de uma questão que versa sobre função quadrática. São fornecidos três pontos, sendo que para um se fornece as coordenadas (Alvorada) e para os outros dois pontos (Miracema e Araguaína) só se conhece o valor da sua distância à origem do eixo cartesiano dado. A partir disso e da apresentação do domínio e contradomínio que define a função, pergunta-se sobre a existência de uma função quadrática que passe pelos três pontos. Um colega propôs que a resolução fosse obtida por métodos de aproximação envolvendo o cálculo numérico. Todavia, uma vez que para resolver a questão o candidato deveria se valer apenas da Matemática do ensino médio, gostaria de saber dos colegas da RPM, mais familiarizados com o assunto, sobre o modo como um aluno do ensino médio deveria proceder para julgar se o item proposto na questão, enunciada abaixo, era correto ou incorreto (a UNB, que elaborou a prova na época, trouxe no gabarito oficial o item como sendo correto). ... A figura acima representa o estado do Tocantins em um plano cartesiano xOy com origem O = (0, 0) na cidade de Palmas. Assim, cada cidade mencionada no mapa corresponde a um ponto de coordenadas (x, y) nesse plano, em que a unidade de medida, nos dois eixos coordenados, é o km. A tabela a seguir apresenta as distâncias aproximadas de algumas cidades desse estado à sua capital, sempre considerando-se que o percurso fosse feito em linha reta.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue o item que se segue, tendo como referência o plano cartesiano xOy descrito: Existe uma função quadrática definida do intervalo [–100, 160] no intervalo [–250, 330] cujo gráfico passa por Alvorada, Miracema do Tocantins e Araguaína.
RPM Inicialmente é necessário verificar se as abscissas dos três pontos estão entre –100 e 160 e se as ordenadas desses pontos estão entre –250 e 330. As coordenadas de Alvorada são dadas e estão nos intervalos explicitados. As coordenadas de Miracema são (xM, yM) com xM2 + yM2 = 592; logo, xM e yM estão entre –59 e 59, portanto estão nas faixas desejadas. Para as coordenadas de Araguaína: ambas são positivas, xAr < 156 (abscissa de Dianópolis), e de xAr2 + yAr2 = 3262 obtém-se 0 < yAr < 326. Como os pontos que representam as três cidades não estão alinhados e suas coordenadas estão nas faixas desejadas, a existência da função f vai depender da existência da solução de um sistema de três equações, do tipo axi2 + bxi + c = yi, i = 1, 2, 3, nas incógnitas a, b e c, sendo (xi , yi), i = 1, 2, 3, as coordenadas das três cidades consideradas. O determinante da matriz dos coeficientes desse sistema é um determinante de Vandermonde e é igual a (x3 – x2).(x3 – x1).(x2 – x1). Como os pontos que representam as cidades têm abscissas distintas, o determinante da matriz dos coeficientes não é zero e, portanto, o sistema tem solução, isto é, a função f existe e é quadrática porque os pontos não estão alinhados (a é diferente de 0).
EQUAÇÕES ALGÉBRICAS Um leitor do Amazonas solicita ajuda para resolver os problemas I e II a seguir. I. Resolver = . RPM Usando a identidade (a + b)2 = a2 + b2 + 2ab, obtemos Fazendo as contas no primeiro membro e introduzindo, no segundo membro, a soma 10/9, obtém-se: = + Fazendo y = , obtemos a equação do 2 grau y2 – y – = 0 cujas raízes são 5/3 e – 2/3. De vem x2 = – 5, portanto, sem soluções reais, e de vem x = .
II. Se x é um número tal que 10x4 + 7x2 + 10 = 0, determine o valor de ()2.
RPM Como x = 0 não é solução da equação, podemos supor x 0 e dividir os dois membros da equação por x2, obtendo: 10x2 + 7 + = 0 ou (x2 + ) = . Então ( = x2 + 2 + = + 2 = = 1,3.
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