Treze Viagens pelo Mundo da Matemática

Carlos Correia de Sá, Jorge Rocha (organizadores)
Tatiana Roque

Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática

AUTOR DA RESENHA: José Luiz Pastore Mello

 

O livro Treze Viagens pelo Mundo da Matemática, escrito por dezessete professores de Portugal, foi inicialmente editado em 2009 pela editora da Universidade do Porto, e em 2012 chegou ao Brasil em edição conjunta da Universidade do Porto e da Sociedade Brasileira de Matemática. O livro destina-se aos professores de Matemática dos ensinos fundamental e médio, aos estudantes de licenciatura em Matemática e áreas correlatas, e a todos aqueles com interesse pela Matemática.

Os treze capítulos do livro abordam temas de grande interesse matemático e são concebidos procurando atender a dois aspectos: o da linguagem acessível ao professor e o da discussão dos temas numa profundidade maior do que aquela feita nos livros de divulgação da Matemática que normalmente encontramos nas livrarias.

Alguns dos temas escolhidos pelos autores são: criptografia, centro de gravidade de figuras planas e espaciais, grafos, quantificação do acaso, poliedros e simetria. 

Tomando como exemplo o capítulo de simetria, além da discussão de problemas clássicos de minimização de caminhos e perímetros, o autor também explora uma faceta menos comum nos livros de divulgação da Matemática que é a ideia de simetria na análise de problemas de natureza algébrica (raízes de uma equação) e combinatória (problemas em um tabuleiro de xadrez). O capítulo termina com sugestões de projetos escolares para a investigação de problemas geométricos usando simetria no software GeoGebra.

Outro interessante capítulo é o que explora a noção do centro de gravidade de formas no plano e no espaço. Tal  assunto, que devido sua complexidade não costuma compor o currículo de Matemática da escola básica, encontra no texto um lugar escolar por meio das aplicações na geografia e no atletismo. No primeiro caso, investiga-se o centro geográfico de Portugal sob inspiração da ideia de centro de gravidade de uma figura geométrica e, no segundo caso, são analisadas as técnicas do salto em altura e do salto triplo de forma a maximizar o deslocamento do centro de gravidade do corpo humano nas direções vertical e horizontal, respectivamente.

Vale a pena ler!

 

Temas e problemas elementares

Elon Lages Lima, Paulo Cezar P. Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto Cesar Morgado
Editora Coleção PROFMAT. Sociedade Brasileira de Matemática

AUTOR DA RESENHA: José Luiz Pastore Mello

 

O PROFMAT, criado em 2011, é um mestrado profissional em Matemática, abrangendo todo o território nacional (www.profmat-sbm.org.br). O programa oferece 1500 vagas por ano para professores da escola básica, com bolsa da CAPES para professores da rede pública. O livro Temas e Problemas Elementares é uma reedição ampliada e aprofundada do livro de mesmo nome lançado anteriormente pela SBM na Coleção do Professor de Matemática. A proposta é de explorar alguns temas da Matemática escolar das duas últimas séries do ensino fundamental que mereçam especial atenção no currículo. As escolhas foram pautadas pela importância do tema em contraponto ao pequeno destaque dado a ele nos programas de Matemática (como é o caso da Estatística), ou pela retomada de temas já consagrados nos currículos, porém sob um ponto de vista possivelmente menos conhecido do professor. Os tópicos tratados nos onze capítulos incluem proporcionalidade e porcentagem, equações do primeiro e do segundo graus, teorema de Pitágoras, áreas, razões trigonométricas, métodos de contagem, probabilidade e noções de estatística. Tomando como exemplo o capítulo que trata do teorema de Pitágoras, lá encontramos um apanhado histórico sobre o tema, sugestões de mais de um tipo de demonstração, apresentação de uma fórmula geradora de ternos pitagóricos, a generalização do teorema para a relação entre áreas de figuras semelhantes construídas sobre a hipotenusa e os catetos do triângulo, exemplos de aplicações e duas generalizações do teorema de Pitágoras no espaço. Vale a pena conferir!

Além de ser uma obra de complementação à formação do professor, ela também cumpre o papel de apresentar ao leitor os problemas propostos nos Exames de Acesso de 2011 e 2012 do PROFMAT, juntamente com resoluções.

Veja um desses problemas da prova de 2011: “O número 2.568 possui dígitos em ordem crescente.

Os números 5.667 e 3.769 não possuem dígitos em ordem crescente. Quantos são os números naturais entre 1.000 e 9.999 que possuem seus dígitos em ordem crescente?”.

Os autores do livro são ou foram membros do comitê editorial da RPM e autores de vários artigos publicados na revista.