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Um leitor do Ceará, que está se preparando para uma prova de seleção, pediu, durante o semestre, a solução de diversos problemas interessantes. A seção publica neste número três desses problemas.


NÚMEROS ASCENDENTES

Um inteiro positivo é dito ascendente se sua representação decimal possui pelo menos dois algarismos, e cada um deles é menor do que todos os algarismos situados à sua direita. O número de inteiros positivos ascendentes é

a) 500
b) 502
c) 510
d) 512
e) 520

RPM

A tabela mostra como construir números inteiros ascendentes, começando com 89, único inteiro ascendente positivo cujo primeiro algarismo é 8. Completando a tabela, percebe-se que, se numa linha a quantidade de números é n, na linha seguinte será 2n + 1. Portanto, o número de inteiros ascendentes é:

1+ 3 + 7 + 15 + 31 + 63 + 127 + 255 = 502.
Alternativa b)

Começando
com
Dois
algarismos
Acrescentando os algarismos
dos números da 2 e 3 colunas
das linhas anteriores
Quantidade
8 89   1
7 78, 79 789 3
6 67, 68, 69 689, 678, 679, 6789 7
5 56, 57,
58, 59
589, 578, 579, 567, 568, 569,
5789, 5689, 5678, 5679, 56789
15
4 5 números 1 + 3 + 7 + 15 = 26 anteriores 31
... ... ... ...


DESAFIO DO BANCO DE QUESTÕES DA OBMEP 2011

(Repartindo o tesouro) A lei pirata estabelece que, para repartir as moedas de um tesouro, o capitão deve escolher um grupo de piratas e repartir igualmente as moedas entre estes até que não possua moedas suficientes para dar uma a mais a cada pirata. As moedas que sobram são a parte do capitão.

O capitão Morgan deve repartir um tesouro que contém menos de 1000 moedas de ouro. Ele sabe que, se escolher 99 piratas, ficará com 51 moedas e, se escolher 77 piratas, caberão a ele apenas 29 moedas. Determinar quantos piratas deve escolher Morgan para ficar com a maior quantidade de moedas e, para essa quantidade de piratas, quantas moedas ele ganhará. Observação: cada pirata escolhido deve receber pelo menos uma moeda.


RPM

Seja m o número de moedas, m < 1000.

Na primeira divisão, cada pirata receberia x moedas. Então, m = 99x + 51.

Na segunda divisão, cada pirata receberia y moedas. Então, m = 77y + 29.

Portanto, 99x + 51 = 77y + 29, ou seja,

7y – 9x = 2, x e y inteiros.

Apresentamos duas maneiras de resolver essa equação: usando divisibilidade ou usando procedimentos de resolução de equações diofantinas (RPM 19, p. 39).

Por divisibilidade: se 7y = 9x + 2, então 9x + 2 deve ser múltiplo de 7. Vê-se que o primeiro valor para x tal que 9x + 2 é múltiplo de 7 é x = 6 e o próximo valor (x = 13) faz m > 1000. Logo, x = 6, y = 8 e m = 645.

Como equação diofantina: uma solução particular da equação diofantina 7y – 9x = 2 é x = –1 e y = –1.

A solução geral é x = 7k – 1 e y = 9k – 1. Vamos impor que m = 99x + 51 < 1000, isto é, 99(7k – 1) < 1000 ou 0 < k < 1,58.

Assim, k = 1 e x = 6, y = 8, m = 645.

O capitão deve dividir as 645 moedas entre p piratas de modo que o resto seja o maior possível, isto é, ele deve dividir o tesouro entre 323 piratas, dando uma moeda para cada um e ficando com as 322 moedas restantes.

Cabe a pergunta: o capitão não poderia ficar com mais do que 322 moedas? A resposta é não: se p piratas recebem x moedas com resto r maior do que 322, então p > r e 645 = xp + r > xp + 322 ou 645 – 322 = 323 > xp com p > 322, o que levaria a x < 1, impossível.


DO PREPARATÓRIO PROFMAT

No triângulo ABC, a mediana e a altura relativas ao vértice A dividem o ângulo BÂC em três ângulos de mesma medida. Determine a medida do menor lado desse triângulo, sabendo que seu maior lado mede 20 cm.

RPM

1. Os triângulos HAM e HAC são congruentes (caso ALA), então MH = HC = a e BM = 2a.
2.
AM é bissetriz do ângulo HAB; logo, pelo teorema da bissetriz interna, AB/BM = AH/MH, logo, AB = 2AH = 2h.
3. No triângulo AHB, 4h2 = h2+ 9a2; portanto, h = a.
4. AB = 2a e BC = 4a. Portanto, BC é o maior lado e, como BC = 20, a = 5 e h =5.
5. No triângulo AHC, AC2= 75 + 25, AC = 10.

 

Observação: Calculando o seno do ângulo HÂC no triângulo AHC, vê-se que esse ângulo mede 30°. Portanto, o ângulo no vértice A do triângulo ABC mede 90°, isto é, o triângulo ABC é retângulo. Pode-se demonstrar que isso sempre acontece nas condições do enunciado do problema, independentemente da medida 20.


1444444...4 QUADRADO PERFEITO?

Um leitor da Bahia enviou o seguinte problema, pedindo uma solução:

Mostre que, dentre os números da forma: 14, 144, 1444, 14444, ... , 1444...4, os únicos quadrados perfeitos são: 144 = 12² e 1444 = 38².


RPM

Problemas de Aritmética como esse, com enunciado simples, exigem cuidado. Eles podem ser muito fáceis, ..., muito difíceis... e mesmo abertos (ninguém ainda conhece uma solução). Por isso, se após algumas tentativas não se encontrar uma solução, é prudente tentar descobrir a origem do problema. O problema acima encontra-se no livro Teoria dos Números, publicação da SBM, de vários autores, entre eles Eduardo Tengan, um dos responsáveis pela seção Problemas da RPM. Felizmente, esse problema é um dos fáceis, e Tengan nos enviou uma solução, que, adaptada para a RPM, ficou assim:

Começando com 14444, 14444 = 16 × 902 + 12; 144444 = 16 × 9027 + 12;

1444444 = 16 × 90277 + 12 ... e assim por diante.

Observa-se(*) que todos esses números deixam resto 12 quando divididos por 16.

Estamos procurando números n tais que 16q + 12 = n2. Obviamente, n terá que ser par, isto é, n = 2m.

Teríamos 4m2 = 16q + 12, ou seja, m2 = 4q + 3. Isso é impossível porque o quadrado de qualquer número inteiro, quando dividido por 4, deixa restos 0, 1 ou 2. Nunca deixa resto 3. Logo, nenhum dos números acima é um quadrado perfeito.

(*) Se o número 14444 ... 4 tiver 5 ou mais algarismos, ele poderá ser escrito na forma
1444 ... 4 × 104 + 4444 =
16 × (1444 ... 4 × 625 + 277) + 12 = 16q + 12.

 

ONDE ESTÁ O ERRO?

Escreve um leitor de Minas Gerais:

Um colega de trabalho apresentou-me um problema que me deixou intrigado, pois este apresenta duas respostas diferentes, algo que nos parece absurdo. Mostramos o problema a outros colegas professores, mas ninguém encontrou erro ou incoerência em nenhuma das soluções apresentadas. Então, peço que nos mostrem onde está a incoerência na primeira resolução, já que a segunda é a resposta do gabarito oficial. Essa questão é de um vestibular de uma das universidades do Rio de Janeiro realizado anos atrás.

Problema: Na figura ao lado, calcular TT ’.


Primeira solução

AO’ (e AO) é a bissetriz do ângulo CÂB e AC = AM =120o. Portanto, no triângulo ABM, α = 45o.

O triângulo O'T'M' é retângulo e isósceles; então, TM = TO = r. (1)

O triângulo O T M ’ é retângulo e isósceles; então, T M = T O ’ = R. (2)

Mas TT ’ = TM + T M. Então, de (1) e (2)
obtém-se TT ’ = r + R.


Segunda solução

BC e BA são tangentes à circunferência de centro O; portanto, BO está na bissetriz de AC , isto é, OC = 60o.

No triângulo OBT, tg60o = BT = .

No triângulo O BT ’, tg30o = BT' = .

Como TT ’ = BT ’ – BT, então

TT ' = .


RPM

As duas respostas estão corretas porque nas condições do problema proposto, existe uma relação entre os raios das circunferências, que verificaremos a seguir. Essa relação implica que as duas respostas obtidas são iguais, pois coincidem com a que obtemos quando igualamos as expressões para o segmento TT ’, que é R = r.


Relação entre os raios das circunferências

O triângulo ABC, cujos ângulos dos vértices A e B medem, respectivamente, 30o e 120o, é um triângulo isósceles; chamemos:

AB = BC = d, AC = 2AF = d e AD = AF = .

No triângulo BEO’, sen30o = , então BO' = 2R e cos30o = , logo, BE = R.

Como o triângulo BCO’ também é isósceles (ver medidas dos ângulos marcados na figura), temos

d = BC = BO’ = 2R.

A semelhança entre os triângulos ADO e AEO’ fornece

e essa relação leva a

R + r = r; 3R - r = (2 + 3 - 1)r = (2 + 2)r;

r = R + r.