Instituto de Matemática e Estatística – USP
Programa de Mestrado Profissional
em Ensino de Matemática
O programa é um curso de pós-graduação stricto sensu do IME que se enquadra na modalidade de Mestrado Profissional, regulamentado pela portaria normativa número 07, de 22.06.09, do Ministério da Educação, que confere à CAPES as atribuições de regular a oferta para propostas de tais cursos e avaliá-las. Recebeu nota 4 na avaliação prévia dessa instituição de fomento.
O objetivo do programa é a formação continuada em nível de pós-graduação de professores de Matemática do Ensino Básico. De nítido caráter público, o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática é gratuito, em conformidade com o Regimento da Pós-Graduação da USP.
O curso iniciou-se em agosto de 2012.
Objetivos do curso e perfil do profissional a ser formado
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Melhorar a qualificação dos professores, contribuindo para a formação de profissionais mais adequados às exigências atuais da Educação Básica. Nesse aspecto, pretende-se promover a articulação entre conteúdos específicos e a reflexão sobre a prática em sala de aula, bem como discutir a utilização de recursos, informatizados ou não, voltada ao desenvolvimento de metodologia compatível com os novos paradigmas educacionais. |
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Aprofundar a formação inicial do professor de Matemática de Ensino Fundamental e Médio relativamente a conteúdos, procedimentos e modos próprios de produção do conhecimento matemático de forma a favorecer sua autonomia no exercício da ação docente na Educação Básica. Destaca-se, para tanto, a discussão de tópicos básicos de Estatística, Lógica, Teoria dos Números, Geometria, Álgebra e Análise. |
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Buscar uma melhor compreensão sobre os objetivos, as dificuldades e os desafios que cercam os processos de ensino-aprendizagem em Matemática. Isso inclui a discussão e a reflexão sobre as novas tendências da Educação Matemática e dos documentos oficiais para a fase de ensino visada. |
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Incentivar o professor a tornar-se investigador da própria prática, por meio da discussão de subsídios teóricos que possam embasar uma avaliação contínua de seu trabalho de forma a poder melhor adequá-lo constantemente. Tanto o trabalho com projetos como o processo de pesquisa, visando à elaboração de dissertação ao final do curso, são particularmente importantes para a consecução desse objetivo. |
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Desenvolver espírito crítico e familiaridade com bibliografia especializada a fim de que o professor se torne, em sua escola, um agente de melhoria da qualificação de seus próprios colegas. Tanto a discussão dos conteúdos disciplinares como os processos de reflexão e de pesquisa para a elaboração da dissertação de mestrado são importantes no desenvolvimento de tais competências. |
Informações para seleção de candidatos estão divulgadas no Edital de
Seleção no endereço: www.ime.usp.br/posmpemat |