|
|
||||
30 ANOS DA RPM
A RPM – Revista do Professor de Matemática chega ao seu número 80 e completa 30 anos de publicação ininterrupta, um feito raro no Brasil para uma revista voltada ao ensino e ao aperfeiçoamento de professores de Matemática da educação básica. No segundo semestre de 1982, a RPM publicou seu folheto de lançamento e logo depois o seu primeiro número. Nos primeiros anos, a periodicidade da revista era de dois números anuais e, a partir de 1995, passou a ser de três números anuais. Durante todo esse tempo de vida, a RPM mudou várias vezes o seu visual e agora se apresenta em tamanho maior e em cores – uma “revista bonita, grande, colorida e com figuras amplas”, como sempre pediu o saudoso professor Geraldo Ávila, membro do Comitê Editorial da RPM desde a sua fundação, autor de muitos artigos e de importantes livros para quem estuda e ensina Matemática. Acreditamos que, com a mudança no visual, a revista ficou mais moderna, atraente e com leitura mais agradável; o mais importante, entretanto, continua sendo o seu conteúdo. É pela qualidade dos textos, escritos pelos seus leitores e colaboradores, que a RPM tem sido constantemente usada por professores do ensino fundamental, do ensino médio, por alunos e professores dos cursos de licenciatura e tem sido apreciada por profissionais de outras áreas, amantes da Matemática. Vemos com orgulho que artigos da RPM integram outras publicações da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, fazem parte de bibliografias indicadas para concursos de ingresso na carreira docente, são utilizados em disciplinas e em monografias de conclusão de cursos de licenciatura em Matemática e são reproduzidos em Portugal em publicações destinadas a professores. Além disso, lembramos que artigos selecionados da revista deram origem à Coleção Explorando o Ensino – Matemática, em três volumes, do Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, e a dois volumes destinados aos alunos do programa de iniciação científica da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O Comitê Editorial (CE) da revista tem até hoje membros que dele fazem parte desde o primeiro número – outros entraram, outros se foram. A necessária renovação de ideias é garantida pelos membros novos e pelas valiosas e constantes contribuições de inúmeros leitores, sem as quais a revista não existiria. A também necessária manutenção do objetivo principal da RPM é garantida pelos que aqui estão desde sempre: por meio de seus artigos e de suas seções ser um ponto de encontro entre professores do nível básico, do nível superior e pesquisadores, acreditando que o bom professor quer saber mais para ensinar melhor. Nós, membros do CE da RPM, agradecemos a confiança de nossos assinantes por todos esses anos e esperamos poder continuar nesse trabalho conjunto, RPM e professores, contribuindo para a melhoria da educação em nosso país. Comitê Editorial da RPM
COM A PALAVRA A PRESIDÊNCIA DA SBM Estimado leitor da Revista do Professor de Matemática. Chegamos ao número 80 da RPM! São trinta anos de publicação sem interrupções, uma façanha absolutamente notável para uma publicação que sempre contou com recursos limitados e que sempre dependeu do carinho de seus leitores e do voluntariado generoso dos colegas que, servindo no Comitê Editorial com todo talento e dedicação, fazem a RPM para o professor e com o professor. Ao longo dessas três décadas, a RPM foi evoluindo, acompanhando o avanço da nossa Escola Básica, sem nunca abrir mão da qualidade e sem nunca perder de vista a vivência e os interesses de seu público-alvo. Por isso estamos assinalando esta ocasião especial com novas e excitantes mudanças. Nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Matemática vem se empenhando energicamente na causa da melhoria do ensino e das condições de trabalho de professores, especialmente na Escola Básica. Para isso, a SBM vem coordenando iniciativas de grande envergadura. O Projeto Klein em Língua Portuguesa (klein. sbm.org.br) visa tornar acessíveis, a professores e alunos, importantes avanços da Matemática no século 20. Esse projeto é uma parceria com as Sociedades Brasileiras de Educação Matemática (SBEM), de História da Matemática (SBHMat) e de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), além da OBMEP, e é financiado pela CAPES. O PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (www.profmat-sbm. org.br) oferece mais de 1.500 vagas por ano para professores da Escola Básica em todo o território nacional. Os seus alunos, que são professores na rede pública, se beneficiam de bolsa de estudos da CAPES. Diversas outras ações em prol da formação do professor, algumas delas no âmbito dos Colóquios de Matemática das Regiões, estão em marcha, por iniciativa da SBM. Tudo isso, juntamente com o acréscimo acentuado do número de associados, vem conferindo à RPM um papel cada vez mais importante no âmbito da atuação da SBM. Por essa razão, e para assinalar o presente aniversário, a Diretoria da SBM, com a colaboração do Comitê Editorial, decidiu dar à RPM uma nova cara e um novo corpo. A partir deste número 80, novas seções, novo visual e novos enfoques vão tornar a RPM ainda mais bonita e mais interessante, para um público cada vez mais amplo. De velho, só o valor da assinatura! Esperamos que todos desfrutem desta “nova RPM’’ como nós desfrutamos! Cordialmente, Hilário Alencar
|