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Ubirajara Favilli
O artefato O artefato consiste em um disco de madeira de 0,5 cm de espessura e 16 cm de raio, com um furo de 2 mm no centro e dois diâmetros perpendiculares marcados com caneta. Na circunferência do disco colamos uma tira de borracha – um pedaço de câmara de ar de pneu.
O artefato em uso Vejamos um exemplo de uso desse disco na visualização do conjunto solução da equação sen x =
Desenhamos na lousa um par de eixos cartesianos ortogonais, um círculo do tamanho do disco de madeira, centrado na origem, e marcamos os pontos A, M e N como na figura. O ponto A representa a origem dos arcos.
Em seguida, marcamos os pontos A, M e N no disco de madeira e colocamos uma gota de tinta a óleo, na borracha em volta do disco, em cada um dos pontos M e N. No passo seguinte, fixamos na lousa, com fita adesiva, uma série de folhas brancas de papel nas quais marcamos uma reta ordenada e sua origem. Agora o disco deverá “rolar sem escorregar” em cima da reta marcada no papel. Esse procedimento pode ser feito com o auxílio de um prego passando pelo orifício do disco, que será segurado por uma mão de cada lado. Girando o disco em sentido horário e anti-horário sobre a reta, as soluções - Vale ainda observar que o artefato permite que se apresente aos alunos a belíssima curva que os pontos M e N descrevem no plano que contém a circunferência trigonométrica, a cicloide (ver RPM 59). Para o ponto M tem-se: Pode-se dizer, então, que as soluções em Para visualizar a solução de inequações trigonométricas em Repetimos o processo, e aparecem “carimbados” na reta real os segmentos correspondentes aos intervalos abertos de números reais que são soluções da inequação: ou seja, S = {x
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