|
|
||||
Marcia Barbara Bini
Entendo como professora, em sala de aula, que o maior desafio enfrentado atualmente é conquistar os alunos para que sejam reais parceiros na construção dos conhecimentos. O que eu percebo é que os alunos que se envolvem em atividades propostas durante a aula, sendo parceiros do professor, conseguem aperfeiçoar seus conhecimentos e são mais bem sucedidos no papel de alunos. Apresento aqui uma atividade que tenho utilizado para esse fim. A atividade consiste em uma frase oculta que deve ser descoberta. Para isso o aluno precisa efetuar os cálculos e substituir o valor encontrado pela letra correspondente. Sendo assim, ainda durante o desenvolvimento, o aluno consegue perceber, por si só, se cometeu algum erro. Veja a carta-código:
O código fornecido é:
Resposta: VOCÊ É LEGAL PORQUE ESTUDA MATEMÁTICA Essa tarefa tem contribuído no sentido de transformar o ambiente da sala de aula, ampliando a participação dos estudantes que se sentem motivados para descobrir a mensagem oculta. É fundamental que o professor visite os estudantes durante a atividade para mediar o exercício com perguntas, comparações e explicações complementares. Convido os colegas professores a criar outras cartas-código e a apresentá-las aos seus alunos. __________________________________________________ Respostas do jogo crisson |