Marcia Barbara Bini
Professora de escola pública – SC


Carta-código: Uma atividade para sala de aula

Entendo como professora, em sala de aula, que o maior desafio enfrentado atualmente é conquistar os alunos para que sejam reais parceiros na construção dos conhecimentos.

O que eu percebo é que os alunos que se envolvem em atividades propostas durante a aula, sendo parceiros do professor, conseguem aperfeiçoar seus conhecimentos e são mais bem sucedidos no papel de alunos.

Apresento aqui uma atividade que tenho utilizado para esse fim. A atividade consiste em uma frase oculta que deve ser descoberta. Para isso o aluno precisa efetuar os cálculos e substituir o valor encontrado pela letra correspondente. Sendo assim, ainda durante o desenvolvimento, o aluno consegue perceber, por si só, se cometeu algum erro. Veja a carta-código:

23 + 70 + 2 2 × 32 50 – 7 × 7 18 ÷ (2 + 1)
60 ÷ 70 × (2 × 5)

82 – 6 × 9

24 – 10 (33 + 4 × 3) (80 – 8) ÷ 3 × 8 52 – 3 × 5

(52 – 22) – (72 – 6 × 5) 6 + 2 × 6 23 – 50 25 : (4 × 1) 100 : (5 × 5) (10 × 6):(2 × 5)

(4 × 12) ÷ 8 25 – 4 × 3 72 + 1 102 – 2 × 72 (42 + 52) – 32 60 ÷ 10 × 2

62 – 50 – 2 (4 + 5) ÷ 3 102 ÷2 62 ÷ 6 3 × 10 + 3 × 1

35 ÷ 34 43 – 2 × 7 30 + 22 25 ÷ (4 × 8) 62 ÷ 3 × 4

O código fornecido é:

a c e g l o v p r q u s t d m i
3 1 6 39 10 18 11 2 7 8 4 20 50 32 33 5

Resposta: VOCÊ É LEGAL PORQUE ESTUDA MATEMÁTICA

Essa tarefa tem contribuído no sentido de transformar o ambiente da sala de aula, ampliando a participação dos estudantes que se sentem motivados para descobrir a mensagem oculta. É fundamental que o professor visite os estudantes durante a atividade para mediar o exercício com perguntas, comparações e explicações complementares. Convido os colegas professores a criar outras cartas-código e a apresentá-las aos seus alunos.

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Respostas do jogo crisson