PAINEL I: ESCOLHENDO O MELHOR PLANO DE TELEFONIA

Rogério César dos Santos
UnB – FUP

Ao verificar os detalhes da conta de meu telefone fixo, observei que há um pagamento mínimo de 37 reais para cada mês, que o preço da ligação, por minuto, para aparelho fixo é de 12 centavos e, para celular, é de 74 centavos. O pagamento mínimo significa que, se a soma dos preços de minhas ligações for inferior a 37 reais, eu pago os 37 reais; se essa soma ultrapassar os 37 reais, então pago os preços estabelecidos pelos minutos de ligação.

O cálculo do valor da fatura na “vida real” pode ser um pouco diferente do que faremos aqui. Vamos admitir que, se x é o tempo, em minutos, de ligações mensais para um aparelho fixo e y para um aparelho celular, o valor da fatura, S1, é calculado pela expressão

Essa é a opção 1 fornecida pela operadora.

Uma outra opção da operadora é me oferecer um valor mínimo reduzido, de 15 reais, mas daí o custo da ligação aumentaria para 15 e 95 centavos, respectivamente, para aparelho fixo e celular. Seria a opção 2. Nesse caso, ovalor da fatura, S2, seria calculado por

A funcionária me explicou que essa segunda opção é mais adequada para quem liga menos. Qual é a melhor opção pra mim?

Vamos representar, em um sistema de coordenadas, as regiões do primeiro quadrante que determinam os diferentes valores das faturas:

R1 = {(x,y) |0,15x + 0,95y < 15}

R2 = {(x,y) |15 < 0,15x + 0,95y < 37}

R3 = {(x,y) | 0,15x + 0,95y > 37 e 0,12x + 0,74y < 37}

R4 = {(x,y) | 0,12x + 0,74y > 37}

Observando a figura, vemos que:

S1 = (0,12x + 0,74y) reais > 37 reais na região R4 e S1 = 37 reais no complementar, ou seja, na união das regiões R1, R2 e R3.

S2 = (0,15x + 0,95y) reais > 15 reais na união das regiões R2, R3 e R4 e S2 = 15 reais no complementar, ou seja, na região R1.

Região R1

S1 = 37 reais e S2 = 15 reais, logo a melhor é a opção 2.

Região R2

S1 = 37 reais e S2 = (0,15x + 0,95y) reais < 37 reais, logo a melhor é a opção 2.

Região R3

S1 = 37 reais e S2 = (0,15x + 0,95y) reais > 37reais, logo a melhor é a opção 1.

Região R4

S1 = (0,12x + 0,74y) reais < (0,15x + 0,95y) reais = S2, logo a melhor é a opção 1.

A tabela mostra alguns exemplos.

 

PAINEL II: Melhor opção de recuperação

Rogério César dos Santos
UnB – FUP

 

A média de uma disciplina é dada da seguinte maneira: adicionam-se as três notas aplicadas no semestre e divide-se a soma por 3. A recuperação pode ser feita de duas formas: uma é substituir a menor das três notas pela nota da prova de recuperação e refazer a média; a outra é adicionar a nota da prova de recuperação com a média das três notas e dividir a soma por 2.

Suponha que as notas de um aluno tenham sido 5, 4 e 4 durante o semestre e 6 na recuperação, sendo 5 a nota mínima para aprovação.

Então, na primeira opção, devemos substituir uma das notas 4 pela 6 e refazer a média: média final = (5 + 6 + 4)/3 = 5. Já na segunda opção, faríamos [(5 + 4 + 4)/3 + 6]/2 = 31/6 = 5,2, arredondando. Nesse caso, a segunda opção é mais vantajosa para o aluno.

Em quais situações a primeira opção é melhor e em quais é pior para o aluno?

Sejam 0 a b c as notas obtidas em ordem crescente. Vamos supor também que < 5, de modo que o aluno deverá fazer a prova de recuperação. Chame de x a nota da prova de recuperação. Na primeira opção, a média final seria f(x) = . Na segunda, seria g(x) = .

Vamos olhar para a função diferença ( f – g)(x) = , cujo gráfico é uma reta de inclinação –1/6 e cuja raiz, r, tal que (f g)(r) = 0, é r = b + c a; sendo 0 a b c, temos r 0.

Se x > r = b + c a, (f g)(x) < 0 e o melhor é ir pela segunda opção.

Se x < r = b + c a, (f g)(x) > 0 e o melhor é ir pela primeira.

Se x = r = b + c a, as duas opções dão a mesma média final:

g(r) = f(r) =

 

PAINEL III: Usando semelhança de triângulos

Alex de Brito Coelho
UNIGRANRIO

 

Em uma aula do saudoso Professor Morgado, no curso para professores de Matemática no IMPA, o brilhante mestre resolveu uma questão tradicional, “O problema das torneiras”, utilizando o método da redução à unidade. Mais tarde, numa outra etapa do curso, fomos convidados a apresentar soluções para questões semelhantes, envolvendo o mesmo assunto. Minha preferência pela Geometria fez com que desenvolvesse uma solução diferente da apresentada pelo professor para a questão abaixo.

Uma vela queima completamente em três horas, e outra, da mesma altura, queima completamente em 4 horas. Depois de quanto tempo, após o início do processo, uma vela terá o dobro da altura da outra?

Imaginando as velas com altura H e supondo que o tempo de queima de ambas é proporcional à diminuição da altura, representei o problema num plano cartesiano. Denotei por x a abscissa dos pontos de alturas h e 2h nas retas que representam a queima das velas.

Os triângulos sombreados na figura 1 são retângulos e semelhantes, o mesmo acontecendo com os triângulos sombreados na figura 2. Dessas semelhanças obtemos

1 (figura 1) e 1 (figura 2).

Então, , que leva a 8(3 – x) = 3(4 – x), implicando x = 2,4h. Observe que isso significa x = 2h24min.

Achei a solução interessante e procuro apresentar problemas desse tipo aos alunos quando apresento o assunto semelhança de triângulos, enfatizando que tal conteúdo é ferramenta importante mesmo fora do contexto geométrico.

 

 

Resposta dos probleminhas...

1. 27
2. André
3. 1 × 26 × 345 = 8 970