Responsável: Alciléa Augusto
Correspondência
RPM – Cartas do leitor
IME/USP – Cidade Universitária
Rua do Matão, 1010, bloco B, sala 105
05508-090 – São Paulo, SP

 

Uma vida exemplar

Recebemos de nosso leitor e colaborador, o professor Joaquim Trotta, o livro Coletânea dos escritos de Joaquim Trotta e seus amigos, uma publicação da tada de 2009, com a descrição de experiências educacionais realizadas desde a década de 50 do século passado até os nossos dias.

Além de professor que foi premiado com estágio no Centro Internacional Pedagógico de Sèvres, França (Cartas do Leitor, RPM 50), Trotta foi o introdutor, no Brasil, dos Albergues da Juventude, nos moldes modernos.

A obra citada comemora, entre outras datas, os 30 anos da criação do Albergue Muxarabi. “O primeiro contato dos fundadores do movimento no Brasil deu-se em 1956, na França, quando um casal de brasileiros, Yone e Joaquim Trotta, que estudavam em Paris, conheceram o movimento e resolveram trazer a ideia ao Brasil.”

(http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=8787)

O professor Trotta reproduz, na Coletânea, o trecho sobre a Lei Áurea e o Visconde de Sabugosa (Cartas do leitor, RPM 67).

RPM

Aos 84 anos, o professor continua em atividade e com saúde. Parabéns, professor Trotta.

 

Médias e arredondamentos

Escreve-nos o colega Josenildo da Cunha Lima, de Areia, PB, sobre um aluno que foi reprovado tendo obtido a soma 27,9 das notas dos 4 bimestres e não tendo comparecido à prova final. A média mínima para aprovação sem a prova final era 7. O professor argumenta que, com média 6,975, esse aluno deveria ter sido aprovado. Com efeito, a média deveria ser arredondada para os décimos e, com isso, a nota final do aluno seria 7,0 e não 6,9. O professor cita a regra de arredondamento constante em Matemática e realidade (Iezzi, Dolce e Machado, 8 série, 5 edição, Editora Atual, 2005, p. 30), pela qual o último algarismo é mantido quando o primeiro algarismo desprezado seja menor que 5 e, em caso contrário, o último algarismo sofre o acréscimo de 1 unidade.

RPM

De fato, essa é a diferença entre truncamento de um número (quando se consideram os primeiros algarismos do número) e o arredondamento, quando o último algarismo considerado pode sofrer um acréscimo de acordo com a regra acima. No caso das médias escolares, o regimento deve indicar o número de casas decimais e qual o tipo de aproximação adotado no cálculo das médias.

 

Uma boa notícia

O professor Elon Lages Lima está decidido a retomar a seção da RPM Conceitos e Controvérsias. Os leitores dos primeiros números lembram-se da discussão de temas como “Quanto vale 00?”, “Círculo ou Circunferência?”, “Por que o produto de menos por menos dá mais?”, entre outros.

O professor de Matemática enfrenta várias divergências encontradas nos livros didáticos e nem sempre tem uma ideia da melhor escolha ou da importância dessa escolha. O professor Elon está disposto a conversar com os leitores sobre essas divergências. Para tanto, o professor interessado pode enviar a questão pelo correio (indicando seção Conceitos e Controvérsias no envelope) ou por e-mail (indicando seção Conceitos e Controvérsias no assunto).

 

 

A correspondência deve ser enviada para:
IME – USP, Revista do Professor de Matemática
Seção Conceitos e Controvérsias
Rua do Matão, 1010, bloco B, sala 105
São Paulo, SP. CEP: 05508 – 090
Ou e-mails para: rpm@ime.usp.br