Em 2009, a Associação Olimpíada Brasileira de Matemática, apoiada pelo IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pelo MEC, aplicou em algumas escolas brasileiras as tradicionais provas de Matemática elaboradas pela Associação Internacional Kangourou Sans Frontières. Atualmente esse evento cultural-científico é promovido em 46 países, reunindo mais de 5 milhões de estudantes em todo o mundo. Informações podem ser encontradas nos sites www.math-ksf.org/ e www.mathkang.org/. A proposta da Canguru é desenvolver nos estudantes o gosto pela Matemática por meio de problemas interessantes e divertidos (difíceis ou não), sem o caráter competitivo que têm as olimpíadas.

As provas da Canguru, que são elaboradas por uma equipe internacional de professores matemáticos, servem como instrumento de medida das habilidades matemáticas do aluno no âmbito da escola e, para a escola, servem como instrumento de medida do aproveitamento dos seus alunos em nível internacional, já que a Matemática envolvida na prova leva em conta o currículo de países com alto nível de Educação. As provas, compostas de testes objetivos, cinco alternativas, com questões em ordem de dificuldade crescente, são nos níveis:

Ensino fundamental: Nível E-Ecolier (4 e 5 anos), Nível B-Benjamin (6 e 7 anos) e Nível C-Cadet (8 e 9 anos). Ensino médio: Nível J-Junior (1 e 2 séries) e Nível S-Student (3 série).

Podem participar as escolas, públicas ou privadas, que desenvolvem o ensino do 5 ano do ensino fundamental II à 3 série do ensino médio.

A seguir apresentamos algumas questões das provas da Canguru de 2009 dos níveis E e B. Os números originais das questões foram mantidos. As provas completas, com respostas, podem ser encontradas em www.obm.org.br.

Nível E: Problemas de 3 pontos

 

2. Onde está o canguru?

(A) Dentro do círculo e do triângulo, mas fora do quadrado.
(B) Dentro do círculo e do quadrado, mas fora do triângulo.
(C) Dentro do triângulo e do quadrado, mas fora do círculo.
(D) Dentro do círculo, mas fora do quadrado e fora do triângulo.
(E) Dentro do quadrado, mas fora do círculo e fora do triângulo.

 

4. Num painel luminoso formado por pequenas lâmpadas quadradas está escrito o número 930 (veja figura). Quantas lâmpadas devem acender-se ou apagar-se para que o painel mostre o número 806?

(A) 5        (B) 6         (C) 7         (D) 8         (E) 9

 

6. Antônio construiu um caminho em seu jardim, usando 10 lajotas de 4 dm de largura por 6 dm de comprimento. Antônio pintou uma linha preta ligando os centros das lajotas, conforme desenho abaixo. Qual é o comprimento dessa linha?

(A) 24 dm            (B) 40 dm            (C) 46 dm            (D) 50 dm            (E) 56 dm

 

7. Sofia lançou um dado quatro vezes e obteve um total de 23 pontos. Quantas vezes ela obteve 6 pontos?

(A) 0        (B) 1        (C) 2        (D) 3        (E) 4

Nível E: Problemas de 4 pontos

 

9. Num grupo de dança há 25 rapazes e 19 moças. A cada semana, 2 novos rapazes e 3 novas moças entram para o grupo. Depois de quantas semanas o número de rapazes será igual ao número de moças nesse grupo?

(A) 6        (B) 5        (C) 4        (D) 3        (E) 2

 

10. Ao repartir um chocolate, Pedro tirou uma barra com 5 tabletes (pedaços) para seu irmão e, em seguida, tirou outra barra com 7 tabletes para sua irmã, conforme indicado na figura. De quantos tabletes o chocolate original era composto?

(A) 28        (B) 32         (C) 35        (D) 40        (E) 54

 

15. Três esquilos, Taco, Teco e Tico, recolheram 7 castanhas. Todos coletaram diferentes números de castanhas e cada um deles achou pelo menos uma. Taco recolheu o maior número de castanhas e Teco, o menor número.
Quantas castanhas Tico recolheu?

(A) 1        (B) 2         (C) 3        (D) 4        (E) impossível dizer

Nível E: Problemas de 5 pontos

 

19. Um agente secreto precisa decifrar um código de 6 dígitos. Ele sabe que a soma dos dígitos nas posições pares é igual à soma dos dígitos nas posições ímpares. Os números a seguir têm 6 dígitos, alguns dos quais substituídos pelo símbolo *. Qual desses números poderia ser o código?

(A) 81**61        (B) 7*727*        (C) 4*4141        (D) 12*9*8        (E) 181*2*

 

22. Às 6h15min o fantasma sumiu e o relógio, que mostrava corretamente as horas, ficou maluco, passando a girar seus ponteiros ao contrário, com a velocidade normal. Eis que o fantasma reaparece às 19h30min. Nesse momento, que horas o relógio maluco estava mostrando?

(A) 17h        (B) 17h45min        (C) 18h30min        (D) 19h        (E) 19h15min

Nível B: Problemas de 3 pontos

 

4. O menor dos algarismos a serem apagados do número 12323314 de modo a se obter um número de mesmo valor quando lido da esquerda para a direita e da direita para a esquerda é

(A) 1        (B) 2        (C) 3         (D) 4        (E) 5

 

5. Há três caixas: uma branca, uma vermelha e uma azul. Uma delas contém uma barra de chocolate, outra contém uma maçã e outra está vazia. O chocolate está na caixa branca ou vermelha e a maçã não está na branca nem na azul. Qual a caixa em que está o chocolate?

(A) branca    (B) vermelha    (C) verde    (D) vermelha ou verde    (E) impossível determinar

 

7. Uma ponte foi construída sobre um rio, cuja distância entre as margens é 120 metros. Um quarto da ponte está sobre a margem esquerda do rio e outro quarto da ponte fica sobre a margem direita do rio. Qual é o comprimento total da ponte?

(A) 150 m        (B) 180 m        (C) 210 m        (D) 240 m        (E) 270 m

 

8. O desenho apresenta quadrados de três tamanhos diferentes. O lado do menor quadrado mede 20 cm. Qual é o comprimento da linha destacada com traço mais grosso?

(A) 380 m        (B) 400 m        (C) 420 m        (D) 440 m        (E) 1680 m

Nível B: problemas de 4 pontos

 

15. Oito cartões numerados de 1 a 8 são colocados nas caixas A e B, de modo que a soma dos números dos cartões de uma caixa é igual à soma dos números dos cartões da outra caixa. Se há apenas 3 cartões na caixa A, então você pode ter certeza de que

(A) 3 cartões na caixa B têm número ímpar.
(B) 4 cartões na caixa B têm número par.
(C) o cartão 1 não está na caixa B.
(D) o cartão 2 está na caixa B.
(E) o cartão 5 está na caixa B.

 

16. A “torre” do desenho é formada por três polígonos de perímetros iguais: um quadrado, um retângulo e um triângulo equilátero. O lado do quadrado mede 9 cm. Qual é a medida do lado do retângulo indicado na figura?

(A) 4 cm        (B) 5 cm        (C) 6 cm        (D) 7 cm        (E) 8 cm

 

17. Queremos preencher uma caixa retangular de medidas 30 × 30 × 50 com cubos rígidos iguais. Qual é o menor número de cubos que permite fazer isso?

(A) 15        (B) 30        (C) 45        (D) 75        (E) 150

Nível B: Problemas de 5 pontos

 

21. Há quatro afirmações sobre o inteiro positivo A:

A é divisível por 5.
A é divisível por 11.
A é divisível por 55.
A é menor do que 10.

Sabe-se que duas dessas afirmações são verdadeiras e as outras duas são falsas. Então A é igual a

(A) 0        (B) 5        (C) 10        (D) 11        (E) 55

 

22. O sólido representado tem 6 faces triangulares, com um número em cada vértice. A soma dos números dos vértices em cada face é igual para todas as faces. Os números 1 e 5, conforme figura, são dois dos cinco números dos vértices. Qual é a soma desses cinco números?

(A) 9        (B) 12        (C) 17        (D) 18        (E) 24

 

26. Canguru pensa um número inteiro e o escreve na caixa B do diagrama. Então segue um dos possíveis caminhos definidos pelas flechas, fazendo os cálculos indicados. É possível que Canguru possa obter o número 2009 quando chegar à caixa F?

(A) Sim, por qualquer um dos três possíveis caminhos.
(B) Sim, por dois dos caminhos, começando com o mesmo número em B.
(C) Sim, por dois dos caminhos, começando com números diferentes em B.
(D) Sim, indo por somente um dos três possíveis caminhos.
(E) Não, não é possível.

 

28. Numa tabela 4 × 2, dois números são escritos na primeira linha. Cada linha seguinte contém a soma e a diferença dos números escritos na linha anterior, conforme mostrado na tabela ao lado. Numa tabela 7 × 2, preenchida da mesma maneira, os números da última linha são 96 e 64. Qual é a soma dos números que foram escritos na primeira linha?

(A) 8        (B) 10        (C) 12        (D) 20        (E) 24

 

 

Gabarito
Nível E: 2-B, 4-B, 6-C, 7-D, 9-A, 10-D, 15-B, 19-D, 22-A
Nível B: 4-C, 5-A, 7-D, 8-C, 15-D, 17-C, 16-C, 21-B, 22-C, 26-B, 28-D.