Ronaldo Costa Josino
Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus
Grossos – RN

Experiência em sala de aula

Como professor de Matemática do ensino fundamental do colégio municipal de minha cidade, gosto de ler os artigos da RPM, à procura de desafi os ou histórias interessantes que eu possa levar para meus alunos. Dou preferência a desafios não muito difíceis, pois esses os alunos resolvem, apreciam e por isso pedem mais. Com desafi os difíceis, alguns alunos acabam perdendo o interesse.

Olhando o artigo do professor Chico Nery, na RPM 70, p. 17, percebi que comigo ocorrera algo semelhante. Em uma de minhas aulas no 7o ano fundamental, falando sobre números ímpares, pares, primos, quadrados perfeitos, pedi que os alunos fatorassem alguns números grandes à procura de quadrados perfeitos. Passado algum tempo, um aluno me mostrou o que tinha feito, dizendo:

— Olhe, professor, que coisa interessante.

1 + (1 + 2) = 4, que é um quadrado perfeito;

4 + [(1 + 2) + 2] = 9, que é um quadrado perfeito.

— Descobri que basta somar 2 ao acréscimo anterior, somar ao quadrado obtido, para obter o quadrado seguinte. Veja:

 

1 + (1 + 2) = 4

4 + (3 + 2) = 9;

9 + (5 + 2) =16;

16 + (7 + 2) =25;

25 + (9 + 2) = 36;

36 + (11 + 2) = 49;

49 + (13 + 2) = 64

e assim por diante.

— Não é legal, professor? O senhor sabia disso?

Para não tirar o brilho dos seus olhos, eu respondi: — Não, olha aí, cara, legal, tente encontrar outras relações entre números.

Não fiz para ele a demonstração algébrica:

n2 + [(2n – 1) + 2] = (n + 1)2.

Quem sabe se, mais adiante, ele vai descobri-la por si só.

O certo é que o aluno saiu com um brilho nos olhos indescritível, e eu saí com a certeza de que esse aluno jamais vai esquecer essa ciência tão bela.

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USANDO QUADRINHOS NA SALA DE AULA

Eddie Sortudo deseja que a Matemática fique a seu favor, acreditando que, com isso, a munição do inimigo acabe. Supondo que ele gasta 1 segundo para pronunciar cada número, quanto tempo gastará para chegar ao 10?

Observando que a sequência escolhida pelo Eddie Sortudo é:

a1 = , a2 = , a3 = , a4 = , observe que an = , n Î

Para chegar ao 10, fazemos 10 = n/8 e obtemos n = 80. Portanto, eles irão para cima dos inimigos depois de 80 segundos. Esse argumento pode ser utilizado mesmo no ensino fundamental. No ensino médio, pode-se observar que se trata de uma PA de 1º termo 1/8 e razão 1/8.

Enviado por Carlos Alberto M. de Assis

 

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