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Um
laboratório de Matemática para deficientes visuais: o colega Aristóteles
E. Ferreira, de Itabaiana-PB, montou um tal laboratório, abrangendo tópicos
do 1º e 2º graus e com poucos gastos. Deixa à disposição do leitor
interessado o seu endereço, Praça Epitácio Pessoa, 46 – CEP: 58.360
– Itabaiana – PB. O colega Luis A. P. Aguire, do Recife-PE, entre outras perguntas, lança a seguinte: Quais as vantagens ou desvantagens que os jovens matemáticos encontram, hoje em dia, ao enfrentar o mercado de trabalho? Vamos responder ao colega, contando das experiências que conhecemos?
O
colega Manoel H. C. Botelho de São Paulo – SP, sugere que se inclua uma
seção “Vamos trocar figurinhas?”, na nossa Revista, na qual os
leitores tenham oportunidade de contar sobre as raridades bibliográficas
de que possam dispor, para empréstimo ou cópia ou mesmo para que outros
leitores possam procurá-las em bibliotecas ou “sebos”. Vamos
participar? A colega Márcia Oshiro, de Porto Alegre – RS, conta uma interessante experiência e sugere que a divulguemos. Ao mostrar um livro japonês de Origami (nossas “dobraduras”) ao prof. Imenes ele a surpreendeu perguntando se já fizer alguma experiência em classe. Conta ela que, pouco depois disso, teve oportunidade de aplicar Origami no ensino de Geometria na 5ª série e que foi um sucesso. Assim ela nos sugere o tema “Origami + Matemática”, com o objetivo de identificar as diferentes formas geométricas criadas na seqüência de cada dobradura e de distinguir os diversos tipos de ângulos: retos, rasos, complementares, etc. E o material usado pode ser bem simples com papel, tesoura, lápis de cor e... muita imaginação. A
colega Roseli S. Boava, de Barueri – SP, sugere que publiquemos um
artigo sobre um modo interessante de apresentar propriedades da multiplicação
de números naturais aos alunos da 5ª série. Aguardamos a manifestação
dos demais colegas. -
Alguns colegas, entre eles os professores de Matemática da E.E. 8 de
Setembro de Estância Velha – RS, escrevem contando que já utilizaram
artigos da RPM em sala de aula. RPM: Aém de serem sempre um estímulo para a equipe que trabalha para a RPM, estas informações, com mais detalhes quando possível, servem de subsídios para os próximos números. Gratos.
A
colega Vera Lúcia F. S. Lima, de Porto Alegre – RS – além de
palavras de muito estímulo quando conta que a RPM desperta o desejo nos
professores de remodelarem suas aulas – pede informações sobre cursos,
seminários e simpósios relacionados ao Ensino de Matemática. RPM:
Temos solicitado aos diversos centros que nos mandem estas notícias para
a seção “O que vai por aí” e alguns as enviam, como o IME-USP que
tem sempre anunciado seus cursos de Verão. Dada a periodicidade de um
semestre, estas notícias, muitas das vezes não chegam a tempo.
Aproveitamos a oportunidade para lembrar aos organizadores de tais cursos
ou reuniões que a RPM é hoje um veículo eficaz de contacto com o
professor de Matemática. As notícias que são divulgadas no final do
semestre precisam chegar à nossa redação no início do semestre. -
O colega Sidney Carlos Ferrari, de Ipaussu – SP, gostaria de receber
informações sobre cursos de pós-graduação em matemática. RPM: Há muitos destes cursos em nosso país. As informações sobre ingresso, requisitos, prazos, etc. variam de lugar para lugar. Em geral, os Departamentos de Matemática das Universidades oficiais (federais ou estaduais) e o IMPA remetem estas informações pelo correio aos interessados.
- O prof. Gelson Iezzi, diretor da Atual Editora e assessor Editorial da RPM, em suas viagens pelo Brasil ao divulgar a nossa Revista, tem ouvido reclamações de colegas que deixam de receber a RPM depois de terem recebido alguns números. Quando isto acontecer, escreva-nos contando o fato e, se possível, inclua a última etiqueta que recebeu ou, pelo menos, o CEP do endereço no qual recebeu o último número. O assinante cuja Revista nos é devolvida pelo correio é cancelado do cadastro, de modo que, o leitor que tenha mudado de endereço, sem nos avisar, corre o risco de ter sua assinatura cancelada. Estes cuidados são necessários em virtude da gratuidade da assinatura, mas não queremos “sonegar” de nossos colegas os números da RPM. |