Suely Druck
Diretora Acadêmica da OBMEP
UFF, RJ

 

Novidades na OBMEP
PICME, PECI, Problemas da 15na e um tetracampeão!

Os estudantes universitários medalhistas da OBMEP ganharam um novo programa; trata-se do PICME, um Programa de Iniciação Científica com bolsas do CNPq − Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, seguido de um Programa de Mestrado com bolsas da CAPES − Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O PICME será inteiramente desenvolvido em Programas de Pós-Graduação em Matemática credenciados pela CAPES. É importante ressaltar que o PICME não se restringe aos estudantes de Matemática; ele é aberto a estudantes de qualquer curso superior e o objetivo é oferecer uma formação matemática sólida a estudantes também de outras carreiras.

A organização do PICME foi feita no início do ano, quando se reuniram no IMPA os coordenadores de pós-graduação dos Programas participantes do PICME, representantes da CAPES e do CNPq com a Direção Acadêmica da OBMEP. O PICME teve início em março deste ano com 656 estudantes inscritos, medalhistas da OBMEP no período 2005-2008.

Outra iniciativa é a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI) que pretende colocar medalhistas da OBMEP na disputa pela representação do Brasil em olimpíadas internacionais. Um grupo de 36 alunos foi selecionado em março e já se iniciaram os trabalhos de preparação − como em qualquer olimpíada, os atletas têm que receber uma preparação especial para competirem com segurança. Essa é também uma boa oportunidade para alunos de várias partes do país, e que gostam de Matemática, trocarem experiências. Estão todos, alunos e preparadores, muito entusiasmados.

"Problemas da 15na" é a nova seção no site da OBMEP-2009 que pretende desafiar e divertir alunos, professores e simpatizantes da Matemática com aquele prazer de raciocinar e descobrir. A cada quinzena são apresentados 3 problemas, um de cada nível, e as soluções dos problemas da quinzena anterior. Todos podem enviar soluções e propostas de novos problemas. Temos recebido soluções, até mesmo de universitários, e também mensagens de estudantes que nos escrevem para relatar que não conseguiram resolver o problema, mas informam que só de tentar se sentiram mais motivados a estudar Matemática. Motivar o estudo da Matemática e mostrar sua beleza estão entre nossos objetivos.

Em 2008 a OBMEP completou sua 4ª edição e ganhou um tetracampeão, Gerson Tavares Camara de Souza, de São Paulo/SP, medalhista de ouro nos 4 anos. Para completar a nossa satisfação, Gerson foi aprovado no vestibular da USP/SP para o curso de Engenharia Elétrica. Ele é um dos inscritos no PICME.

No dia 15 de abril foi realizada a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP, na Escola Naval no Rio de Janeiro, para os medalhistas de ouro de 2008. A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, dos ministros de Educação e de Ciência e Tecnologia e do governador do Rio de Janeiro, entre outras autoridades. Durante a cerimônia foram homenageados dois alunos: Gerson, nosso tetra, e Maria Clara Mendes de Pirajuba/MG, trimedalhista de ouro da OBMEP e medalhista de ouro da OBM-2008. Além de participar da cerimônia, os medalhistas fizeram um passeio pelo Rio de Janeiro e uma visita ao Museu da República, onde foram homenageados com um coquetel.

Confira todas essas novidades no site www.obmep.org.br