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Responsáveis Envie suas perguntas para: ♦ É válido? Um leitor de MS transcreveu o teste abaixo de um exame vestibular: Calculando-se (–1/243)a onde a = –2/5, obtém-se: a) –81 b) –9 c) 9 d) 81 e) um número não real e escreveu que não encontrou nos livros didáticos o conceito de potência racional de um número negativo (ap/q, a < 0). Pergunta se é válido escrever RPM É válido, mas a questão poderia levantar dúvidas. A RPM examinou uns poucos livros didáticos e não encontrou neles as propriedades de potências quando a base é um número negativo. Além disso, são famosos os aparentes paradoxos como, por exemplo, –1 = (–1)1 = (–1)2/2 = [(–1)2]1/2 = 11/2 = 1. No conjunto C dos números complexos fica claro como lidar com expoentes racionais de números negativos. Lá, "extrair raízes" é uma operação que leva a mais de uma resposta e pode-se provar que, sendo m e n primos entre si, (zn)1/m = (z1/m)n, ou seja, as duas potências representam o mesmo conjunto de m valores (o que explica 57 o aparente paradoxo: em C, 11/2 representa o conjunto {-1, 1}, em R, 1). Contudo, no caso em que m é ímpar, não há nenhum problema em definir a raiz m-ésima de um número real qualquer da maneira usual ( é o único número real x tal que xm = a), e depois elevar a raiz m-ésima à potência n. Não há nem necessidade de passar por C. ♦ Significado e origem de palavras Professores escrevem para esta seção, pedindo o significado de termos usados em Matemática. Algumas vezes as respostas já estão na RPM e o CD da revista (ou a memória) ajudam localizá-las. Perguntas recentes: Qual é a origem da palavra "seno"? Ver RPM 8, p.13. Um leitor viu num livro que "Henry Briggs (o dos logaritmos) foi professor saviliano da Universidade de Oxford" e pediu o significado de saviliano. RPM: Em 1619, Sir Henry Saville, matemático inglês, fundou uma cadeira de Geometria e uma cadeira de Astronomia na universidade de Oxford. Saville exigiu que o professor da cadeira de Geometria ensinasse integralmente os Elementos de Euclides, as cônicas de Apolônio e as obras completas de Arquimedes. Henry Briggs foi um professor dessa cadeira de Geometria. Daí o nome "professor saviliano de Geometria". Por que os números naturais que possuem apenas dois divisores naturais são chamados primos? Tem alguma comparação com o significado de parentesco? RPM: primo vem do latim primus com o significado de primário, primeiro, primitivo. ♦ Futebol Um professor de Brasília pediu a solução da questão: Considere que a Copa do Mundo de futebol de 2010, que será realizada na África do Sul, siga o mesmo modelo da última Copa, com a participação de seleções de 32 países, sendo: 14 da Europa, 5 da África, identificados pelas primeiras oito letras do alfabeto, que cada grupo será composto pelo mesmo número de seleções e que, além disso, todas as seleções terão as mesmas chances de serem escolhidas nesse sorteio. Com referência a essa situação, e sabendo que o primeiro grupo formado é o A, depois o grupo B e assim sucessivamente, julgue o seguinte item (havia vários): d) A probabilidade de uma seleção não ser sorteada para integrar o grupo A ser sorteada para integrar o grupo B é inferior a 1/20. RPM O enunciado é um pouco obscuro; talvez alguma palavra tenha sido omitida ou acrescentada por engano. Tal como está, a questão dá margem a duas possíveis interpretações: 1) A probabilidade de uma seleção não ser sorteada para integrar o grupo A e ser sorteada para integrar o grupo B é inferior a 1/20. (Observamos que a primeira condição é, a rigor, supérflua. O sorteio para o grupo B implica o não-sorteio para o A.) Seja X a seleção. Probabilidade de X não ser sorteada no grupo A: C31,4 /C32,4 = 7 /8. Probabilidade de X ser sorteada no grupo B: C27,3 /C28,4 =1/ 7 , pois, ao formar o grupo B, existem 32 – 4 = 28 equipes disponíveis. Contam-se os subconjuntos de 3 seleções escolhidas dentre 27 (X não, e as 4 do grupo A também não) e a cada um desses subconjuntos acrescenta-se a equipe X. O resultado final, por causa do "e" , será 2) A probabilidade de uma seleção não (___) sorteada para integrar o grupo A ser sorteada para integrar o grupo B é inferior a 1/20. Com essa redação, sabe-se que a seleção X não foi sorteada para integrar o grupo A e se quer saber qual é a probabilidade de ela ser sorteada para o grupo B. Ao formar o grupo B, há 28 seleções disponíveis, incluindo X. A probabilidade de X ser sorteada é C27,3 /C28,4 =1/ 7 > 1/20 (ou, de modo equivalente, 1−C27,4 /C28,4 =1− 6/ 7 =1/ 7 ). |