Márcio Andrade Monteiro

As regras de divisibilidade são ensinadas desde a 4 série do ensino fundamental, porém, mesmo em séries mais avançadas, os livros didáticos e os professores não costumam justificar tais regras. Quando eu era estudante de educação básica, olhava aquelas regras curiosas e ficava pensando como foram descobertas. Já estudante de graduação em Matemática, consegui descobrir sozinho a lógica das regras de divisibilidade.

Quando trabalhei, uns anos atrás, em um curso preparatório, criei o Clube da Matemática. Esse clube era formado, em geral, por alunos de 8 série do ensino fundamental e 1 ano do ensino médio. Inseri nas atividades do Clube, não a demonstração formal das regras, mas uma boa explicação usando casos particulares que indicam o caminho para generalizações.

Outra experiência foi com meu filho este ano. Ele cursa a 6 série e resolvi mostrar a ele, de maneira simples, a justificativa para as regras de divisibilidade.

Os resultados foram excelentes com alto grau de assimilação. Mostrarei, então, como a atividade foi desenvolvida.

 

     1ª Parte

O primeiro passo é lembrar aos alunos que, devido ao sistema de numeração decimal, qualquer número inteiro pode ser escrito em termos de potências de 10. Assim, 2 345 = 2 x 103 + 3 x 102 + 4 x 10 + 5 e um número qualquer de quatro algarismos será abcd = a x 103 + b x 102 + c x 10 + d, a ≠ 0. É aconselhável apresentar casos com mais algarismos para fixar melhor a idéia.

 

     2ª parte

É interessante começar com um caso mais simples. Eu comecei, nas duas experiências, com as regras de divisibilidade por 3 e por 9 e com números de quatro algarismos.

N = abcd = a x 103 + b x 102 + c x 10 + d = 1000a + 100b + 10c + d = 999a + 99b+ 9c + (a + b + c + d) = 3(333a + 33b + 3c) + (a + b + c + d) = 9(111a + 11b + c) + (a + b + c + d).

Para os alunos do Clube da Matemática, que são mais adiantados, nem precisei falar mais nada, pois a dedução deles foi imediata. Para o meu filho, comecei com um exemplo numérico e depois fiz o caso geral.

Ficou fácil para os alunos sacar que, se tivermos 2 ou 1000 algarismos, o desenvolvimento é o mesmo. Se o grupo for mais avançado em Matemática, pode-se usar, no final, uma representação genérica do tipo

an an-1 ... a1a0 = an10n + an-1 10n-1+ ... + a110 + a0 =

an(10n −1) + an-1(10n-1 − 1) + ... + a1(10 − 1) + an + an-1+...+ a1+ a0),

mostrando que 10n − 1 = 99 ... 9 = 9 x 11 ... 1 é múltiplo de 3 e de 9.

Nesse momento, é possível encaixar outro resultado interessante e prático: os restos das divisões de abcd e de a + b + c + d por 9 (ou 3) são iguais. Vejamos o caso da divisão por 9:

a + b + c + d = 9q + r, sendo o resto r tal que 0 < r < 8. Assim, N = 9(111a + 11b + c) + (a + b + c + d) = 9(111a + 11b + c) + 9q + r = 9k + r.

Agora fica claro que os restos são os mesmos. Nesse caso, há necessidade de trabalhar um pouco mais com os alunos, mas a compreensão é tranqüila.

 

     3ª parte

Apresente para os alunos a explicação das regras de divisibilidade por 2 e 4 e induza-os a ver que as regras para potências de 2 seguem o mesmo padrão. Com o meu filho, fomos fazendo juntos apenas as regras por 2 e 4. No Clube da Matemática, com alunos da 8 série em diante, houve sucesso na tarefa. Reproduzirei a seguir o raciocínio de um dos seus alunos.

“Posso escrever um número de cinco algarismos,

N = abcde = 104a+ 103b+ 102c+ 10d + e, de várias maneiras:

(1): N = 2(5 000a + 500b + 50c + 5d) + e = 2k + e = 21+ e.

(2): N = 4(2 500a + 250b + 25c) + 10d+ e = 4k + de = 22k + de.

(3): N = 8(1 250a + 125b) + 100c + 10d+ e = 8k + cde = 23k + cde.

Assim, dá para perceber que, à medida que aumenta a potência de 2, ‘a gente vai pegando’ mais algarismos do número.

21: pego um algarismo, o último.

22: pego dois algarismos, os dois últimos.

23: pego três algarismos, os três últimos.

E assim segue. Logo, para abcde ser divisível por 4, de tem que ser divisível por 4; para ser por 8, cde tem que ser, e assim por diante.”

Para que perder a oportunidade de aumentar sua realização profissional? É tão bom desmistificar as coisas em Matemática, construir os conceitos, as regras e as fórmulas junto com os alunos, o que, certamente, facilitará a assimilação do conteúdo.

 

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Espaço Aberto

Contextualização ou insensatez?

 

De concursos por aí:

1. Eu tenho duas sobrinhas cujas idades são raízes da equação x2 − 5x + 6 = 0. Quais as idades de minhas sobrinhas? (RPM: contextualizou?)

2. As cidades A e B distam 30 km. Um carro parte de A em direção de B e pára ao atingir 0,733333... do percurso. Quantos quilômetros o carro percorreu? (RPM: alguém conseguiu medir 0,733333... do percurso?)

(Contribuição de Michel Spira, UFMG.)