Cláudio Possani
Élvia Mureb Sallum

IME-USP

Soluções e Sugestões
RPM - Problemas
Caixa Postal 66281
05311-970 São Paulo, SP

 

 

     Problemas

259. Seja P(x) = x10 + a1x9 + a2x8 + ... + a9x + 1, com ai > 0, i = 1, ..., 9. Prove que, se as raízes de P são reais, então P(2) > 310.

260. Dado um segmento AB, achar, justificando, o lugar geométrico dos pontos X que são vértices de triângulos ABX tais que a medida do ângulo interno no vértice A é o dobro da medida do ângulo interno no vértice B.

261. Dados (n + 1) números inteiros positivos, nenhum deles maior que 2n, n > 2, mostre que

a) existem dois deles tais que um é múltiplo do outro;

b) existem dois deles que são primos entre si.

(Enviado por D. Raphael.)

262. Uma matriz quadrada 3 x 3 é formada por números inteiros, sendo dois deles pares e os demais ímpares, distribuídos de forma eqüiprovável. Calcule a probabilidade de o determinante dessa matriz ser um número ímpar. Resolva o mesmo problema para uma matriz 4 x 4, com dois termos pares e catorze ímpares.

 

     ...e probleminhas

1. Uma escola tem 18 professores. Um deles se aposenta e é substituído por um professor de 22 anos. Com isso, a média aritmética das idades dos professores diminui de 2 anos. Qual a idade do professor que se aposentou?

2. Numa caixa há 21 envelopes fechados. Dentro de 7 deles há uma nota de R$ 50,00 e dentro de outros 7 uma nota de R$ 100,00. Sete envelopes estão vazios. Como efetuar a distribuição dos 21 envelopes entre 3 pessoas de modo que cada uma receba a mesma quantia em dinheiro e o mesmo número de envelopes?

3. César e Sergião são amigos e gostam de fazer caminhadas. Enquanto César dá 4 passos, Sergião dá 5 passos, contudo, 2 passos de César equivalem a 3 passos de Sergião. Certo dia eles resolveram caminhar juntos, porém o César chegou atrasado e o Sergião já havia dado 20 passos. Quantos passos César teve que dar para alcançar seu amigo que não alterou o seu ritmo até o momento do encontro?

(Tirados do livro Para gostar de Matemática, de Chico Nery.)

Respostas na seção Cartas.

 

     Soluções dos problemas propostos na RPM 60

250. Na figura, temos duas circunferências tangentes em A. Mostre que os segmentos DE e BC são paralelos.

Solução

-Para mostrar que os segmentos DE e BC são paralelos basta mostrar que os ângulos alternos internos e -. Para isso considere a reta t tangente às duas circunferências no ponto A. Como ângulos inscritos e semi-inscritos num arco de circunferência medem a metade do arco, tem-se que

-

(Solução enviada por diversos leitores.)

251. Sabe-se que o número de 7 algarismos 21358ab, em que a é o dígito das dezenas e b o das unidades, é divisível por 99. Determine a e b.

Solução

Como 21358ab é divisível por 99, temos que 21358ab = 99q, q natural e 0 < a, b < 9.

Logo,

2135800 < 99q < 2135899 ou 21573,7373... < q < 21574,7373... . Sendo q um natural, então, q = 21574.

Assim, 21358ab = 99. 21574 = 2135826, o que implica a = 2 e b = 6.

252. (Teste da diagonal) Dois retângulos ABCD e ABCD’ são sobrepostos como na figura. -Prove que os retângulos são semelhantes se e só se as diagonais AC e AC’ estão na mesma reta. Logo, para verificar se dois retângulos são semelhantes, basta colocá-los como na figura e verificar se as diagonais AC e AC’ estão na mesma reta.

Solução

Suponhamos inicialmente que as diagonais estejam na mesma reta. Nesse caso, os -triângulos ABC e ABC’ são semelhantes e, portanto, - Analogamente, prova-se que os triângulos ACD e ACD’ são semelhantes. Logo,

-

o que implica a semelhança dos retângulos ABCD e ABCD’.

Vamos agora provar a recíproca. Suponhamos que os retângulos sejam semelhantes. Temos então - e, como os ângulos em B e B’ são retos, os triângulos ABC e ABC’ são semelhantes. Assim, os ângulos - e -são congruentes e, portanto, as diagonais estão na mesma

253. Determine o resto da divisão de 1299 + 1499 por 169.

Solução

Das igualdades -

-

temos -

Logo, o resto da divisão de 1299 + 1499 por 169 = 132 é igual ao resto da divisão de - por 169, que é 39.

É interessante observar que não podemos fazer, para calcular o resto, asimplificação - pois os quocientes das duas divisões indicadas nas frações são iguais, mas os restos não.

(As redações das soluções dos problemas 251, 252 e 253 são de Cíntia Cristina da Silva, SP, baseadas em soluções enviadas por vários leitores.)

-254. Um retângulo ABCD está dividido, por paralelas aos lados, em 9 retângulos menores. Sabendo que os números na figura indicam as áreas dos retângulos correspondentes, provar que a área de ABCD é maior ou igual a 90.

Solução

-Se x, y, z, w, t e s são as medidas dos segmentos indicados na figura, temos z = 9y e w = 3x. Além disso, de xy = 1 vem y = 1/x e, como st = 10, então A= área (ABCD) =

-

Ora, - é a média aritmética dos números - que tem média geométrica igual a -

Como a média aritmética de dois números positivos é maior ou igual a sua média geométrica e vale a igualdade se e só se os números são iguais, temos A> 50 + 40 = 90 e A = 90 se e só se t = 2x.

(Solução enviada por Zoárd Geócze, MG.)

-255. Na figura, ABCD é um quadrado, AOB é uma semicircunferência e X é um ponto do quadrado tal que XQ = XP, sendo XQ a distância de X ao lado BC, e P a intersecção de XA com a semicircunferência. Qual é o lugar geométrico desses pontos X, tais que XQ = XP ?

Solução

Considere um sistema de coordenadas com origem em A e com eixos nas retas determinadas por AD e AB. Nesse sistema, seja X = (x, y) um ponto genérico do lugar geométrico procurado e B = (b, 0).

Se x = 0, somente o ponto D estará no lugar geométrico. Se x ≠ 0, o ponto P = (α, β) deve ser solução do sistema

-

Para solução do sistema há 3 casos a considerar:

-1) y = 0 e encontramos apenas os pontos do segmento AB, exceto A.

2)y ≠ 0 e α= 0 implica β = 0 e P = (0, 0).

Então X deve ser eqüidistante do ponto P (foco) e da reta (diretriz) x = b. Logo, o L.G. será um arco de parábola.

Determinemos sua equação

d2(X, P) = x2 + y2 = (b x)2 ou

y2 = −2bx + b2, 0 < x <b/2 e y > 0.

3) y ≠ 0 e α≠ 0.

De -temos - então com esses valores d2(X, P) = (x −α)2 + (y −β)2 = (b x)2 fornece, após cálculos e simplificações, x2 + y2 = b2, 0 < x < b e y > 0, que é um arco de circunferência.

(Solução enviada por Nelson Tunala, RJ.)

Relação dos leitores que enviaram soluções dos problemas da RPM 59
01. Ailton Artimos da Mata, RJ: todos
02. Aldo Correia Saldanha, MG:250,251,253,255
03. Alexandre N. Marcolino, PE: 251, 254
04. Amadeu Carneiro de Almeida, RJ: todos
05. Amaro J. de Oliveira, PE: 250, 251, 252, 253
06. Américo Antonio Frigo, SP: 251, 253, 254
07. Antonio Ferreira Sobrinho, SP: 251, 253, 254
08. Antonio Matos dos Santos, PR: 250, 251, 253
09. Astrogildo Ubaiara Brito, AP: 251
10. Carl Henning Schinke, RJ: 250, 251, 252, 255
11. Cláudio Velloso, RJ: todos
12. Clayton Bacelar Lima, SP: 250, 251, 253, 255
13. Davi da Silva Antunes, SP: todos
14. Diego Eduardo Lieban, RS: todos
15. Divaldo Portilho F. Jr, DF: todos
16. Edivaldo Cesar Camarotti Martins, SP: todos
17. Ednardo Lino da Silva, CE: 251, 253, 254
18. Eduardo Luis.Estrada, SP: 251, 252, 253, 254, 255
19. Emerson Donizeti Biajoti, SP: todos
20. Erik S.da C.e Silva, RJ: 250,251,252,254,255
21. Eudes Antonio da Costa, TO: 251, 252
22. Fabiano Donizete da S. Luzetti, SP: todos
23. Francisco Blasi Jr, SP: 250, 251, 254, 255
24. Francisco Oliveira de Lima, PA: 251, 252, 253
25. Fredson Alves Pinto, GO: 251, 253
26. Geraldo Perlino Jr, SP: 250,251,253,254,255
27. Gilberto G. Garbi, PR: 250,251,252,254,255
28. Izail Cardoso da Fonseca, RJ: 251, 252, 253, 254
29. Jaime Oliveira, SE: 250, 251, 255
30. João Fernandes de Moura, RJ: todos
31. Jonas Dutra Soares, MG: 250, 251, 253
32. José Guedes dos Santos Jr, PE: 253
33. José Maria Freitas, CE: 251
34. José Renato C. e Carneiro, SP: 251, 253
35. José Trobia, PR: 251, 254
36. Jucilene Rocha Santos, PI: 251, 252, 253
37. Luis Alexandre Chiconello, SP: 255
38. Manoel de A. Barreto Filho, BA: todos
39. Manoel J.de J.de Almeida, RJ: 250, 251, 252, 253, 255
40. Manoel V. de Matos Neto, PI: 250, 251
41. Marcos P.F.de Araújo, RJ: 250, 252, 253, 254, 255
42. Maria R. Fernandes da Silva, MG: todos
43. Mauro F. de Souza, RJ: 250, 251, 253, 255
44. Milton de Oliveira, SP: todos
45. Milton D.Maciel, SP: 250,251,252,254,255
46. Nelson Tunala, RJ: todos
47. Nilton F. R. Hack, RS: 250, 251, 252, 253
48. Nilton Silveira, MG: 250, 252, 253, 255
49. Paulo Sérgio C. Lino, RS: todos
50. Ricardo Normando B. N. Neto, PE: todos
51. Ricardo R. Ferro, SP: 250,251,252,254,255
52. Rider A.de Mattos, BA: 250, 251, 252, 254
53. Robério L.deCarvalho, CE:250,251,253, 254
54. Rogério C.dos Santos,GO: 250,251,252, 254
55. Rosileni Conceição L. Marques, RJ: todos
56. Rossi A.Nogueira, SP: 251, 252, 253, 255
57. Sebastião M.dos Santos, MG: 250, 251, 253, 254, 255
58. Sérgio dos Santos Correia Jr, RJ: todos
59. Sérgio Soares Blaia, SP: 251
60. Silvia M.C.Rigoleto, SP: 250, 251, 252, 254
61. Tsunediro Takahashi, SP: todos
62. Zilton Gonçalves, RJ: 250,251,252,253,254
63. Zoárd A. L. Geócze, MG: todos

Relação de premiados (indicados pelos números da lista de acertadores)

Os ganhadores do CD-ROM da RPM contendo os números de 1 até 60 são os acertadores: 1, 4, 11, 13, 14, 15, 16, 19, 22, 30, 38, 42, 44, 46, 49, 50, 55, 58, 61 e 63. Os ganhadores da Assinatura da RPM que compreende os números 63, 64 e 65 da revista são os acertadores: 18, 20, 26, 27, 39, 41, 45, 51, 57 e 62.

Os ganhadores do livro do MEC, Coleção Explorando o Ensino Matemática volume 3, são os acertadores: 2, 5, 10, 12, 23, 28, 43, 47, 48, 52, 53, 54, 56 e 60. As assinaturas estão registradas no cadastro da RPM e os CDs e os livros serão enviados pelo correio ao endereço que consta no cadastro (o das escolas para os professores responsáveis pela OBMEP).

ATENÇÃO

Embora tenhamos enviado os números 60, 61 e este número 62 da revista a todos os professores responsáveis pela OBMEP nas suas escolas, temos informações que muitos não receberam algum ou todos os números. Verifiquem nas suas escolas o recebimento desses exemplares e dos prêmios indicados acima.