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259. Seja P(x) = x10 + a1x9 + a2x8 + ... + a9x + 1, com ai > 0, i = 1, ..., 9. Prove que, se as raízes de P são reais, então P(2) > 310. 260. Dado um segmento AB, achar, justificando, o lugar geométrico dos pontos X que são vértices de triângulos ABX tais que a medida do ângulo interno no vértice A é o dobro da medida do ângulo interno no vértice B. 261. Dados (n + 1) números inteiros positivos, nenhum deles maior que 2n, n > 2, mostre que a) existem dois deles tais que um é múltiplo do outro; b) existem dois deles que são primos entre si. (Enviado por D. Raphael.) 262. Uma matriz quadrada 3 x 3 é formada por números inteiros, sendo dois deles pares e os demais ímpares, distribuídos de forma eqüiprovável. Calcule a probabilidade de o determinante dessa matriz ser um número ímpar. Resolva o mesmo problema para uma matriz 4 x 4, com dois termos pares e catorze ímpares.
1. Uma escola tem 18 professores. Um deles se aposenta e é substituído por um professor de 22 anos. Com isso, a média aritmética das idades dos professores diminui de 2 anos. Qual a idade do professor que se aposentou? 2. Numa caixa há 21 envelopes fechados. Dentro de 7 deles há uma nota de R$ 50,00 e dentro de outros 7 uma nota de R$ 100,00. Sete envelopes estão vazios. Como efetuar a distribuição dos 21 envelopes entre 3 pessoas de modo que cada uma receba a mesma quantia em dinheiro e o mesmo número de envelopes? 3. César e Sergião são amigos e gostam de fazer caminhadas. Enquanto César dá 4 passos, Sergião dá 5 passos, contudo, 2 passos de César equivalem a 3 passos de Sergião. Certo dia eles resolveram caminhar juntos, porém o César chegou atrasado e o Sergião já havia dado 20 passos. Quantos passos César teve que dar para alcançar seu amigo que não alterou o seu ritmo até o momento do encontro? (Tirados do livro Para gostar de Matemática, de Chico Nery.)
250. Na figura, temos duas circunferências tangentes em A. Mostre que os segmentos DE e BC são paralelos. Solução
(Solução enviada por diversos leitores.) 251. Sabe-se que o número de 7 algarismos 21358ab, em que a é o dígito das dezenas e b o das unidades, é divisível por 99. Determine a e b. Solução Como 21358ab é divisível por 99, temos que 21358ab = 99q, q natural e 0 < a, b < 9. Logo, 2135800 < 99q < 2135899 ou 21573,7373... < q < 21574,7373... . Sendo q um natural, então, q = 21574. Assim, 21358ab = 99. 21574 = 2135826, o que implica a = 2 e b = 6. 252. (Teste da diagonal) Dois retângulos ABCD e A’B’C’D’ são sobrepostos como na figura. Solução Suponhamos inicialmente que as diagonais estejam na mesma reta. Nesse caso, os o que implica a semelhança dos retângulos ABCD e A’B’C’D’. Vamos agora provar a recíproca. Suponhamos que os retângulos sejam semelhantes. Temos então 253. Determine o resto da divisão de 1299 + 1499 por 169. Solução Das igualdades temos Logo, o resto da divisão de 1299 + 1499 por 169 = 132 é igual ao resto da divisão de É interessante observar que não podemos fazer, para calcular o resto, asimplificação (As redações das soluções dos problemas 251, 252 e 253 são de Cíntia Cristina da Silva, SP, baseadas em soluções enviadas por vários leitores.)
Solução
Ora, Como a média aritmética de dois números positivos é maior ou igual a sua média geométrica e vale a igualdade se e só se os números são iguais, temos A> 50 + 40 = 90 e A = 90 se e só se t = 2x. (Solução enviada por Zoárd Geócze, MG.)
Solução Considere um sistema de coordenadas com origem em A e com eixos nas retas determinadas por AD e AB. Nesse sistema, seja X = (x, y) um ponto genérico do lugar geométrico procurado e B = (b, 0). Se x = 0, somente o ponto D estará no lugar geométrico. Se x ≠ 0, o ponto P = (α, β) deve ser solução do sistema Para solução do sistema há 3 casos a considerar:
2)y ≠ 0 e α= 0 implica β = 0 e P = (0, 0). Então X deve ser eqüidistante do ponto P (foco) e da reta (diretriz) x = b. Logo, o L.G. será um arco de parábola. Determinemos sua equação d2(X, P) = x2 + y2 = (b − x)2 ou y2 = −2bx + b2, 0 < x <b/2 e y > 0. 3) y ≠ 0 e α≠ 0. De (Solução enviada por Nelson Tunala, RJ.)
Relação de premiados (indicados pelos números da lista de acertadores) Os ganhadores do CD-ROM da RPM contendo os números de 1 até 60 são os acertadores: 1, 4, 11, 13, 14, 15, 16, 19, 22, 30, 38, 42, 44, 46, 49, 50, 55, 58, 61 e 63. Os ganhadores da Assinatura da RPM que compreende os números 63, 64 e 65 da revista são os acertadores: 18, 20, 26, 27, 39, 41, 45, 51, 57 e 62. Os ganhadores do livro do MEC, Coleção Explorando o Ensino − Matemática volume 3, são os acertadores: 2, 5, 10, 12, 23, 28, 43, 47, 48, 52, 53, 54, 56 e 60. As assinaturas estão registradas no cadastro da RPM e os CDs e os livros serão enviados pelo correio ao endereço que consta no cadastro (o das escolas para os professores responsáveis pela OBMEP). ATENÇÃO Embora tenhamos enviado os números 60, 61 e este número 62 da revista a todos os professores responsáveis pela OBMEP nas suas escolas, temos informações que muitos não receberam algum ou todos os números. Verifiquem nas suas escolas o recebimento desses exemplares e dos prêmios indicados acima.
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