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Temas do 1.º grau: Os colegas Eurípedes Mariano, Sobradinho-DF e Nancy Koch, Londrina-PR, pedem que a RPM publique mais tópicos ligados aos programas das 5.as as 8.as séries do 1.º grau. RPM: Já temos publicado alguns destes tópicos, como, regra de três, equações do 1.º e 2.º graus, porcentagem e área, inequações. Aguardamos do nosso colegas mais colaboração em temas deste nível. - Uma significativa mudança de endereço em nosso cadastro: Foi com muita emoção que lemos a carta dum colega do vizinho país do Uruguai comunicando sua mudança de endereço para R..., n.º ... Ao lado, a antiga etiqueta estampa: “6.º Piso do Cárcere Central”. Ele apresenta seus agradecimentos à Comunidade Matemática Brasileira pelo envio da RPM e acrescenta: “a chegada dos números da RPM ao cárcere tinha um duplo valor para mim: por um lado o importante e interessante material e por outro... era um reconfortante estímulo para outros companheiros de prisão a preocupação de vocês em manter um colega informado...” RPM: Bem vindo, colega, ao convívio dos homens livres.
É grande o volume de correspondência recebido pela RPM. As cartas que só contêm pedidos de assinatura não são respondidas porém o nome do professor é incluído no cadastro de assinantes a fim de que lhe sejam enviados os números futuros. Quando o pedido chega logo após a remessa de um número (meses de junho e novembro), o professor poderá ficar sem notícias da RPM por um período de aproximadamente três meses, quando então é feita nova remessa daquele número. Pedidos de informação só são respondidos no caso em que esta informação não esteja publicada nos números da RPM. Pedimos a compreensão do colega para este procedimento que permite à RPM tornar menores seus custos e, assim, continuar distribuindo gratuitamente os dois números por ano.
Inspirado no segundo “Probleminha” da seção de Problemas do número anterior (RPM, n.º 5, pág. 48), o colega Eduardo I. Nunes, Rio de Janeiro – RJ, escreveu os números de 0 a 100, intercalando sinais de operações entre os algarismos de 1984 e apresentou um solução mais elegante para o número 23 do que aquela que se encontra à página 33 daquele número da RPM:
23 = -1 . 9 + 8
. 4
E, brindando o Ano Novo, o colega
partiu para a mesma tarefa com 1985. Até o número
Escreve-nos o leitor Edilson de C.
Feitosa, de Fortaleza – CE, apresentando uma outra prova para o problema da
pirâmide e do tetraedro: sendo o
ângulo entre duas faces do tetraedro regular e
o ângulo entre duas faces
triangulares da pirâmide quadrangular, pela lei dos cossenos aplicada a
triângulos convenientes, obtêm-se:
Sendo os dois ângulos de medidas compreendidas entre 0 e , conclui-se que o que prova que há dois pares de faces coplanares no sólido descrito no referido artigo.
Diversos leitores têm escrito para a RPM pedindo informações sobre o livro “O Ensino da Matemática na Escola Secundária por meio de Aplicações” de H. Fremont, resenhado na seção Livros do último número (RPM nº. 5, pág. 54). Infelizmente não existe ainda uma versão deste livro em Português. A SBM está envidando esforços no sentido de publicar uma tradução desta obra de tão grande valia para o professor de Matemática.
Agradecemos os votos de Feliz Ano Novo que nos foram enviados por Euvaldo de Oliveira, Aracaju-SE, Ismael V. Ferreira, Brasília-DF, Fernando C. de Medeiros, Poços de Caldas-MG, Eduardo I. Nunes, Rio de Janeiro-RJ, Vangel L. Rueda, Catanduva-SP, Paika Realizações Gráficas, PUC/SP e Selma T. Ohashi, São Paulo-SP, e Biblioteca Visconde de Mauá, Cruz Alta-RS, além de outras às quais já respondemos.
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