Sudoku é um quebra-cabeça supostamente inventado por Euler (1707-1783). Foi encontrado, em 1997, numa revista japonesa (sob o nome sudoku, "número solitário") pelo neozelandês Wayne Gould, juiz aposentado de Hong Kong. Gould apaixonou-se pelo quebra-cabeça e criou um software que gera milhares de sudokus, com diferentes graus de dificuldade, porém todos com solução única. Em 2004 convenceu o Times de Londres a publicar diariamente um deles. Foi um sucesso imediato. Desde então sudoku está em centenas de jornais e desafia milhares de pessoas em todos os continentes. No Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo publica diariamente um sudoku.

Resolver um sudoku não requer conhecimentos de Matemática, mas requer um pouco de raciocínio e lógica. Talvez por isso seja interessante apresentá-lo aos nossos alunos.

Abaixo estão dois sudokus. O leitor interessado poderá encontrar muitos outros na Internet. Resolver um sudoku consiste em colocar os algarismos de 1 até 9, sem repetir, em cada linha, em cada coluna e em cada um dos nove quadrados 3x3.

Boa sorte!