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Temos recebido de leitores,
colegas professores de Matemática, vários relatos de experiências
em sala de aula. Selecionamos dois para divulgação entre
nossos leitores.
A regra
diz que os ângulos internos do Z são iguais.
Aplicação 1 Aplicação 2 Usando a regra do Z, teremos a figura abaixo.
Quando se trabalha com números, depara-se
com certas propriedades curiosas, sendo interessante buscar, em sala
de aula, a verdadeira natureza dessas propriedades, mostrando como se
obtêm os resultados anunciados.
A propriedade numérica aqui salientada é a relação entre um número e outro formado pela permutação de seus algarismos.
Então o professor se deleita ao proferir o número 1 089, ou o quadrado de 33, para os mais versados. Exemplos
Vejamos uma justificativa do por que isso acontece. Denotamos o número de três algarismos por abc, abc = 100a + 10b + c, com c - a > 1. O segundo número é sempre maior do que o primeiro porque c > a, portanto devemos fazer (100c + 10b + c) - (100a + 10b + c):
Começando fazer a subtração, como a < c temos que “emprestar” 10 do 10b, ficando
Continuando a subtração, temos que “emprestar” 100 do 100c, ficando
Observe que 10 + a - c e c - a - 1 estão estritamente entre 0 e 9, portanto são, respectivamente, o algarismo das unidades e das centenas da diferença. Efetuando a soma indicada, obtemos:
mostrando que a soma sempre é 1089.
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