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Temos duas “novidades”. O professor Sérgio Alves, um dos responsáveis por essa seção desde a RPM 31, está sendo substituído nessa tarefa pelo professor Antônio Luiz Pereira, do IME - USP, um de nossos editores. A RPM quer, de público, agradecer a valiosa colaboração do professor Sérgio Alves, sabendo que poderá continuar contando com o seu apoio e ajuda e, ao mesmo tempo, dar as boas vindas ao professor Antônio Luiz Pereira na sua nova função. A segunda novidade é que neste número estaremos atendendo a solicitação de um único leitor, de Marília, SP, que escreveu:
RPM Todos nós, professores, que já trabalhamos na elaboração de testes para concursos, sabemos o quão difícil é produzir uma prova grande sem erros. Por mais cuidado que se tome, um ou outro erro pode acabar escapando. Por outro lado, a análise desses erros pode ser muito instrutiva o que nos leva a atender a solicitação do leitor. Questão 46
Em relação a esses dados, é possível
afirmar que a moda é Provavelmente a questão foi anulada porque com a informação dada no enunciado é impossível determinar a moda da distribuição. Na distribuição original (que associa a cada idade o número de alunos que tem aquela idade) a moda é, por definição, a idade à qual corresponde o maior número de alunos. Não é difícil construir exemplos de distribuições com modas diferentes que tem a mesma distribuição por intervalos. Logo, o conhecimento da distribuição por intervalos não determina de maneira única a moda da distribuição. (Professor Flávio W. Rodrigues) Questão 57 a) no conjunto dos números inteiros nem sempre
é possível efetuar a operação de subtração. A questão tem vária impropriedades. Talvez ela tenha sido anulada porque as alternativas d) e e) dependem da interpretação das frases “nem sempre é (ou sempre é) possível efetuar a operação de divisão no conjunto dos números racionais”. Porque em conjuntos numéricos nunca é possível efetuar uma divisão por zero, algumas pessoas considerariam o zero automaticamente excluído da questão e optariam pela alternativa e) que é a do gabarito. Outras pessoas considerariam correta a alternativa d) justamente porque não existe divisão por zero. (Professora Renate Watanabe) Questão 58 (Carl Sagan, “Bilhões e bilhões”) O texto acima refere-se a uma situação da economia norte-americana. No Brasil, a aposentadoria está atrelada ao valor
do salário mínimo (R$240,00 desde 01/04/2003). Se a inflação
nos próximos anos ficar em torno de 10% ao ano, o valor do salário
mínimo, decorridos 3 anos sem reajuste, seria de aproximadamente: Provavelmente a questão foi anulada porque o grande astrônomo Carl Sagan parece não ter sido bom aluno de Matemática no colégio e seu texto está errado! Segundo ele, a resposta seria 175, mas, em verdade, a resposta é 180. Uma inflação de 5% não reduz o valor de 1 dólar a 0,95 dólar e sim a 1/1,05 dólar. Isto está explicado no fim do capitulo 3 do livro de Zani, Wagner e outros Progressões e Matemática Financeira, publicado pela SBM na Coleção do Professor de Matemática. A resposta correta da questão é 240/(1,1)3 que vale aproximadamente 180. (Professor Augusto C. Morgado) Questão 66 a)... b)... c)... d)... e)... Provavelmenete a questão foi porque a circunferência maior
está circunscrita a apenas uma figura: o quadrado.
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