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Márcio
Andrade Monteiro
Ao estudar os pontos notáveis de um triângulo, baricentro, incentro, ortocentro e circuncentro, dois alunos meus de uma turma de curso preparatório para o concurso de admissão ao Colégio Naval (concurso este que exige a 8a série do ensino fundamental, mas com grau de dificuldade das provas bastante alto, principalmente em Matemática) observaram uma propriedade interessante do ortocentro: O simétrico do ortocentro em relação a um lado pertence à circunferência circunscrita. Fernando Lucatelli, 14 anos, e Alex Moroguma, 15 anos, iniciaram estudando o caso do triângulo acutângulo, que é o mais interessante, e depois estenderam o resultado para os triângulos retângulo e obtusângulo. Vejam o que eles fizeram.
Considere um triângulo ABC inscrito em uma circunferência. Traçando, pelos vértices, segmentos perpendiculares aos lados opostos teremos as alturas e que se cortam em H, ortocentro de ABC. As retas suportes das alturas cortarão a circunferência em M, N e P, respectivamente. Proposição
Demonstração Se e , então e são complementares e , pois o triângulo FCB é retângulo. Além disso, e são ângulos inscritos relativos ao mesmo arco BM, logo . Os triângulos CHD e MCD são congruentes, (caso ALA) e, portanto, , como queríamos demonstrar. Repetindo o mesmo raciocínio para os outros lados, temos provada a proposição.
O ortocentro de um triângulo retângulo coincide com o vértice do ângulo reto. Se e então. Além disso, e são ângulos inscritos relativos ao mesmo arco AB, logo . Logo, os triângulos ABD e MBD são congruentes e, portanto, .
Se , então , e, como é o complemento de , então . Além disso, pois são ângulos inscritos que subtendem o mesmo arco AC. Logo, os triângulos retângulos CDH e CDM são congruentes o que implica A proposição está demonstrada. Apesar do resultado descoberto não ser inédito, eu mesmo já o tinha utilizado uma vez na resolução de um problema, a propriedade não é algo comum que aparece em livros didáticos, nem como exercício. O mais importante dessa descoberta é ver que
jovens com talento acima da média em Matemática podem, recebendo
o estímulo adequado, fazer suas próprias descobertas, mesmo
sendo bastante novos e ainda levando em consideração que
a Geometria desenvolvida no ensino fundamental, na maioria das escolas,
é muito superficial.
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