|
|
||||
Escreve-nos a colega Terezinha Maria dos Santos Maciel, de Monte Belo, MG, sugerindo que a RPM ofereça cursos via delegacias de ensino. Nesses cursos, seriam discutidos os diversos números da Revista, desde os primeiros. Ela argumenta que nem sempre os professores têm tempo para fazer esses estudos e que o auxílio externo poderá facilitar e agilizar a tarefa. RPM:
Agradecemos a sugestão e a manifestação de interesse
da colega. Há várias instituições que oferecem
cursos de atualização a professores das redes oficiais e
particulares. O IME/USP, o IMPA e a SBM, instituições ligadas
à RPM, também
oferecem tais cursos. Não são, entretanto, cursos sobre
os artigos da Revista. Os professores interessados em estudar melhor um
ou outro artigo da Revista podem consultar os organizadores e professores
desses cursos sobre a possibilidade de desenvolver algum tema que lhes
seja mais importante. Da parte da RPM,
estão programados Encontros, à semelhança do primeiro,
realizado em São Paulo com muito êxito. De qualquer forma,
cremos que seja mais produtivo estudar os artigos de acordo com a necessidade
e interesse do momento do que na ordem em que eles aparecem nos diversos
números da Revista. O que vocês acham?
Escreve-nos a colega Rosane Ahrendes Bohne, de Tramandaí, RS, contando
como superou a dificuldade que seus alunos tinham ao multiplicar matrizes.
Para calcular o produto (linha por coluna) da matriz A pela matriz
B, ela começa por calcular a transposta da matriz A.
Daí, faz o produto, coluna por coluna, da matriz A' pela
matriz B. Lembrando que multiplicar uma fila por outra
significa somar todos os produtos de cada elemento de uma fila pelo elemento
correspondente da outra.
O colega Lourenço Bertolino Rodrigues Filho, de São Manuel,
SP, cita um fato ocorrido durante a 2ª Guerra Mundial, a construção
da máquina Enigma, pelo matemático Alan Turing, que liderou
a equipe inglesa que desvendou códigos nazistas. Lembra que existe
um filme sobre esse assunto, com o título Enigma, e pede
que a Revista publique um artigo sobre tais códigos, como eram
feitos e como funcionava essa máquina, etc.
|