Alciléa Augusto
Rio de Janeiro, RJ

Correspondência:
RPM – Cartas do leitor
Caixa Postal 66281
05311-970 São Paulo, SP

     Curso da RPM

Escreve-nos a colega Terezinha Maria dos Santos Maciel, de Monte Belo, MG, sugerindo que a RPM ofereça cursos via delegacias de ensino. Nesses cursos, seriam discutidos os diversos números da Revista, desde os primeiros. Ela argumenta que nem sempre os professores têm tempo para fazer esses estudos e que o auxílio externo poderá facilitar e agilizar a tarefa.

RPM: Agradecemos a sugestão e a manifestação de interesse da colega. Há várias instituições que oferecem cursos de atualização a professores das redes oficiais e particulares. O IME/USP, o IMPA e a SBM, instituições ligadas à RPM, também oferecem tais cursos. Não são, entretanto, cursos sobre os artigos da Revista. Os professores interessados em estudar melhor um ou outro artigo da Revista podem consultar os organizadores e professores desses cursos sobre a possibilidade de desenvolver algum tema que lhes seja mais importante. Da parte da RPM, estão programados Encontros, à semelhança do primeiro, realizado em São Paulo com muito êxito. De qualquer forma, cremos que seja mais produtivo estudar os artigos de acordo com a necessidade e interesse do momento do que na ordem em que eles aparecem nos diversos números da Revista. O que vocês acham?

     O que é mais fácil, multiplicar linha por coluna ou coluna por coluna?

Escreve-nos a colega Rosane Ahrendes Bohne, de Tramandaí, RS, contando como superou a dificuldade que seus alunos tinham ao multiplicar matrizes. Para calcular o produto (linha por coluna) da matriz A pela matriz B, ela começa por calcular a transposta da matriz A. Daí, faz o produto, coluna por coluna, da matriz A' pela matriz B. Lembrando que multiplicar uma fila por outra significa somar todos os produtos de cada elemento de uma fila pelo elemento correspondente da outra.
Seus alunos acham mais fácil multiplicar a 1a coluna de A' por todas as colunas de B, obtendo a 1ª linha do produto, depois multiplicar a 2ª coluna de A' por todas as colunas de B, obtendo a 2ª linha do produto e assim por diante.

     Enigma

O colega Lourenço Bertolino Rodrigues Filho, de São Manuel, SP, cita um fato ocorrido durante a 2ª Guerra Mundial, a construção da máquina Enigma, pelo matemático Alan Turing, que liderou a equipe inglesa que desvendou códigos nazistas. Lembra que existe um filme sobre esse assunto, com o título Enigma, e pede que a Revista publique um artigo sobre tais códigos, como eram feitos e como funcionava essa máquina, etc.
Autores e colaboradores da Revista, aqui está uma sugestão.