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Daniel dos Santos Costa
Esta
foi uma atividade desenvolvida com meus alunos da 5ª série
de um colégio particular de Brasília e que envolveu as disciplinas
de Matemática e Português. Foi uma brincadeira de amigo oculto,
com 3 semanas de intervalo entre o sorteio e a revelação. A
face matemática da atividade consistiu na construção
dos presentes (sólidos geométricos), na descrição
de algumas de suas propriedades e na resolução de problemas
propostos no dia da revelação. O cartão que acompanhou o presente contava ao amigo algumas das propriedades do presente que ele estava ganhando (número de faces, vértices, etc.). Essa descrição foi trabalhada nas aulas de Português. Depois de revelados os amigos e entregues os presentes, cada aluno fez o desenho da vista superior, lateral e frontal do presente que ganhou. Teve ainda que resolver alguns problemas propostos, como dar os nomes dos sólidos, calcular número de vértices, faces e arestas do prisma ou pirâmide (verificando a relação de Euler) e fazer algumas medidas no cone ou cilindro. No final da atividade, os alunos deram sua opinião:
acharam interessante, divertida, diferente, embora para alguns ela tenha
sido um tanto complicada e trabalhosa.
A Matemática também diz que te amo” O valor de x que verifica a equação abaixo comprova isso.
Elevando ao quadrado ambos os membros da igualdade, temos: , o que leva a Transpondo a parcela ate para o outro lado da igualdade e dividindo-se todos os termos por a, que é suposto diferente de zero, obtemos o resultado: Do Jornal de Matemática Elementar,
N. 220, Novembro de 2003. Lisboa, Portugal. |