Daniel
dos Santos Costa
Esta
foi uma atividade desenvolvida com meus alunos da 5ª série
de um colégio particular de Brasília e que envolveu as disciplinas
de Matemática e Português. Foi uma brincadeira de amigo oculto,
com 3 semanas de intervalo entre o sorteio e a revelação.
O objetivo da atividade foi reforçar o estudo dos sólidos
geométricos e de suas propriedades e desenvolver a capacidade de
redigir textos matemáticos.
A
face matemática da atividade consistiu na construção
dos presentes (sólidos geométricos), na descrição
de algumas de suas propriedades e na resolução de problemas
propostos no dia da revelação.
Cada aluno construiu o seu presente, que constou de um cartão e
dois sólidos: um era um cone ou um cilindro e o outro era um prisma
ou uma pirâmide de base retangular. A construção desses
sólidos foi trabalhada na aula de Matemática,
com papel ou sabão. O presente foi embalado numa caixa em forma
de paralelepípedo (caixa de camisa, sapatos, etc.) atado com um
laço. Foi preciso calcular as dimensões dos sólidos
para que coubessem na caixa escolhida e, em sala, no dia da revelação,
calcular o tamanho do barbante para fazer o laço na caixa. Cada
aluno recebeu o pedaço de barbante do tamanho que ele próprio
solicitou.
Alguns calculavam mal e não conseguiam dar o laço, outros
precisavam cortar a sobra que era muito grande.
O
cartão que acompanhou o presente contava ao amigo algumas das propriedades
do presente que ele estava ganhando (número de faces, vértices,
etc.). Essa descrição foi trabalhada nas aulas de Português.
Depois de revelados os amigos e entregues os presentes,
cada aluno fez o desenho
da vista superior, lateral e frontal do presente que ganhou. Teve ainda
que resolver alguns problemas propostos, como dar os nomes dos sólidos,
calcular número de vértices, faces e arestas do prisma ou
pirâmide (verificando a relação de Euler) e fazer
algumas medidas no cone ou cilindro.
No final da atividade, os alunos deram sua opinião:
acharam interessante, divertida, diferente, embora para alguns ela tenha
sido um tanto complicada e trabalhosa.
Fica a idéia.
A Matemática
também diz que te amo”
O valor de x que verifica a equação abaixo comprova
isso.
Elevando ao quadrado ambos os membros da igualdade, temos:
,
o que leva a 
Transpondo a parcela ate para o outro lado da igualdade e dividindo-se
todos os termos por a, que é suposto diferente de zero,
obtemos o resultado:

Do Jornal de Matemática Elementar,
N. 220, Novembro de 2003. Lisboa, Portugal.
|