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Fausto Arnaud Sampaio
Proponho, neste artigo, uma forma de complementar o ensino do tema fatoração, estabelecendo conexões com seqüências, extração de raízes quadradas, e o uso de um algoritmo que pode ser implementado em um ábaco convencional.
Em 1643, Mersenne enviou a Fermat o desafio de fatorar o número 100 895 598 169, uma tarefa bastante árdua, se levarmos em consideração os recursos então disponíveis para a execução rápida de cálculos. Fermat resolveu o problema utilizando um método sistemático, baseado na procura de números x e y tais que: sendo N o número a ser fatorado.
Observe, inicialmente, que todo número ímpar é a diferença de dois quadrados. Por exemplo,
A igualdade
mostra que a afirmação acima é sempre verdadeira,
pois qualquer ímpar é um produto de dois ímpares
e, se a e b são ímpares, os números
entre parênteses são inteiros.
1) Fatorar 133. N = 133
Sugerimos que o leitor fatore mais alguns números ímpares
(pequenos) para pegar o jeito. 1) Um aluno de 5a série,
tendo em mãos uma calculadora, seria capaz de usar esse algoritmo.
Certamente trata-se de uma alternativa interessante para fatorar um número. Um outro jeito bom de explorar o método de Fermat é utilizá-lo em um ábaco.
quadrados , e as fichas nas várias colunas do ábaco representando as parcelas ímpares, no caso, 5, 7 e 9 fichas. Vemos ainda que na multiplicação 7 x 3 será 7 o elemento central da soma, e 3 o número de parcelas: 5 + 7 + 9 . Assim, para fatorar um número ímpar usando fichas, basta encontrar uma configuração dessas, com a quantidade de fichas na coluna central do ábaco correspondendo a um dos fatores, e o número de colunas utilizadas sendo o outro fator. Mas, como encontrar essa configuração?
Portanto, Resta apenas observar que esse procedimento equivale ao processo de Fermat. Uma vez que estamos remanejando fichas das colunas em ordem crescente de ímpares, quando o processo leva a uma seqüência de ímpares sucessivos, iniciada na coluna m (5ª, na figura) e finalizada na coluna (7ª, na figura), a soma das fichas sempre poderá ser escrita como a diferença de e ( na figura). No exemplo acima, compare o processo de Fermat e o uso do ábaco: ; x = 6. (no ábaco faltam 3 fichas na coluna com 8 para atingir 11); (somando-se as 3 fichas anteriores com as 13 que faltaram na 2ª etapa, obtemos 16, portanto ). Assim, o uso do ábaco nada mais é do que a utilização do método de Fermat sob outra forma! Finalmente, o ábaco fornece todas as fatorações
possíveis de 2 fatores. Por exemplo, se tomarmos o número
45, usando o ábaco obtemos: Se prosseguirmos desse ponto em diante, completando a próxima
coluna com 15 fichas retiradas das colunas com 5,7 e 9, obteremos:
Como vimos, para fatorar o número ímpar N, devemos encontrar x e y tais que . A procura inicia-se com igual ao menor inteiro maior ou igual a . Essa escolha garante que , condição necessária para encontrar y tal que . Escolhido , constrói-se, como no exemplo da página 7, a tabela:
por e o processo pára quando for um quadrado perfeito. As igualdades acima podem ser provadas usando indução infinita. Veja como fica agora a fatoração já vista de , : Não foi mais necessário calcular e
,
pois usando a fórmula recursiva, só aparecem termos lineares
em
e . N = 450412 - 10202 = (45041 + 1020) . (45041 - 1020) = 46061 x 44021,
A experiência de construir conceitos, e reconhecer interrelações entre conteúdos matemáticos aparentemente desconexos, desenvolve habilidades necessárias à aprendizagem matemática, complementa a visão tradicional oferecida pelos livros didáticos, e pode estimular as mentes mais curiosas a investigar o comportamento dos números.
Referência bibliográfica
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