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Um leitor pediu a solução deste problema, que constou do concurso acima: Uma empresa mantém 40 unidades de um certo produto estocadas no depósito D1 e 15 outras unidades do mesmo produto no depósito D2. Devem ser enviadas 20 unidades desse produto para a loja do cliente A e 30 unidades para a loja do cliente B. Representam-se: por x, a quantidade desse produto existente no depósito D1 que será enviada para a loja do cliente A; por y, a quantidade existente no depósito D1 que será enviada para a loja do cliente B. Os gastos com transporte, por unidade do produto (em R$), estão explicitados no quadro abaixo.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir. 1. O custo do transporte desses produtos para as lojas será igual a x . 3y + 760 reais. 2. Todos os possíveis valores de x e y satisfazem quatro inequações que determinam, no plano de coordenadas cartesianas xOy, um trapézio. 3. É possível para a empresa atender às solicitações dos clientes a um custo de R$675,00. RPM: Eis um problema bem-contextualizado que pode ser resolvido com a Matemática do ensino médio. Este é um esquema do problema:
Se o depósito D1
mandou x unidades para o cliente
A,
D2
deverá mandar as 20
1. Os gastos com o transporte são:
T
= x .15
+ (20
A última desigualdade decorre de
3.
T =
x
Portanto, a resposta é: sim, para x = 5 e y = 30 . A solução do problema depende da definição adotada. a) Stewart: A ={1,2} e B ={1,2, 3, 4}. Escolhemos dois elementos distintos de B, a e b, com a<b. Cada escolha define uma função crescente dada por f(1) = a e f(2) = b. Há C4,2 = 6 escolhas. Portanto, há 6 funções crescentes.
a) Cuidorizzi. O número de funções crescentes é
C4,2
+ 4 = 6 + 4 = 10, pois devemos
incluir as escolhas f(1)
= f(2) =
a, 1
b) Stewart. Existem Cn,3 funções crescentes.
b) Guidorizzi.
Existem Cn,3
+ n + 2Cn,2 funções
crescentes, pois devemos incluir as n,
funções constantes, f(1) =
f(2) =
f(3) = a, 1
Um leitor de Maceió pediu a solução do problema abaixo, apresentado numa palestra para professores: Considere uma classe de 27 alunos e que a nota média de uma prova realizada por esses alunos tenha sido 1,875. Sabendo que as notas foram dadas de 0,25 em 0,25, qual é o número máximo de alunos que podem ter conseguido 3,75, uma vez, que apenas dois alunos conseguiram a nota mais alta, que foi 4,25?
RPM:
O problema, com esses dados, não tem solução. Vejamos por quê. Vamos
chamar as notas dos alunos de n1,n2,... ,
n27.
Então,
Mas todas as notas são múltiplos inteiros
de 0,25, isto é, a soma no primeiro membro é um múltiplo inteiro de 0,25,
enquanto, no segundo membro, 42,125 não é um múltiplo inteiro de 0,25.
Logo, a situação descrita é impossível.
Um leitor do Pará mandou este problema, também contextualizado: Numa festa, um grupo de homens e mulheres decide dançar da seguinte maneira: o primeiro homem dança com 5 mulheres, o segundo homem dança com 6 mulheres e assim sucessivamente, até que o último homem dança com todas as mulheres. Se há 10 homens, quantas vezes, em média, cada mulher dançou? RPM: Na festa há 10 homens: h1 , h2, . . ., h10. h1 dança com 5 = 4 + 1 mulheres h2 dança com 6 = 4 + 2 mulheres .................................. h10 dança com 4 + 10 = 14 mulheres, que são, segundo o enunciado, todas as mulheres.
Um leitor da Bahia pediu a alternativa correta de um teste do vestibular da UNEB 2002. A questão é a seguinte: "É suficiente o Brasil não se classificar para a Copa do Mundo, para o técnico ser demitido e os torcedores ficarem infelizes." A negação da proposição em destaque é: a) Se o Brasil se classificar para Copa do Mundo, nem o técnico será demitido nem os torcedores ficarão infelizes. b) O Brasil não se classificou para a Copa do Mundo e o técnico não foi demitido ou os torcedores não ficaram infelizes. c) O Brasil se classificou para a Copa do Mundo e nem o técnico foi demitido nem os torcedores ficaram infelizes. d) É suficiente o Brasil se classificar para a Copa do Mundo para o técnico não ser demitido ou os torcedores ficarem felizes. e) O Brasil não se classificou para a Copa do Mundo, o técnico foi demitido e os torcedores ficaram infelizes. RPM: Em discussões envolvendo futebol é sempre mais seguro, se possível, prender-se rigidamente ao formalismo da lógica. Os fatos a serem usados São (ver RPM 17, pp. 10-18; RPM 37, pp. 1-10):
(1) "P
é suficiente para Q" é equivalente
a "se P então
Q"
que é equivalente a "~ P
(2) ~ (P
Vamos dar nomes às proposições do problema: p : Brasil se classifica; ~ p : Brasil não se classifica; q: Técnico fica; ~ q : Técnico é demitido; r : Torcedor fica feliz; ~ r : Torcedor fica infeliz.
A
sentença
dada, em símbolos, é: se
~p então
(~ q
A negação
dessa sentença é : ~ p
O Brasil não se classifica e o técnico fica ou o torcedor fica feliz. Essa sentença é a alternativa b) que pode ser interpretada como : "O Brasil não se classificou para a Copa do Mundo e: ou técnico não foi demitido ou os torcedores não ficaram infelizes ."
Quem gosta
desse tipo de argumento, poderá examinar as outras alternativas e
constatar que nenhuma delas é equivalente a ~ p
Um leitor do Paraná pediu ajuda para resolver o seguinte problema: Demonstrar que x999 + x888 + . . . + x111 + 1 é divisível por x9 + x8 +. . . x + 1 RPM: A idéia é provar que todas as raízes do polinómio x9 + x8 +. . . x + 1 são também raízes do polinómio xx999 + x888 + . . . + x111 + 1, o que garante a divisibilidade. Observemos, inicialmente, que:
Suponhamos que a seja uma raiz do polinômio x9 + x8 +. . . x + 1, isto é, que a seja uma solução de x9 + x8 +. . . x + 1 = 0.
Então,
a
Portanto, (a10)111=1111
=1, ou seja,
a é
raiz de
x1110
Falta provar
que a não é raiz de
x111
Mas
a111 =
a110
.
a =
a
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