|
|
||||
210. Mostre que, se a, b, c são números inteiros ímpares, então a equação não tem raízes racionais.
(Proposto por Eduardo Wagner, durante a
mesa-redonda realizada no I ENCONTRO DA
RPM,
para ilustrar o ponto de vista de que nem todo problema matemático precisa ter
utilidade prática, não deixando, por isso, de ser bonito e interessante.)
211. Numa classe com 12 alunos, o professor escreveu na lousa um número natural menor que 50 000 e pediu que os alunos falassem alguma coisa a respeito dele. O primeiro aluno disse que o número era múltiplo de 2, o segundo disse que o número era múltiplo de 3 e assim sucessivamente até o último, que disse que o número era múltiplo de 13. Em seguida o professor disse que, com exceção de dois alunos consecutivos que erraram, todos os demais acertaram. a) Quais foram os alunos que erraram?
b)
Qual foi o número que o professor escreveu? Justifique suas respostas.
212. Seja uma parábola com foco F e seja PQ um segmento que contém F, com P e Q pertencentes a . Sejam r e s as retas tangentes a , respectivamente em P e Q, e seja C o ponto de encontro de r e s. Obtenha a medida do ângulo e determine o lugar geométrico de todos os pontos C obtidos. (Enviado por Mauri Cunha do Nascimento, SP.)
213. Em um triângulo acutângulo sejam P e Q os pés das alturas relativas aos lados AB e AC respectivamente, M o ponto médio de BC e D a intersecção de CP e BQ. Prove que: a) a circunferência determinada por APQ passa por D. b) as retas e são tangentes à . c) as circunferências determinadas por CQM, BPM e possuem um ponto comum. (Usado no treinamento da equipe francesa para a Olimpíada de Matemática.)
1. Num cercado pintinhos estão perseguindo besouros de 6 patas. Se o total de patas no cercado é 140, as quantidades dos besouros e dos pintinhos são dadas por números primos e há pelo menos um besouro para cada pintinho, quantos são os besouros?
2. Em um torneio de tênis participam n jogadores. Todos os jogos são entre dois jogadores e todos são eliminatórios. Quantas partidas serão jogadas até ser definido o campeão? 3. Num reino distante quaisquer dois cavaleiros ou são amigos ou inimigos e cada cavaleiro tem exatamente três inimigos. Nesse reino vigora a seguinte lei entre os cavaleiros: Um inimigo do meu amigo é meu inimigo. Quantas possibilidades há para o número de cavaleiros desse reino? [Tirado do Jornal de Matemática Elementar, no 205, Lisboa – Olimpíadas Portuguesas de Matemática (8o e 9o anos).]
(Ver respostas na seção "O leitor pergunta")
202. Responder às questões sem calcular todas as raízes quadradas: (a) Dentre os 96 números de cinco algarismos formados pelas permutações dos elementos do conjunto , quantos são quadrados perfeitos? (b) Mesma questão de (a) para os 120 números formados pelas permutações dos elementos do conjunto . Solução a) Qualquer um dos 96 números formados tem a soma de seus algarismos igual a 20, conseqüentemente o resto da divisão de qualquer um deles por 3 é igual a 2. Por outro lado, um número natural qualquer é da forma ou ou para n natural. Logo, o quadrado de um número natural é igual a ou ou cujos restos, na divisão por 3, são 0 ou 1. Como o resto da divisão de qualquer um dos 96 números dados, por 3, é igual a 2, nenhum deles pode ser um quadrado perfeito. b) Vamos mostrar, inicialmente, que o algarismo das dezenas do quadrado de um número ímpar é sempre par. Consideremos um número ímpar n e denotemos seus algarismos das dezenas e unidades por a e b respectivamente. , b = 1, 3, 5, 7 ou 9. O algarismo das dezenas de é igual ao algarismo das dezenas do número e, portanto, é par. Este último resultado segue do fato de que o algarismo das dezenas de quando existe, é 2, 4 ou 8 e de que o algarismo das dezenas de 20ab também é par. Como nenhum dos elementos de é par, nenhum dos 120 números formados pelas permutações desses elementos pode ser um quadrado perfeito. (Adaptação da solução publicada no livro Mathematical Quickies de Charles W. Trigg.)
Solução
Basta provar que o quadrilátero BCIIA
é inscritível, o que segue do fato de os ângulos internos opostos somarem 180o.
Para demonstrar esse fato procedemos como segue: Como I é
(Solução enviada por diversos leitores.) 204. Resolva a equação: Solução Vamos utilizar, na solução, as igualdades seguintes bastante conhecidas: e . Então:
. Segue-se então que se e somente se ou ou , logo, o conjunto (Adaptado de soluções enviadas por vários leitores.)
Solução Suponhamos que seja a aranha que percorre todo o e consideremos o instante em que ela está em A. Seja M o ponto médio do lado do formado pelas três aranhas nesse instante.
Traçamos r e s retas paralelas a e que dividem a altura AH em três partes iguais. Prolongamos AM até encontrar BC em . Como r e s
|
|