A Geometria das chapas perfuradas

Prof. Luiz Márcio Imenes
Colégio Gávea – São Paulo


     A porcentagem de área perfurada

Ao escrever este artigo tenho em mãos o catálogo de uma indústria que produz chapas metálicas perfuradas de vários tipos. Veja os desenhos de alguns pedaços destas chapas:

Estas chapas têm usos variados em diversos tipos de indústrias. Por exemplo, são empregadas na fabricação de filtros. Você já deve ter visto um filtro de ar do motor de um automóvel ou caminhão. Alguns deles são deste tipo:

Eles têm formato cilíndrico e sua superfície lateral é feita com uma chapa metálica cheia de furinhos, por onde passa o ar a ser filtrado.

Estas chapas também são usadas como peneiras nas indústrias que produzem minérios, carvão, papel, cimento, etc.

Dependendo do material a ser peneirado, os técnicos que trabalham com isto optam por um ou outro tipo de furo. Decidem ainda qual o tamanho do furo e o espaçamento entre eles. Observando os desenhos das chapas, você percebe que, em alguns casos, a parte furada da chapa é maior que em outros. A relação entre a área da superfície furada e a área da superfície total da chapa, expressa em porcentagem, é chamada, por aqueles técnicos, de porcentagem de área perfurada. Vejamos um exemplo. Na chapa seguinte os furos quadrados têm lado 4mm e o espaçamento entre um quadrado e outro é de 2mm.

Para calcular a porcentagem de área perfurada desta chapa, vamos concentrar a nossa atenção num pedaço dela, como por exemplo, o quadrado ABCD, cujo lado mede 18 mm (confira). Sua área é 324 mm2.

No interior do quadrado ABCD temos 9 furos quadrados, logo a área da superfície furada é:
9 x 42mm2 = 144mm2.

Portanto a porcentagem de área perfurada desta chapa é:

Este resultado significa que, de cada 100 cm2 de chapa, temos 44 cm2 de furos. Esta porcentagem p de área perfurada é um indicador de quão furada a chapa é.

 

     Pedaços representativos da chapa

Para calcular p elegemos um pedaço da chapa: o quadrado ABCD. Perceba que não era necessário usar daquele quadrado. Podemos raciocinar sobre qualquer pedaço que seja representativo da chapa como um todo, como por exemplo:

*

Exercícios

1. Calcule p escolhendo como pedaço representativo da chapa um daqueles apresentados no texto.

2. Tente conceituar melhor o que é um pedaço representativo da chapa. Pense em transformações (simetrias, translações).

 

     A distância entre centros dos furos

Observe as duas chapas seguintes. Em ambas, os furos quadrados têm lado 10 mm. Na primeira o espaçamento entre os quadrados é de 3 mm e na segunda é de 2 mm. Uma forma cômoda e caracterizar este maior ou menor afastamento entre os furos é através da distância entre seus centros.

No primeiro caso esta distância é de 13 mm e no segundo é de 12mm.

Esta é a linguagem usada pelos técnicos que trabalham nesta área: a chapa fica definida por sua espessura, pelo tipo de furo (quadrado, circular, retangular, etc), pela disposição dos furos, pelo tamanho dos furos, pela distância entre seus centros e pelo material de que é feita a chapa (ferro, cobre, alumínio, etc).

 

     A necessidade de resultados gerais

Às pessoas que trabalham neste ramo interessa a existência de resultados gerais que permitam o cálculo da porcentagem p com rapidez. Por esta razão, o catálogo a que me referi está repleto de fórmulas e tabelas. Cada uma destas fórmulas se refere a um tipo de furo: quadrado, retangular, circular, etc. Vejamos algumas delas e a sua justificativa. É evidente que no catálogo não consta esta justificativa. Seus objetivos são outros.

 

A chapa de furos quadrados

Vamos indicar com  o lado do furo quadrado e com c a distância entre os centros dos furos. Vamos raciocinar sobre o quadrado ABCD: seu lado é c, sua área é c2. A área perfurada corresponde aos quatro quadradinhos de lado , que juntos formam um quadrado de lado . Logo a área perfurada é .

Portanto a porcentagem p de área perfurada é:

 

Exercício

3.      Calcule p para a chapa seguinte na qual

= 2,5 mm e

c = 4 mm.

 

A chapa de furos retangulares

Na chapa de furos retangulares vamos indicar por  e L os lados do retângulo. Seja c a distância vertical entre centros e C a distância horizontal entre eles.

O restante deixo de presente p’rá você: prove que a porcentagem p de área perfurada é dada

Exercícios

4.       Calcule a porcentagem de área perfurada da chapa seguinte, onde:

= 1,6 mm,

L = 3,6 mm,

c = 2,4 mm e

C = 5 mm.

 

A chapa de furos circulares em disposição reta

Na chapa da figura, seja d o diâmetro dos furos circulares e c a distância entre seus centros.

Raciocinemos no quadrado ABCD. Seu lado é c, logo sua área é c2. A parte furada corresponde aos quatro quartos de círculo de diâmetro d, logo a área da parte perfurada é

Exercício

6.      Calcule p para a chapa seguinte, onde d = 1 mm e c = 1,6 mm.

A chapa de furos circulares em disposição hexagonal

Nesta disposição os centros dos seis furos que circundam um furo qualquer,  são vértices de um hexágono regular. Perceba que este hexágono é um pedaço representativo da chapa toda.

O lado do hexágono destacado na figura é c. Pensando o hexágono como justaposição de seis

A parte furada, interior a este hexágono, é constituída de um círculo no centro e mais seis terços

Portanto:

Exercício

7.      Calcule p para a chapa seguinte, onde d = 4mm e c = 6 mm.

 

A chapa de furos oblongos

A forma oblonga dos furos, a que se refere o catálogo é a reunião de um retângulo com dois semi-círculos. O significado de  , L, c e C está indicado na figura:

 

Novos problemas

E agora você pode inventar problemas pensando em furos em forma de losango, hexágono regular, triângulos eqüiláteros, elipses, etc.

Além de jogar com a forma dos furos você pode variar ainda a sua disposição, como fizemos com os furos circulares.

Vamos lá, aceite o desafio!

 

     Encerramento

Para encerrar, duas palavrinhas.

Os conceitos envolvidos nestes problemas são acessíveis a alunos de 8a. série do primeiro grau: cálculo de áreas e porcentagens. Convido os colegas, que atuam neste nível de ensino, a leva-los para suas aulas de Geometria quando estiverem calculando áreas. Aposto que algum aluno aparecerá em sala com um pedaço destas chapas e que a aula de Matemática dará mais prazer a todos.

Agora a segunda palavrinha. O catálogo industrial, no qual aprendi estas coisas que estão neste artigo, me foi presenteado por meu tio Eugênio que durante longos anos de sua vida trabalhou em indústrias metalúrgicas. Sempre fazendo de tudo nelas, mas sempre usando Matemática na sua profissão. Ao se aposentar entregou-me seus livros, revistas, catálogos e apontamentos, dos quais se pode retirar muito material para artigos deste tipo, mostrando como a Matemática é importante na vida das pessoas. Ao tio Eugênio meu muito obrigado.