Ponto de encontro

-        A colega Leda Maria R. dos Santos, do Rio de Janeiro - RJ, consulta os colegas sobre uma forma de explicar aos alunos a resolução de equações algébricas que envolvam frações, em que seja preciso usar fatoração.

-   Equações do 2o. grau e a Física: Escreve-nos o professor Orlando G. de Aguiar Jr., da E. E. Maria Carolina Campos, em Venda Nova-MG:

      “...acharia interessante um artigo referente às equações do 2o. grau, com aplicações e motivações, bem como alternativas de se chegar à sua solução... Em seu livro “Mathematics for Liberal Arts”, Morris Kline... sugere que o ensino destas equações seja motivado pelo problema da queda dos corpos e do lançamento de projéteis, dentre outros. Não vejo, no entanto, como fazer isto por dois motivos: 1o., como incluir tais discussões no nosso apertado programa? 2o., como superar a dificuldade que os alunos encontram em cinemática (sou graduado em Física e leciono Física também) justamente por falta de conhecimentos matemáticos?...”

RPM:

Caro colega Orlando: publicaremos no próximo número um artigo, enviado por outro professor, em que é geométrica a ilustração para motivar a dedução algébrica da fórmula das raízes de uma equação do 2o. grau. Quanto às duas questões colocadas, sobre a motivação por meio de problemas físicos, repassâmo-las ao leitor da RPM e ficamos aguardando a opinião de outros colegas.

-  O Prof. Felizardo Toscano, de Recife-PE (Av. Conde de Boa Vista, 962 – B. Vista, CEP: 50000) pede aos colegas que respondam à seguinte pergunta: “Podem os professores de 5a. à 8a. série dar um conceito básico sobre logaritmos quando trabalham com potenciação e radiciação?

 

     As primeiras séries

Alguns leitores, entre eles a colega Maria Aparecida de Carvalho de Juiz de Fora-MG, solicitam que sejam discutidos assuntos das primeiras séries do 10. grau. A RPM dirige-se ao professor da 5a. série do 1o. grau à 3a. série do 2o. grau.

Somente em caráter de exceção é que temos discutido problemas ligados às primeiras séries (divisão de frações, por exemplo). Conquanto consideremos de fundamental importância o ensino de Matemática nos anos iniciais, ele foge ao nosso escopo e nossa competência. Você conhece a Revista Ensino de Ciências da FUNBEC?

Informações: Revista de Ensino de Ciências

 FUNBEC – Cx. Postal 2089

CEP 01051 – São Paulo – SP

 

Incentivo dos leitores

-   ... parabenizo, esta Sociedade pelo excelente trabalho realizado em prol da mais nobre das ciências.

Aristóteles de Oliveira Lima, de Brasília – DF

- “Na minha opinião, a Revista vem preencher uma grande lacuna existente na disseminação efetiva da ciência dos números no país, pois, a seleção do conteúdo desperta e dinamiza o interesse pela importância da Matemática.”

Seiji Nakamura, Brasília – DF

-  Ela (RPM) apresenta um nível cultural ótimo e beneficiará os professores, pois os assuntos abordados cobrem áreas diversas e de grande interesse.

Afrânio A. Thiel, Curitiba –PR

-  E aproveitando a oportunidade dou-lhes os meus parabéns pelo ótimo trabalho de vocês com a RPM, que nunca deve parar, pois é um trabalho muito importante e uma leitura e estudo obrigatórios a todo professor de Matemática.

Renato A. Toledo, Sorocaba-SP

-  Aproveito a oportunidade... para parabenizar a SBM e o Comitê Editorial por tão boas edições da RPM. A mesma tem sido muito interessante, inclusive os assuntos abordados propiciam debates entre alunos e professores.

Jane de Oliveira Crippa, Florianópolis-SC

-  ...e aproveito para parabenizá-los pela excelência da Revista. Anima saber que não se está sozinho.

Alexandre Kleis, Balbina-AM