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A colega Leda Maria R. dos Santos, do Rio de Janeiro - RJ,
consulta os colegas sobre uma forma de explicar aos alunos a resolução
de equações algébricas que envolvam frações, em que seja preciso usar
fatoração. -
Equações do 2o. grau e a Física: Escreve-nos o professor Orlando
G. de Aguiar Jr., da E. E. Maria Carolina Campos, em Venda Nova-MG:
“...acharia interessante um artigo referente às equações do
2o. grau, com aplicações e motivações, bem como alternativas de se
chegar à sua solução... Em seu livro “Mathematics for Liberal
Arts”, Morris Kline... sugere que o ensino destas equações seja
motivado pelo problema da queda dos corpos e do lançamento de projéteis,
dentre outros. Não vejo, no entanto, como fazer isto por dois motivos:
1o., como incluir tais discussões no nosso apertado programa? 2o., como
superar a dificuldade que os alunos encontram em cinemática (sou graduado
em Física e leciono Física também) justamente por falta de
conhecimentos matemáticos?...” RPM: Caro
colega Orlando: publicaremos no próximo número um artigo, enviado por
outro professor, em que é geométrica a ilustração para motivar a dedução
algébrica da fórmula das raízes de uma equação do 2o.
grau. Quanto às duas questões colocadas, sobre a motivação por meio de
problemas físicos, repassâmo-las ao leitor da RPM e ficamos aguardando a
opinião de outros colegas. -
O Prof. Felizardo Toscano, de Recife-PE (Av. Conde de Boa Vista,
962 – B. Vista, CEP: 50000) pede aos colegas que respondam à seguinte
pergunta: “Podem os professores de 5a. à 8a. série
dar um conceito básico sobre logaritmos quando trabalham com potenciação
e radiciação?
Alguns
leitores, entre eles a colega Maria Aparecida de Carvalho de Juiz de
Fora-MG, solicitam que sejam discutidos assuntos das primeiras séries do
10. grau. A RPM dirige-se ao professor da 5a. série do 1o.
grau à 3a. série do 2o. grau. Somente
em caráter de exceção é que temos discutido problemas ligados às
primeiras séries (divisão de frações, por exemplo). Conquanto
consideremos de fundamental importância o ensino de Matemática nos anos
iniciais, ele foge ao nosso escopo e nossa competência. Você conhece a
Revista Ensino de Ciências da FUNBEC? Informações:
Revista de Ensino de Ciências FUNBEC
– Cx. Postal 2089 CEP
01051 – São Paulo – SP Incentivo
dos leitores -
... parabenizo, esta Sociedade pelo excelente trabalho realizado em
prol da mais nobre das ciências. Aristóteles
de Oliveira Lima, de Brasília – DF -
“Na minha opinião, a Revista vem preencher uma grande lacuna existente
na disseminação efetiva da ciência dos números no país, pois, a seleção
do conteúdo desperta e dinamiza o interesse pela importância da Matemática.” Seiji
Nakamura, Brasília – DF -
Ela (RPM) apresenta um nível cultural ótimo e beneficiará os
professores, pois os assuntos abordados cobrem áreas diversas e de grande
interesse. Afrânio
A. Thiel, Curitiba –PR -
E aproveitando a oportunidade dou-lhes os meus parabéns pelo ótimo
trabalho de vocês com a RPM, que nunca deve parar, pois é um trabalho
muito importante e uma leitura e estudo obrigatórios a todo professor de
Matemática. Renato
A. Toledo, Sorocaba-SP -
Aproveito a oportunidade... para parabenizar a SBM e o Comitê
Editorial por tão boas edições da RPM. A mesma tem sido muito
interessante, inclusive os assuntos abordados propiciam debates entre
alunos e professores. Jane
de Oliveira Crippa, Florianópolis-SC -
...e aproveito para parabenizá-los pela excelência da Revista.
Anima saber que não se está sozinho. Alexandre
Kleis, Balbina-AM
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