Algarismos romanos
Uma aula diferente

Márcia de Oliveira Rebello
Rosângela Tortora  
 

Não deve existir um método “ótimo” para ministrar aulas, que tome todas elas interessantes e que faça com que todos  os alunos gostem e aprendem Matemática.

Sabemos, porém, que, ocasionalmente, uma aula diferente, por quebrar uma rotina, estimula o interesse dos alunos e facilita o aprendizado.

O equivalente, em Matemática, a “palavra cruzada” foi por nós aproveitado para ministrar, numa 5a. série, uma aula de fixação sobre algarismos romanos, aproveitando o gosto que crianças, na faixa etária dos 11 anos, têm por jogos competitivos.

Procedemos da seguinte maneira:

1.      dividimos a classe em dois times;

2.      colocamos as colunas “horizontais” e “verticais” na parte central da lousa;

3.      copiamos um quadro para cada time;

4.      estabelecemos as regras do jogo:

a.       cada aluno pode escolher arbitrariamente qualquer questão;

b.      dada a partida, um primeiro aluno, de posse de um giz, deverá ir à lousa, colocar a resposta à questão que escolheu, voltar ao seu lugar e entregar o giz ao colega seguinte. Este poderá colocar a resposta de uma outra questão ou corrigir uma que julgue estar errada; cada aluno, após colocar sua resposta no quadro, entregará o giz ao seguinte, que deverá proceder da mesma forma;

c.     o time que terminar primeiro de preencher seu quadro, corretamente, será o campeão do dia.

Obs. Nenhum aluno deverá ir à lousa pela segunda vez, antes que todos os outros do seu time tenham ido uma vez ao menos.

Escreva com algarismos arábicos:

Horizontal  

Vertical  

1.MMDCXXI  

1.MMDL  

4.CDXXXV  

2.DCXLVIII

8.DXLI  

3.MMCLXXV  

9.MMMXL  

4.XL

10.DLXXXVII  

5.MMMCDLXXVIII  

11.DCCVII

6.D  

13.DCXXXVIII  

7.LXXXIX

14.XCII  

9.CCCXLVI

17.CXII  

12.DCCXCI  

18.CMXLVI

15.MMCCXXII  

20.CCCXXIV  

16.MMMCDLXXXIX  

22.DLXXXIII  

17.MCDII  

23.MMMXLII

18.CMLI  

24.MCMLXXIV  

19.DCXXXVII  

25.CMLII

21.CCXXXV