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Não
deve existir um método “ótimo” para ministrar aulas, que tome todas
elas interessantes e que faça com que todos
os alunos gostem e aprendem Matemática. Sabemos,
porém, que, ocasionalmente, uma aula diferente, por quebrar uma rotina,
estimula o interesse dos alunos e facilita o aprendizado. O
equivalente, em Matemática, a “palavra cruzada” foi por nós
aproveitado para ministrar, numa 5a. série, uma aula de fixação
sobre algarismos romanos, aproveitando o gosto que crianças, na faixa etária
dos 11 anos, têm por jogos competitivos. Procedemos
da seguinte maneira: 1.
dividimos a classe em dois times; 2.
colocamos as colunas “horizontais” e “verticais” na parte
central da lousa; 3.
copiamos um quadro para cada time; 4.
estabelecemos as regras do jogo: a.
cada aluno pode escolher arbitrariamente qualquer questão; b.
dada a partida, um primeiro aluno, de posse de um giz, deverá ir
à lousa, colocar a resposta à questão que escolheu, voltar ao seu lugar
e entregar o giz ao colega seguinte. Este poderá colocar a resposta de
uma outra questão ou corrigir uma que julgue estar errada; cada
aluno, após colocar sua resposta no quadro, entregará o giz ao seguinte,
que deverá proceder da mesma forma; c.
o time que terminar primeiro de preencher seu quadro, corretamente,
será o campeão do dia. Obs. Nenhum aluno deverá ir à lousa pela segunda vez, antes que todos os outros do seu time tenham ido uma vez ao menos. Escreva com algarismos arábicos:
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