Uma maneira abreviada de resolver algumas inequações

Raymundo Nonato  Onofre Tavares
Colégio Educo – RJ
Colégio Estadual João Alfredo – RJ
Escola Municipal Ribeiro – RJ

O professor Raymundo Nonato Onofre Tavares nos mandou um artigo expondo um processo interessante para estudar a variação de sinal de expressões do tipo:

E = (x –x1) (x – x2) ... (x – xn)

ou

que passamos a descrever:

Vamos supor, inicialmente, x1 < x2 ... < xn e dispor estes números no eixo real.

 

que ficará dividido em n + 1 intervalos abertos, sendo o primeiro e o último, ilimitados

- Para um número x pertencente ao último intervalo (o que está mais à direita), as diferenças  x - x1 , x – x2, ..., x – xn serão todas positivas e, portanto, para estes valores de x, E > 0.

- Para um numero x no intervalo imediatamente anterior ao ultimo (In, na figura), x – x1, x - x2, ..., x – xn-1 continuarão positivos, porém x – xn tornar-se á negativo resultando para estes valores de x, E < 0.

- Para um número x no intervalo imediatamente anterior a este ultimo (In-1, na figura), x – x1, x – x2, ... , x – xn-2, continuarão positivos mas, x - xn e x – xn-1 ficarão negativos, resultando E > 0. 

- Procedendo desta maneira, vê-se que há uma alternância nos sinais da expressão E cada vez que os valores de x passam de um intervalo para o intervalo vizinho, obtendo-se, para o sinal de E, o seguinte esquema:

Exemplos

1) Estudar a variação de sinal da expressão:

  f (x) = (x + 1) × (x + 2) × (x - 3) × (x - 4)


f (x) > 0 para
x < -2 ou –1 < x < 3 ou x > 4
f (x) < 0 para
- 2 < x < -1 ou 3 < x < 4

2) Estudar a variação de sinal da expressão

  f (x) > 0 quando
-3 < x < -2 ou –1 < x < 2 ou x > 3
f (x) < 0 quando
x < -3 ou –2 < x < -1 ou 2 < x < 3

3) Estudar a variação de sinal da expressão

 

Variação de sinal da expressão g (x)

Por conseguinte

f (x) > 0 onde g (x) < 0, isto é, para

f (x) < 0 onde g (x) > 0, isto é, para

 

Aplicações:

1)      Resolver a inequação

(x –2) × (x – 5) × (x –7) > 0

Resposta: 2 < x < 5 ou x > 7

 

2)      Resolver

Resposta: x -2 ou –1 < x 1 ou 3 x < 5.

Este processo pode ser facilmente estendido para expressões envolvendo trinômios ax2 + bx + c, com  D = b2 – 4 ac > 0, pois estes podem ser fatorados em um produto de binômios distintos.

 

3)      Resolver a inequação:

isto é

Resposta:  x < - 5 ou –4 < x < -3 ou –1 < x < 2 ou 3 < x < 8.

 

Finalmente, devemos examinar o caso em que os números x1 e x2,..., xn não são todos distintos.

Suponhamos que o binômio x – x1 ocorra k vezes na expressão. E, isto é,

E = (x – xi)k F.

- Se k for par, para todo x ¹ xi , sinal de E = sinal de F e este último será obtido pelo processo já descrito. Por exemplo, estudar a variação de sinal de

f (x) = (x + 1)  (x –2) . (x – 3) . (x – 5)8

Variação de sinal de

(x +1) × (x – 2) × (x – 3)

f (x) > 0 quando

-1 < x < 2 ou (x > 3 e x ¹ 5)

f (x ) < 0 quando

x < -1 ou 2 < x < 3

 

Se k for ímpar, o sinal de (x - xi)k será igual ao de (x - xi ) e para estudar o sinal de 
E = (x - xi )k F, bastará estudar o sinal de (x - xi )F.

 

Exemplos: Estudar a variação de sinal de

f (x) = (x + 2) × (x + 3)5 × (x – 5) × (x – 8)

 

Variação de sinal de

(x + 2) × (x +3) × (x – 5) × (x –8)

f (x) > 0 para

X < -3 ou – 2 < x < 5 ou x > 8

f (x) < 0 para

 -3 < x < - 2 ou 5 < x < 8

Lembrando que o sinal de um trinômio do 2º grau ax2 + bx + c é igual ao sinal de a quando 
D
< 0 e ax2 + bx + c = a (x – xi)2 quando D = 0, o processo descrito permite estudar a variação do sinal de expressões envolvendo produtos e quocientes de quaisquer polinômios do 1º e 2º graus.

 

NR: O artigo enviado pelo Prof.º Raymundo N. O. Tavares era muito mais rico em explicações e exemplos, mas dada sua extensão, não pode ser publicado na íntegra.

 

Colaboração com a RPM

Entre outros, o colega Joel Henrique de Almeida, de Pesqueira-PE, pergunta como pode colaborar com a RPM. Além da divulgação da RPM, entre os colegas que ainda não a conheçam, é importante que o professor de Matemática tome parte ativa em sua Revista, escrevendo  sobre suas experiências bem ou mal sucedidas. Muito importante será também a análise que o professor faça dos livros-textos que tem utilizado, com suas vantagens e desvantagens. Aguardamos a sua colaboração que venha enriquecer ainda mais o colega leitor.