Com este número, a RPM entra no seu terceiro ano de existência, atingindo a casa dos 15 mil assinantes. Durante este período de implantação, a SBM e o Comitê Editorial da RPM têm muitos agradecimentos a fazer:

Às entidades financeiras - CNPq, MEC, CAPES e FINEP - que têm sustentado o empreendimento, propiciando a gratuidade das assinaturas e a continuidade do projeto.

Às editoras anunciantes — que, além da publicidade que mantêm, participam com muito incentivo e apoio técnico.

Aos colaboradores e autores - é grande a equipe que se movimenta para que, a cada semestre, cheguem às mãos do professor estas páginas. Desde os funcionários que datilografam, tiram cópias, vão ao correio, compram material, aos monitores que digitam os nomes dos novos assinantes — e estes continuam chegando dia após dia. Desenhistas e gráficos. Colegas que, voluntariamente, se encarregam da coleta de publicidade e da distribuição da Revista. Autores, que pensam nos assuntos de maior interesse para o professor e na forma de apresentá-los que lhes pareça a mais adequada. Enquanto isto, outros colegas abrem e respondem às dezenas de cartas que nos chegam de todos os cantos do país, com perguntas, sugestões e alguns artigos. Lá em Viçosa, um outro braço da RPM se movimenta: é a central de Problemas, que resume uma das atividades mais importantes do professor de Matemática: resolver e propor problemas.

Ao leitor, afinal, que é o alvo da RPM e cuja resposta tem sido acima de nossa espectativa.

A participação do professor da 5.ª série do 1.° grau à 3.ª série do 2.° grau é de suma importância para o bom direcionamento da RPM. É preciso que você, leitor professor, fale da RPM ao seu colega que ainda não a conheça e que escreva, quer seja criticando, quer seja enviando material a ser publicado na sua Revista.

 

Comitê Editorial
 

     Coleção Fundamentos da Matemática Elementar

Nesta mesma linha a Sociedade Brasileira de Matemática publica sob o título acima uma coleção de livros dirigidos especialmente aos professores de 2.° grau e de 5.ª a 8.ª séries do 1.° grau. Esses livros abordam tópicos ensinados nas escolas ou que, embora não estejam nos currículos, são muito importantes para bem informar o professor além das fronteiras restritas daquilo que ele ensina.

Os autores são todos matemáticos profissionais e os livros são escritos em linguagem acessível — inclusive a alunos — numa apresentação interessante de importantes idéias matemáticas. Eles são mais um esforço da SBM no sentido de proporcionar a professores, alunos - e até mesmo a amadores da Matemática - algo além daquilo que se encontra nos livros-texto adotados em salas de aula.