|
|
||||
198. Para cada número natural, n, n 0, determinar os inteiros a, b, c e d, , tais que .
(Olimpíadas Argentinas.)
i) se , . ii) se , . Demonstre que, para qualquer IN, existe Z, tal que . Calcule . (Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática.)
2. 36 alunos de uma determinada escola prestaram exames vestibulares em duas universidades, A e B, sendo que, desse grupo de alunos, todos os aprovados em A também foram aprovados em B e o número de aprovados em B foi o triplo do número de aprovados em A. Se foram aprovados menos da metade e mais de um terço desses alunos, quantos não foram aprovados em nenhuma das duas universidades?
(Ver
respostas na
seção "Os primos esquecidos")
190. Escreva o número 512 como uma soma de dois números inteiros positivos, um dos quais é múltiplo de 11 e o outro é múltiplo de 13. Seria possível resolver o problema se fosse solicitado que um fosse múltiplo de 15 e o outro múltiplo de 21? Justifique sua resposta. SoluçãoSupondo que existam inteiros positivos a e b tais que , concluímos que é um número par. Além disso, e, então, não é difícil verificar que o maior valor possível para é 506 e o menor é 440, o que implica Resultam as possibilidades: e ; e ; e ; e . A resposta para a pergunta “Seria possível resolver o problema se fosse solicitado que um fosse múltiplo de 15 e o outro múltiplo de 21?” é: Não existem a, b inteiros positivos tais que pois 512 não é divisível por 3.
(Solução enviada por diversos leitores.) 191. Determine três números inteiros positivos, distintos, cujos quadrados estejam em progressão aritmética. Justifique sua resposta. Solução: É fácil exibir três números com a propriedade exigida, como, por exemplo, 1, 5 e 7 (PA: 1, 25, 49). Vamos, agora, apresentar uma solução genérica para o problema. Sejam a, b, c inteiros positivos, distintos tais que , e estejam em PA. Mostraremos que existem x, IN tais que . De fato: Como , temos que e são ambos pares ou ambos ímpares, logo, o mesmo acontece com a e c. Assim, existem x, y IN tais que
Reciprocamente, sejam b, x, y inteiros positivos tais que . As soluções naturais de são dadas (ver RPM 7, p.49 e RPM 18, p.10), por:
Se e , mostremos que , e estão em PA. De fato, temos: ; ; e . Logo, as triplas (a, b, c) de inteiros positivos, distintos, cujos quadrados estão em PA, são dadas por
192. Sejam A1, A2, A3, A4, A5 e A6 os vértices de um hexágono convexo equilátero, tal que , onde é a medida do ângulo interno no vértice Ai. Prove que , e . O hexágono equilátero A1 A2 A3 A4 A5 A6 é tal que . Não podemos admitir outras condições adicionais como regularidade, paralelismo entre lados, etc. Seja O A1 A3 o triângulo obtido pela reflexão do triângulo A1 A2 A3 em torno do lado A1 A3. Os triângulos P A3 A5 e Q A5 A1 são obtidos de forma análoga.
Como , segue que , e o hexágono inicial fica decomposto em três losangos. Além disso, na figura temos: , o que implica e Mas no triângulo O A3 A5, , logo, . De modo análogo mostra-se que e . (Solução adaptada da enviada por Carlos Alberto da Silva Vitor, RJ.) 193. Para que valores de n é possível construir uma seqüência de segmentos A1A2, A2A3, ... , tais que , , ... , e tais que quaisquer dois segmentos adjacentes sejam perpendiculares?
|