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Quando eu era aluno de um curso pré-vestibular, meu professor de Álgebra propôs o problema: Resolver a equação irracional
usando apenas técnicas aprendidas no ensino fundamental (1o grau), portanto, sem usar resultados sobre raízes de equações algébricas, vistos no ensino médio (2o grau). Aparentemente não parecia nada fora do comum, mas... Qual é a primeira ação natural? Elevar ambos os membros ao quadrado, não é?
Elevando novamente ao quadrado:
“E agora, José?” Como resolver essa equação usando apenas recursos do ensino fundamental? Acredite, é possível! E esse é um problema desafiador, do tipo que devemos oferecer aos nossos alunos, pois exige alguma criatividade e exercita várias operações algébricas. Vejamos:
Inicialmente observamos que, sendo a raiz
quadrada um número não negativo, devemos ter
Fazendo a substituição
Como não adianta elevar ao quadrado novamente, vamos tentar uma fatoração e uma nova mudança de variável:
Fazendo a substituição
e essa equação podemos resolver. Vejamos:
1o) se
2o) se
de
Logo,
RPM: O que segue é uma transcrição adaptada de alguns resultados encontrados no livro Números: racionais e irracionais, de I. Niven, SBM, RJ, 1984, que decidimos publicar por julgar do interesse de nossos leitores. São conhecidas as identidades trigonométricas
as quais, juntamente com a relação
fundamental,
Fazendo
Se escrevemos x no lugar de
que por construção tem
Aplicando a essa equação o conhecido resultado sobre raízes racionais de equações polinomiais:
Se
Também temos
Logo, se
Portanto,
Usando
Generalizando, temos o resultado:
Se
A verificação de que
Finalmente, se
teríamos
Com repetidas aplicações do resultado
anterior mostra-se que
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