É divertido resolver problemas

Autores:
Luís Lopes e Josimar Silva
 

Este é um livro de problemas de Matemática. Contém 300 problemas, todos com resposta. Nos dias de hoje, em que os livros didáticos só trazem exercícios de fixação, os autores fizeram um livro que estimula o raciocínio lógico, desperta o interesse pela Matemática, diverte e ensina. Os conhecimentos matemáticos exigidos para a resolução dos problemas são de nível de oitava série do Ensino Fundamental, havendo muitos que podem ser resolvidos usando-se conhecimentos em nível de quinta série. Pode ser auxiliar valioso para o professor de Matemática, fornecendo material para aulas motivadoras.

Vejamos alguns exemplos:

Problema 27) Oito bolinhas de gude têm o mesmo tamanho e cor. Sete delas têm o mesmo peso e a restante é mais pesada que as demais. Usando uma balança de dois pratos, como encontrar a bolinha mais pesada, efetuando só duas pesagens?

Problema 117) Determine a porcentagem de homens de uma classe sabendo-se que numa prova a nota média dos homens foi 5,4, a das mulheres foi 6,4 e a média da classe foi 6,0.

Problema 199) Um copo cheio d’água “pesa” 325 gramas. Mas, se jogarmos metade da água fora, seu “peso” cairá para 180 gramas. Quanto “pesa” esse copo quando está vazio?

Problema 260) Anteontem Flávia tinha 18 anos. No ano que vem, ela vai fazer 21 anos. Que dia é hoje?

O livro custa R$ 20,00 e pode ser encontrado em livrarias como a Interciência e a Cultura e pode também ser pedido por email: qed_texte@hotmail.com ou escrevendo para

Rua Voluntários da Pátria, 301, sala 401

Botafogo – Rio de janeiro – RJ

CEP 22270-000

Os autores mantêm uma interessante página na Internet, na qual prometem colocar as soluções de todos os problemas:    http://escolademestres.com/qedtexte

 

Autor da resenha:
Augusto C. Morgado.

 

 

 

O que é Matemática? Uma abordagem
elementar de métodos e conceitos

Editora Ciência Moderna – RJ

Autores:
Richard Courant
Herbert Robbins

Editado em 1941, em inglês, What is mathematics?, de Courant e Robbins, é um dos livros clássicos da Matemática que inexplicavelmente ainda não havia sido traduzido para o português. A obra de 621 páginas, escrita com rigor e didática, é um denso apanhado, para os iniciados no assunto, das grandes idéias que estão por trás da Matemática. Encontram-se no livro demonstrações que, em geral, não são apresentadas nos livros de Matemática elementar, como, por exemplo, as demonstrações do Teorema Fundamental da Álgebra ou da insolubilidade dos problemas clássicos gregos da duplicação do cubo, da trissecção de um ângulo e da construção do heptágono regular.

Nos sete capítulos, os autores contribuem muito para a compreensão das    idéias matemáticas que estão por trás dos sistemas de numeração, da Teoria dos Números, da Álgebra dos Conjuntos, da Teoria dos Corpos, das Geometrias não-euclidianas, do Cálculo e da Topologia. Talvez não seja prudente afirmar, como o fez Albert Einstein, que o livro é uma introdução de “fácil compreensão para o leigo” dos conceitos e métodos fundamentais da Matemática, mas certamente é uma das obras mais acessíveis e didáticas para aqueles que se interessam pela Matemática.

A tradução do livro conta com cuidadosa revisão técnica do Prof. João Pitombeira, mas os aspectos gráficos e de impressão ficam a dever ao original da Oxford University Press.

 

Autor da resenha:
José Luiz Pastore Mello

 

 

Respostas dos ...probleminhas

1)      8.                        2)      Sim, é 7 744.                    3)    242