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Jesús
A. Pérez Sánchez
Naquela
semana o professor Beremis estranhou a demora dos seus alunos na entrega
dos exercícios de Matemática. Quando eles finalmente apresentaram os
exercícios, seus rostos não refletiam muito entusiasmo. Ao
perguntar sobre o motivo da demora, o professor Beremis inteirou-se de que
não tinham resolvido um dos problemas, por falta de dados. O professor
viu-se numa situação desagradável, pois era muito cuidadoso na preparação
dos exercícios e, embora não tivesse conferido todos os detalhes dos
problemas, tinha certeza de ter fornecido os elementos necessários para
sua solução. Logo, quis saber qual era a dificuldade. Tratava-se do
seguinte problema:
O
argumento da turma era que somente com as informações contidas na figura
não podiam achar a equação da parábola e, portanto, a equação de
r também não. O
professor escutou atenciosamente o seguinte raciocínio: A
equação geral da parábola é
y=ax2+bx+c, onde
a,
b
e c
são constantes que devem ser determinadas com os dados indicados
na figura. Certamente, pode-se afirmar que
Por
outro lado, dado que a curva passa pela origem, temos
Também,
visto que o ponto
Então, seria interessante obter uma outra igualdade
envolvendo essas constantes
para formar um sistema de duas equações com duas incógnitas que, no
caso de ser possível e determinado, nos permitiria conhecer os valores de
a
e b. É oportuno, então,
usarmos outra pista indicada no desenho: a abcissa do vértice da parábola
é igual a 2.
O
professor Beremis reconheceu que seus alunos estavam certos: com as
informações dadas não era possível achar o valor de
a.
Seja
r
uma reta (não vertical), com coeficiente angular
m e passando pelo ponto
Suponha
que (x1, y1)
não coincide com o vértice
da parábola (ou seja,
Nosso
intuito é encontrar m, de modo que a reta
r
tenha
Essa
reta r é
denominada reta tangente à parábola no ponto
(x1, y1)
. (É bom mencionar que,
usando o conceito de derivada, obtém-se uma definição de reta tangente
válida para uma curva qualquer, não apenas para parábolas.)
Substituindo
o
y da primeira equação na segunda, e usando
Se a única solução dessa equação deve ser x = x1, isso nos conduz a m = 2ax1 + b. Assim,
a equação de r
fica
O
requerido na tarefa proposta é o valor de
x
correspondente a y = 0. Chamando esse valor de
Também,
no nosso caso particular,
Nesse
instante, os olhos do professor Beremis brilharam e sua face iluminou-se
de alegria, pois percebeu que podia resolver o problema mesmo sem conhecer
o valor de a.
No
final, cada rosto desenhava um sorriso. Não era para menos! Nota
da RPM: Observe
que a parábola do Prof.
Beremis não é única. Na verdade trata-se de toda uma família de parábolas,
y = ax(x
É
interessante observar que isso continua verdadeiro mesmo que escolhamos
qualquer outro ponto de tangência
Como
a última expressão não depende de
a,
mas só de
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