Correspondência

RPM– Pisando na bola
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Os textos a seguir, foram enviados por leitores e editores da RPM, sendo de livros didáticos do ensino fundamental ou médio com edição em 1999 ou 2000.

  “Ao afirmarmos que uma grandeza é função de outra, queremos dizer que a primeira depende da segunda. A cada valor da segunda grandeza corresponde um valor da primeira e, se a segunda muda, a primeira também muda.”

RPM: De acordo com essa concepção errônea, só existiriam funções injetivas. Em particular, uma função constante não seria função, pois, nesta, a segunda grandeza pode mudar à vontade, que a primeira não muda.

 

   “Nas calculadoras a tecla  +/-  indica números positivos ou negativos.”

RPM: Além de essa frase não ter sentido, a referida tecla tem o efeito de trocar o sinal do número que está no visor.

 

  “São exemplos de números irracionais:

          [...]

          o resultado das operações entre um número racional e um irracional.”

RPM: A frase pode induzir o aluno a aceitar erradamente que, por exemplo,    ou    são irracionais.

 

   “Dados um número real a e um número natural n, (n ): 

RPM: A equivalência não é verdadeira. Temos  ,  mas    não é    pois a definição correta, para  n  par  e  a  um real positivo, é:

.  

 

  Quando o plano se estende em todas as direções, ele é sempre plano, sem nenhuma ondulação.”

RPM: Quando um plano não se estende em todas as direções? Não existem ondulações planas?