Alciléa Augusto
Rio de Janeiro, RJ

Correspondência:
RPMCartas do leitor
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     Jogos

Escreve-nos o colega Albertino S. B. de Sousa, de Fortaleza, CE, sugerindo uma seção para a RPM sobre jogos e pede que o primeiro artigo seja sobre o cubo mágico e seu criador.

RPM: Está lançada a idéia e ficamos à espera das propostas de artigos.

 

     Uma outra definição de logaritmos

Escreve-nos o colega e colaborador João Linneu do Amaral Prado, de Jaú, SP, com uma pequena monografia, em que define o logaritmo de  a  como sendo o limite para  x  tendendo a  0  da expressão  .  A partir dessa definição, ele deduz algumas das propriedades dos logaritmos, como o logaritmo do produto, variação do sinal da função logarítmica, monotonia da função, limites da função logarítmica, etc. Termina por mostrar que a função inversa da função logarítmica é a exponencial. Essa idéia ele tirou do livro de G. H. Gardy, A course of Pure Mathematics.

RPM: Embora a apresentação da monografia esteja bem-feita, trata-se de um enfoque que utiliza muitas propriedades do cálculo de limites, partindo já do conhecimento da exponencial, pois recorre a função  ax.  Sendo assim, consideramos que foge um pouco do interesse de nosso leitor.  

 

   

     Mestrado em Matemática e em Educação Matemática  

O estudante Leandro do Nascimento Diniz, de Salvador, BA, gostaria de ver publicado na RPM um artigo ou uma reportagem comparando os mestrados em Matemática Pura com aqueles em Educação Matemática e ainda com outros mestrados recomendados para alunos de Matemática, como mestrado em Computação e em Estatística.

RPM: Fica lançada a idéia. Hoje, no Brasil, multiplicam-se as oportunidades para formandos em Matemática prosseguirem os estudos no nível da pós-graduação. Muitas instituições já têm seus endereços na Internet com informações sobre a oferta de cursos. A RPM 40 publicou numa de suas últimas páginas um anúncio sobre os cursos de Estatística da USP. Importa observar que, tendo em vista a crescente sofisticação científica e tecnológica e em razão, talvez, de um certo declínio no nível de cursos de graduação, aliados à competição no mercado de trabalho, os cursos de pós-graduação são cada vez mais necessários à complementação da formação básica do profissional. Sendo assim, procurar bons cursos de pós-graduação, reconhecidos pelas instituições competentes e pelos profissionais experientes em cada área, é de suma importância para o candidato à procura de melhor preparo e de oportunidades mais interessantes de trabalho.

   

     Quadrado de números com 2 dígitos  

Escreve-nos o colega Rildo Alves do Nascimento, de Santa Maria da Boa Vista, PE, aluno da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, PE, contando de sua admiração pelos pitagóricos e seus trabalhos com números. Apresenta uma curiosidade sobre o quadrado de números de 2 dígitos: ab.  Ele compõe tais quadrados, começando por calcular os quadrados de  a, de  b  e o dobro do produto de  a  por  b.  Nos casos tais que  b² e  2xaxb  são menores que  10,  basta começar escrevendo os dígitos de  a²,  em seguida o de 2xaxb e depois o de  b²,  e teremos  (ab, como nos exemplos:
 


 

Depois, conforme o número de dígitos de um ou de outro  termo vai aumentando, ele faz algumas somas, sempre deslocando os dígitos de  2xaxb   de 1 casa e os de  a²   de 2 casas, de acordo com a fórmula