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Cristina
Ochoviet A
professora entrou na sala de aula, cumprimentou seus alunos e perguntou:
Que contam?
Como
os restos possíveis de se obterem quando se divide por
6 são
0, 1, 2, 3, 4, ou 5,
cada número natural fica associado a uma e uma só letra e para
determinar essa letra dividimos o número por
6 e nos fixamos no
resto obtido. Com esse critério podemos classificar os naturais no que
chamaremos
classes
módulo 6,
pondo na mesma classe todos os naturais que deixam o mesmo resto
quando divididos por 6.
Usaremos o resto para denominar essas classes:
Vejamos o que entendemos por soma e multiplicação de
classes. Para obter a soma de duas classes tomamos um elemento de cada
classe e os somamos. O resultado da soma das classes será a classe à
qual pertence a soma dos dois elementos. Por exemplo, para somar a classe
do 1
e a classe do 5, podemos
escolher o 7 (da classe do 1)
e o 11 (da classe do 5); a
soma
E
se escolhermos outros elementos das classes a serem somadas? Mudará o
resultado? É possível demonstrar que, sempre que somamos um elemento da
classe do 1
com um elemento da classe do 5,
obtemos um elemento da classe do
0 (tente verificar). Para trabalhar de forma mais ágil, não mais
usaremos a palavra
classe
no nome de cada classe e as chamaremos simplesmente
0, 1,
2, 3, 4
e 5
e indicaremos a soma anterior assim:
Para
multiplicar classes procedemos de forma análoga. Para determinar o
produto de duas classes escolhemos um elemento em cada uma das classes e
efetuamos o produto desses elementos. A classe à qual pertence o produto
dos dois elementos será o resultado do produto das classes. Por exemplo,
para multiplicar a classe do 2
pela classe do 5,
podemos escolher 8 da classe do
2 e 17
da classe do 5, obtendo o
produto
Encontramos nessa tabela algo surpreendente. Existem elementos como
2 e
3 tais que 2 Se
desejamos resolver a equação 3
teremos
no conjunto dos naturais o conjunto solução
Propomo-nos
agora a resolver, no conjunto das classes módulo 6, a equação
4xx=4x1. Podemos cancelar o
4 em ambos os membros
da equação e concluir que
x=1? Olhando para a tabela do
produto, veríamos que estaríamos perdendo a solução
x
= 4. Portanto, também não
vale a propriedade “cancelativa” da multiplicação, e o conjunto solução
da equação dada é
S
= {1,4}. Como
pudemos ver através dos exemplos, algumas propriedades que estamos
habituados a usar e aplicar em outros conjuntos numéricos não são válidas
no conjunto das classes módulo 6
com as operações definidas. Isso nos leva a pensar que não
podemos falar de verdades absolutas, mas sim de relativas, pois estas
dependem das condições impostas e das regras que aceitamos como válidas. Para
continuar pensando, vocês estão convidados a resolver o problema: A empresa distribuidora da água mineral Fresquinha dividiu a cidade de São Paulo em 164 zonas para poder realizar pontualmente a entrega semanal da água nas residências.
Verifique
em que dia da semana: a)
a zona 164
recebe a água, b)
se visita menor quantidade de zonas, c)
se visita uma única zona com número primo, d) se visitam mais zonas cujos números sejam quadrados perfeitos.
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